No interior do programa Currículo em Movimento, do Ministério da Educação (MEC), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009) foram gestadas num processo amplo e democrático. De acordo com as citadas Diretrizes, no que se refere à estruturação de propostas pedagógicas e/ou curriculares na Educação Infantil, analise as afirmativas abaixo. I. As instituições de Educação Infantil, para a sistematização de propostas pedagógicas e/ou curriculares, asseguram espaços e tempos para a participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização das diferentes formas em que elas se organizam. II. As propostas pedagógicas e/ou curriculares das instituições de Educação Infantil devem ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com as outras crianças. III. As propostas pedagógicas e/ou curriculares das instituições de Educação Infantil devem ser sistematizadas previamente, preferencialmente antes do início das atividades com as crianças, com a participação exclusiva de professores e técnicos devidamente formados na área da educação infantil. IV. As propostas pedagógicas e/ou curriculares das instituições de Educação Infantil devem privilegiar estratégias, por intermédio das quais as crianças, desde a mais tenra idade, possam se apropriar dos conhecimentos vinculados às diferentes áreas disciplinares, sobretudo os que se relacionam à leitura e escrita, para que em breve sejam superados os altos índices de analfabetismo ainda presentes nas diferentes regiões brasileiras. V. As propostas pedagógicas e/ou curriculares das instituições de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios: éticos – da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades; políticos – dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; estéticos – da sensibilidade, da criticidade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais. Assinale a alternativa CORRETA.
No interior do programa Currículo em Movimento, do Ministério da Educação (MEC), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009) foram gestadas num processo amplo e democrático. De acordo com as citadas Diretrizes, no que se refere à estruturação de propostas pedagógicas e/ou curriculares na Educação Infantil, analise as afirmativas abaixo.
I. As instituições de Educação Infantil, para a sistematização de propostas pedagógicas e/ou curriculares, asseguram espaços e tempos para a participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização das diferentes formas em que elas se organizam.
II. As propostas pedagógicas e/ou curriculares das instituições de Educação Infantil devem ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com as outras crianças.
III. As propostas pedagógicas e/ou curriculares das instituições de Educação Infantil devem ser sistematizadas previamente, preferencialmente antes do início das atividades com as crianças, com a participação exclusiva de professores e técnicos devidamente formados na área da educação infantil.
IV. As propostas pedagógicas e/ou curriculares das instituições de Educação Infantil devem privilegiar estratégias, por intermédio das quais as crianças, desde a mais tenra idade, possam se apropriar dos conhecimentos vinculados às diferentes áreas disciplinares, sobretudo os que se relacionam à leitura e escrita, para que em breve sejam superados os altos índices de analfabetismo ainda presentes nas diferentes regiões brasileiras.
V. As propostas pedagógicas e/ou curriculares das instituições de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios: éticos – da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades; políticos – dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; estéticos – da sensibilidade, da criticidade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.
Assinale a alternativa CORRETA.
- A)Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
- B)Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
- C)Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
- D)Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
- E)Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O programa Currículo em Movimento, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), estabeleceu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil em 2009, por meio de um processo amplamente democrático. Essas diretrizes orientam a estruturação de propostas pedagógicas e curriculares na Educação Infantil, garantindo direitos e princípios fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças.
Analisando as afirmativas apresentadas, a alternativa correta é a D), que contempla as afirmativas I, II e V. A primeira afirmativa destaca a importância da participação das famílias no processo educativo, assegurando diálogo e respeito às suas diferentes formas de organização. A segunda reafirma o direito das crianças a processos de aprendizagem diversificados, incluindo proteção, saúde, liberdade e convivência. Já a quinta afirmativa consolida princípios éticos, políticos e estéticos que devem nortear as propostas pedagógicas, como autonomia, cidadania, ludicidade e liberdade de expressão.
As afirmativas III e IV, por outro lado, apresentam equívocos. A terceira exclui a participação das famílias e da comunidade na elaboração das propostas, contrariando o caráter democrático das diretrizes. A quarta, ao priorizar a alfabetização precoce como solução para o analfabetismo, desconsidera o desenvolvimento lúdico e integral próprio da Educação Infantil.
Portanto, a resposta correta é D) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas, pois estão alinhadas com os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
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