Entre outras concepções apresentadas no Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, educar a criança refere-se
Entre outras concepções apresentadas no Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, educar a criança refere-se
- A)aos cuidados relativos às suas necessidades físicas.
- B)ao ensino centrado no desenvolvimento de sua capacidade cognitiva.
- C)ao ensino estruturado a partir das linguagens escrita, científica, artística e matemática.
- D)aos cuidados, brincadeiras e aprendizagens integradas, de modo a contribuir para o seu desenvolvimento integral.
- E)ao convívio prazeroso entre as crianças, o que torna a escola um espaço de atividades pedagógicas produtivas.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) estabelece uma visão abrangente sobre o processo educativo na primeira infância, destacando a importância de uma abordagem integrada que vá além dos aspectos cognitivos ou físicos isoladamente. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra D), que sintetiza essa perspectiva ao afirmar que educar a criança envolve "cuidados, brincadeiras e aprendizagens integradas, de modo a contribuir para o seu desenvolvimento integral".
Essa concepção reconhece que a educação infantil não pode ser reduzida a um único aspecto do desenvolvimento, como o físico (alternativa A)) ou o cognitivo (alternativa B)), nem mesmo a um currículo estruturado exclusivamente em linguagens específicas (alternativa C)). Embora o convívio social prazeroso (alternativa E)) seja um elemento importante, ele não engloba toda a complexidade do processo educativo proposto pelo RCNEI.
A ênfase no desenvolvimento integral reflete a compreensão de que a criança é um ser multidimensional, cujo crescimento saudável depende da interação entre aspectos emocionais, sociais, físicos e intelectuais. Brincadeiras, cuidados básicos e experiências de aprendizagem são entendidos como indissociáveis, garantindo que a criança se desenvolva de maneira harmoniosa e significativa.
Deixe um comentário