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No Brasil, nem sempre foi aceita a ideia de haver um currículo para a Educação Infantil, termo em geral associado à escolarização. No entanto, a integração da Educação Infantil ao Sistema Educacional impõe a ela trabalhar com esses conceitos, diferenciando-os e articulando-os. Assinale a alternativa correta sobre o currículo da Educação Infantil.

No Brasil, nem sempre foi aceita a ideia de haver um currículo para a Educação Infantil, termo em geral associado à
escolarização. No entanto, a integração da Educação Infantil ao Sistema Educacional impõe a ela trabalhar com esses conceitos,
diferenciando-os e articulando-os.

Assinale a alternativa correta sobre o currículo da Educação Infantil.

Resposta:

A alternativa correta é D)

No Brasil, a discussão sobre a existência de um currículo para a Educação Infantil sempre foi marcada por debates e divergências. Tradicionalmente, o termo "currículo" esteve associado à escolarização formal, o que gerou resistência em aplicá-lo a uma etapa educacional voltada para crianças pequenas, cujo foco principal são os cuidados e as experiências lúdicas. No entanto, com a integração da Educação Infantil ao Sistema Educacional Brasileiro, tornou-se necessário repensar esse conceito, diferenciando-o e articulando-o às especificidades dessa fase.

O currículo da Educação Infantil não deve ser entendido como uma mera preparação para o Ensino Fundamental, conforme sugere a alternativa A. Também não se trata de reproduzir obrigatoriamente todas as áreas de conhecimento do Ensino Fundamental, como afirma a alternativa B. Da mesma forma, a ideia de que esse currículo se limita a práticas e cuidados isolados, sem conexão com outros níveis de ensino (alternativa C), não reflete a proposta atual.

A resposta correta, conforme indicado pelo gabarito, é a alternativa D, que define o currículo da Educação Infantil como um conjunto de práticas que articulam as vivências e saberes das crianças com os conhecimentos culturais, artísticos, científicos e tecnológicos. Essa concepção reconhece a criança como sujeito ativo no processo de aprendizagem, valorizando suas experiências e integrando-as a um contexto mais amplo de formação humana.

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