No documento Diretrizes para a Educação Infantil Nacional o MEC expressa deliberações relativas aos Fundamentos Norteadores da Educação Infantil. São eles: 1. Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do respeito ao Bem Comum. 2. Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do Exercício da Criticidade e do respeito à Ordem Democrática. 3. Princípios Culturais de Preservação do Patrimônio Artístico e das Manifestações Folclóricas. 4. Princípios Conceituais de Desenvolvimento pleno das capacidades cognitivas e apropriação de conteúdos historicamente constituídos pela humanidade. 5. Princípios Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, da Ludicidade e da Diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais. Constituem princípios que devem fundamentar as práticas na Educação infantil:
Nacional o MEC expressa deliberações relativas aos
Fundamentos Norteadores da Educação Infantil.
da Solidariedade e do respeito ao
Bem Comum.
Cidadania, do Exercício da Criticidade e do
respeito à Ordem Democrática.
Patrimônio Artístico e das Manifestações
Folclóricas.
pleno das capacidades cognitivas e apropriação de conteúdos historicamente constituídos
pela humanidade.
Criatividade, da Ludicidade e da Diversidade
de Manifestações Artísticas e Culturais.
práticas na Educação infantil:
- A)2 e 5 apenas.
- B)1, 3 e 5 apenas.
- C)1, 2 e 5 apenas.
- D)2, 4 e 5 apenas.
- E)3, 4 e 5 apenas.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O documento Diretrizes para a Educação Infantil Nacional, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), apresenta os fundamentos norteadores que devem orientar as práticas pedagógicas na educação infantil. Esses princípios são essenciais para garantir uma formação integral das crianças, abrangendo aspectos éticos, políticos, culturais, conceituais e estéticos.
Os princípios éticos destacam a importância de valores como autonomia, responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum, fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Já os princípios políticos enfatizam o exercício da cidadania, a criticidade e o respeito à ordem democrática, preparando as crianças para uma participação ativa na vida social.
No âmbito estético, são valorizados a sensibilidade, a criatividade, a ludicidade e a diversidade de manifestações artísticas e culturais, elementos cruciais para o desenvolvimento da expressão e da apreciação estética desde a primeira infância. Esses três eixos - ético, político e estético - formam a base para as práticas educacionais na educação infantil, conforme indicado na alternativa correta (C).
Embora os princípios culturais e conceituais também sejam relevantes, a combinação dos princípios 1, 2 e 5 representa o núcleo fundamental que deve guiar o trabalho pedagógico com crianças pequenas, garantindo uma formação que contemple tanto os aspectos morais e cívicos quanto o desenvolvimento da sensibilidade e da expressão criativa.
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