Nos Referenciais Curriculares para a Rede Municipal de Educação de Niterói – Ensino Fundamental (Referenciais Curriculares 2010: Uma Construção Coletiva), na construção de um currículo para a cidadania e a diversidade cultural, os aportes multiculturais assim se apresentam:
Municipal de Educação de Niterói – Ensino
Fundamental (Referenciais Curriculares 2010: Uma
Construção Coletiva), na construção de um
currículo para a cidadania e a diversidade cultural,
os aportes multiculturais assim se apresentam:
- A)articulando o local e o global, e fundados no binômio cultura erudita / cultura popular.
- B)voltados exclusivamente para a valorização das comunidades niteroienses e seu patrimônio cultural.
- C)pela subordinação da cultura local à cultura global.
- D)por meio de um currículo que exclui as identidades marginalizadas social e economicamente.
- E)sem qualquer ordem hierárquica entre si, mas como caminhos para a pluralidade e a inclusão.
Resposta:
A alternativa correta é E)
Nos Referenciais Curriculares para a Rede Municipal de Educação de Niterói – Ensino Fundamental, a abordagem multicultural é apresentada como um elemento essencial para a construção de um currículo voltado para a cidadania e a diversidade cultural. O documento, intitulado "Referenciais Curriculares 2010: Uma Construção Coletiva", destaca a importância de valorizar diferentes culturas sem estabelecer hierarquias entre elas, promovendo assim a pluralidade e a inclusão.
A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra E, que afirma que os aportes multiculturais se apresentam "sem qualquer ordem hierárquica entre si, mas como caminhos para a pluralidade e a inclusão". Essa perspectiva rejeita a subordinação de uma cultura a outra, seja a local em relação à global ou vice-versa, e também não se limita a valorizar apenas as comunidades niteroienses ou a cultura erudita em detrimento da popular.
Essa visão é fundamental para um currículo que busca formar cidadãos críticos e respeitosos com as diferenças, reconhecendo que todas as culturas têm valor e contribuem para a riqueza da sociedade. Ao evitar hierarquias e exclusões, o currículo proposto pelos Referenciais de Niterói se alinha com princípios educacionais contemporâneos que priorizam a equidade e o diálogo intercultural.
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