No Brasil, a partir da década de 1980, no bojo do processo de redemocratização do país, a educação infantil ganhou um grande impulso, tanto no plano das pesquisas e do debate teórico quanto no plano legal, propositivo e de intervenção na realidade. A partir desses avanços, no que se refere às indicações efetuadas por intermédio da LDBN (BRASIL, 1996) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), analise as afirmativas abaixo. I. A educação infantil é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados, que educam e cuidam de crianças de zero a cinco anos de idade, no período diurno, em jornada integral ou parcial, sendo regulados e supervisionados por órgãos competentes do sistema de ensino e submetidos a controle social. II. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos e onze meses de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comunidade. III. As creches e as pré-escolas se constituem em estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de zero a cinco anos e onze meses de idade por meio de profissionais com formação específica legalmente determinada, refutando assim funções de caráter meramente assistencialista, embora mantenham a obrigação de assistir às necessidades básicas de todas as crianças. IV. As creches e as pré-escolas, por serem responsáveis pela complementação da ação das famílias, ainda que possuam caráter institucional, precisam buscar formatações que se assemelhem aos contextos domésticos, tendo em vista a necessidade das famílias. V. Com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, a educação infantil passa a constituir a primeira etapa da educação básica. Assim, por fazer parte dos serviços educacionais, precisa desresponsabilizar-se das ações vinculadas à assistência da criança (atendimento às suas necessidades de higiene e saúde), para poder dedicar-se apenas aos serviços educacionais. Assinale a alternativa CORRETA.
No Brasil, a partir da década de 1980, no bojo do processo de redemocratização do país, a educação infantil ganhou um grande impulso, tanto no plano das pesquisas e do debate teórico quanto no plano legal, propositivo e de intervenção na realidade. A partir desses avanços, no que se refere às indicações efetuadas por intermédio da LDBN (BRASIL, 1996) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), analise as afirmativas abaixo.
I. A educação infantil é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados, que educam e cuidam de crianças de zero a cinco anos de idade, no período diurno, em jornada integral ou parcial, sendo regulados e supervisionados por órgãos competentes do sistema de ensino e submetidos a controle social.
II. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos e onze meses de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comunidade.
III. As creches e as pré-escolas se constituem em estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de zero a cinco anos e onze meses de idade por meio de profissionais com formação específica legalmente determinada, refutando assim funções de caráter meramente assistencialista, embora mantenham a obrigação de assistir às necessidades básicas de todas as crianças.
IV. As creches e as pré-escolas, por serem responsáveis pela complementação da ação das famílias, ainda que possuam caráter institucional, precisam buscar formatações que se assemelhem aos contextos domésticos, tendo em vista a necessidade das famílias.
V. Com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, a educação infantil passa a constituir a primeira etapa da educação básica. Assim, por fazer parte dos serviços educacionais, precisa desresponsabilizar-se das ações vinculadas à assistência da criança (atendimento às suas necessidades de higiene e saúde), para poder dedicar-se apenas aos serviços educacionais.
Assinale a alternativa CORRETA.
- A)Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
- B)Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
- C)Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
- D)Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
- E)Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é C)
No contexto da educação infantil no Brasil, a partir da década de 1980, houve um significativo avanço tanto no campo teórico quanto no legal, impulsionado pelo processo de redemocratização do país. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) de 1996 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil de 2009 consolidaram importantes diretrizes para essa etapa educacional.
Analisando as afirmativas apresentadas:
Afirmativa I: Correta. A educação infantil é de fato oferecida em creches e pré-escolas, instituições não domésticas que atendem crianças de 0 a 5 anos, sob regulamentação dos sistemas de ensino.
Afirmativa II: Correta. A educação infantil é reconhecida como primeira etapa da educação básica, com objetivo de desenvolvimento integral da criança até 5 anos e 11 meses.
Afirmativa III: Correta. As creches e pré-escolas são estabelecimentos educacionais que devem contar com profissionais qualificados, superando a visão meramente assistencialista.
Afirmativa IV: Incorreta. As instituições de educação infantil não precisam reproduzir contextos domésticos, pois têm caráter pedagógico institucional.
Afirmativa V: Incorreta. A educação infantil não se desresponsabiliza pelo cuidado e assistência, que são indissociáveis do processo educativo nessa etapa.
Portanto, a alternativa correta é C) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas, conforme indica o gabarito.
Deixe um comentário