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Diante das orientações sobre a educação de crianças com necessidades especiais, o Ministério da Educação elaborou o Referencial Curricular para a Educação Infantil – Estratégias e Orientações para a Educação de Crianças com Necessidades Especiais, cujo objetivo é subsidiar a realização do trabalho educativo. Sobre a educação inclusiva na Educação Infantil, é correto afirmar:

Diante das orientações sobre a educação de crianças com necessidades especiais, o Ministério da Educação elaborou o
Referencial Curricular para a Educação Infantil – Estratégias e Orientações para a Educação de Crianças com
Necessidades Especiais, cujo objetivo é subsidiar a realização do trabalho educativo. Sobre a educação inclusiva na
Educação Infantil, é correto afirmar:

Resposta:

A alternativa correta é D)

Diante das orientações sobre a educação de crianças com necessidades especiais, o Ministério da Educação elaborou o Referencial Curricular para a Educação Infantil – Estratégias e Orientações para a Educação de Crianças com Necessidades Especiais, cujo objetivo é subsidiar a realização do trabalho educativo. Sobre a educação inclusiva na Educação Infantil, é correto afirmar:

A alternativa correta é a D), pois:

  • O atendimento na Educação Infantil para crianças com necessidades especiais possui um caráter preventivo, incluindo bebês que nascem em condições de risco para o desenvolvimento normal. Isso reforça a importância da intervenção precoce e da inclusão desde os primeiros anos de vida.

As demais alternativas estão incorretas porque:

  • A) A educação inclusiva na Educação Infantil exige profissionais capacitados, mesmo que o foco não seja apenas o ensino formal, mas também o desenvolvimento integral da criança, incluindo cuidados e estímulos adequados.
  • B) A inclusão deve ocorrer desde os primeiros anos de vida, e não apenas a partir dos seis anos, pois o desenvolvimento infantil começa muito antes da obrigatoriedade escolar.
  • C) O sistema educacional deve, sim, ser adaptado para atender às necessidades específicas das crianças, garantindo que todas tenham acesso igualitário às oportunidades de aprendizagem, sem que isso signifique tratá-las de forma idêntica, mas sim equitativa.

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