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Na educação infantil, são recomendações dos Referenciais Curriculares relativas à seleção de conteúdo: 1. Seguir a organização dos eixos de trabalho definidos nos Referenciais, ensinando os conteúdos por eixo específico. 2. Selecionar e adequar os conteúdos organizados por eixo de trabalho de forma que sejam significativos para as crianças. 3. Com vistas a desenvolver determinada capacidade, o professor pode priorizar determinados conteúdos, trabalhando-os em diferentes momentos do ano, voltando a eles diversas vezes ou aprofundando-os a cada vez. 4. Tratar os conteúdos com um fim em si mesmo, devendo contemplar o desenvolvimento de aprendizagem de natureza conceitual, atitudinal e procedimental. 5. Os conteúdos devem ser trabalhados de forma integrada, relacionados entre si para que as crianças possam compreender a realidade na sua complexidade e enriquecer sua percepção sobre ela. Estão corretas:

Na educação infantil, são recomendações dos Referenciais Curriculares relativas à seleção de conteúdo:

1. Seguir a organização dos eixos de trabalho definidos nos Referenciais, ensinando os conteúdos por eixo específico.
2. Selecionar e adequar os conteúdos organizados por eixo de trabalho de forma que sejam significativos para as crianças.
3. Com vistas a desenvolver determinada capacidade, o professor pode priorizar determinados conteúdos, trabalhando-os em diferentes momentos do ano, voltando a eles diversas vezes ou aprofundando-os a cada vez.
4. Tratar os conteúdos com um fim em si mesmo, devendo contemplar o desenvolvimento de aprendizagem de natureza conceitual, atitudinal e procedimental.
5. Os conteúdos devem ser trabalhados de forma integrada, relacionados entre si para que as crianças possam compreender a realidade na sua complexidade e enriquecer sua percepção sobre ela.

Estão corretas:

Resposta:

A alternativa correta é B)

Na educação infantil, os Referenciais Curriculares estabelecem diretrizes importantes para a seleção de conteúdos, visando uma abordagem pedagógica significativa e integrada. O texto apresentado lista cinco recomendações principais, mas apenas algumas delas estão corretas de acordo com o gabarito fornecido (alternativa B).

A primeira recomendação sugere seguir a organização dos eixos de trabalho definidos nos Referenciais, ensinando os conteúdos por eixo específico. No entanto, essa afirmação não está entre as corretas, pois a seleção de conteúdos deve ir além da simples divisão por eixos, priorizando a significância para as crianças.

Já a segunda recomendação, que propõe selecionar e adequar os conteúdos de forma significativa para as crianças, está correta. Essa abordagem assegura que o aprendizado seja relevante e conectado ao universo infantil, facilitando a assimilação e o desenvolvimento cognitivo.

A terceira recomendação também está correta, pois destaca a importância de priorizar certos conteúdos para desenvolver capacidades específicas, retomando-os em diferentes momentos do ano. Essa prática permite um aprofundamento gradual e consolidação das aprendizagens.

A quarta recomendação, que defende tratar os conteúdos como um fim em si mesmo, contemplando aprendizagens conceituais, atitudinais e procedimentais, não está entre as corretas. Os conteúdos não devem ser vistos isoladamente, mas como parte de um processo integrado de formação.

Por fim, a quinta recomendação está correta, pois reforça a necessidade de trabalhar os conteúdos de forma integrada, relacionando-os para que as crianças compreendam a realidade em sua complexidade. Essa perspectiva favorece uma visão mais ampla e crítica do mundo.

Portanto, as recomendações corretas são a 2, 3 e 5, conforme indicado na alternativa B. Essa seleção reflete uma abordagem pedagógica que valoriza a significância, a priorização estratégica e a integração dos conteúdos, elementos essenciais para uma educação infantil de qualidade.

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