O reconhecimento da Educação Infantil como integrante do sistema educacional nas legislações brasileiras reafirma o compromisso da sociedade brasileira, especialmente no que diz respeito às legislações, metas e diretrizes. Numere a coluna 2, relacionando o enfoque dado à educação infantil e à família, aos documentos legais apresentados na coluna 1. Coluna 1 I. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/2009 II. Estatuto da Criança e do Adolescente/1990 III. Constituição Federal da República do Brasil/1988 IV. Plano Nacional de Educação/2001 V. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/ 1996 Coluna 2 ( ) A articulação com a família visa, mais do que qualquer outra coisa, ao mútuo conhecimento dos processos de educação, valores, expectativas, de tal maneira que a educação familiar e escolar se complementem e se enriqueçam, produzindo aprendizagens coerentes, mais amplas e profundas. ( ) A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. ( ) É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público, assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. ( ) A educação, dever do Estado e da família, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. ( ) As instituições de Educação Infantil devem construir instrumentos e canais de escuta e diálogo com as famílias, entendendo sua diversidade sociocultural, étnica, religiosa, linguística e os diversos modos de organização familiar, e criar ações complementares com as famílias na educação e cuidado das crianças de zero a seis anos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
O reconhecimento da Educação Infantil como integrante do sistema educacional nas legislações brasileiras reafirma o compromisso da sociedade brasileira, especialmente no que diz respeito às legislações, metas e diretrizes.
Numere a coluna 2, relacionando o enfoque dado à educação infantil e à família, aos documentos legais apresentados na coluna 1.
Coluna 1
I. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/2009
II. Estatuto da Criança e do Adolescente/1990
III. Constituição Federal da República do Brasil/1988
IV. Plano Nacional de Educação/2001
V. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/ 1996
Coluna 2
( ) A articulação com a família visa, mais do que qualquer outra coisa, ao mútuo conhecimento dos processos de educação, valores, expectativas, de tal maneira que a educação familiar e escolar se complementem e se enriqueçam, produzindo aprendizagens coerentes, mais amplas e profundas.
( ) A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
( ) É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público, assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
( ) A educação, dever do Estado e da família, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
( ) As instituições de Educação Infantil devem construir instrumentos e canais de escuta e diálogo com as famílias, entendendo sua diversidade sociocultural, étnica, religiosa, linguística e os diversos modos de organização familiar, e criar ações complementares com as famílias na educação e cuidado das crianças de zero a seis anos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
- A)II – V – III – IV – I
- B)IV – II – I – V – III
- C)II – V – I – IV – III
- D)IV – III – V – II – I
- E)V – III – IV – II – I
Resposta:
A alternativa correta é D)
O reconhecimento da Educação Infantil como parte integrante do sistema educacional brasileiro está consolidado em diversas legislações, que destacam não apenas o papel do Estado, mas também a importância da família e da sociedade nesse processo. A relação entre os documentos legais e os enfoques dados à educação infantil e à família pode ser compreendida através da análise das colunas apresentadas.
A sequência correta, conforme o gabarito, é a alternativa D) IV – III – V – II – I, que relaciona os documentos legais aos seus respectivos enfoques:
- Plano Nacional de Educação/2001 (IV) – A articulação com a família visa ao mútuo conhecimento dos processos de educação, valores e expectativas, buscando a complementaridade entre educação familiar e escolar.
- Constituição Federal da República do Brasil/1988 (III) – A educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, promovida com a colaboração da sociedade para o pleno desenvolvimento da pessoa.
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/1996 (V) – A educação, inspirada nos princípios de liberdade e solidariedade, tem como finalidade o desenvolvimento do educando, seu preparo para a cidadania e qualificação para o trabalho.
- Estatuto da Criança e do Adolescente/1990 (II) – Define o dever da família, da comunidade, da sociedade e do poder público em assegurar, com prioridade, os direitos fundamentais da criança, incluindo educação e convivência familiar.
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/2009 (I) – As instituições devem estabelecer diálogo com as famílias, reconhecendo sua diversidade e criando ações complementares no cuidado e educação das crianças.
Essa ordenação demonstra a evolução do marco legal brasileiro, reforçando a importância da parceria entre família, Estado e sociedade na garantia de uma educação infantil de qualidade.
Deixe um comentário