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“Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis.” O documento que tem essa visão sobre o educar na Educação Infantil é:
“Educar significa, portanto, propiciar
situações de cuidados, brincadeiras e
aprendizagens orientadas de forma integrada e
que possam contribuir para o desenvolvimento
das capacidades infantis de relação
interpessoal, de ser e estar com os outros em
uma atitude básica de aceitação, respeito e
confiança, e o acesso, pelas crianças, aos
conhecimentos mais amplos da realidade social
e cultural. Neste processo, a educação poderá
auxiliar o desenvolvimento das capacidades de
apropriação e conhecimento das
potencialidades corporais, afetivas, emocionais,
estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir
para a formação de crianças felizes e
saudáveis.” O documento que tem essa visão
sobre o educar na Educação Infantil é:
situações de cuidados, brincadeiras e
aprendizagens orientadas de forma integrada e
que possam contribuir para o desenvolvimento
das capacidades infantis de relação
interpessoal, de ser e estar com os outros em
uma atitude básica de aceitação, respeito e
confiança, e o acesso, pelas crianças, aos
conhecimentos mais amplos da realidade social
e cultural. Neste processo, a educação poderá
auxiliar o desenvolvimento das capacidades de
apropriação e conhecimento das
potencialidades corporais, afetivas, emocionais,
estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir
para a formação de crianças felizes e
saudáveis.” O documento que tem essa visão
sobre o educar na Educação Infantil é:
- A)Parâmetros nacionais de qualidade para a Educação Infantil.
- B)Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças.
- C)Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
- D)Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
- E)N.D.A.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O trecho apresentado reflete uma visão integral e humanizada da Educação Infantil, alinhada aos princípios do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), documento publicado em 1998 pelo MEC que estabelece as bases teóricas e práticas para o trabalho pedagógico com crianças de 0 a 6 anos.
O RCNEI, representado pela alternativa C, destaca-se por:
- Abordar o desenvolvimento infantil de forma holística, integrando cuidados, brincadeiras e aprendizagem
- Enfatizar a construção de relações interpessoais pautadas no respeito e na confiança
- Propor a ampliação das experiências culturais e sociais das crianças
- Valorizar as dimensões corporais, emocionais e éticas no processo educativo
Embora outros documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais (alternativa D) também abordem esses aspectos, a citação especificamente remete à linguagem e estrutura conceitual característica do RCNEI, que organiza seu conteúdo em eixos como "Formação Pessoal e Social" e "Conhecimento de Mundo", refletindo a concepção apresentada no texto.
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