O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil é um documento que “se constitui em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras”. Considerando as especificidades cognitivas, afetivas, emocionais e sociais das crianças de zero a cinco anos, o RCNEI (p. 13, 1998) descreve 5 (cinco) princípios norteadores para a prática educativa, que visam promover o exercício da cidadania. De acordo com esses princípios, selecione a alternativa que contempla de forma correta as expressões que designam essas categorias, na sequência em que estão colocadas a seguir.I. O respeito à dignidade e aos ________das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.; II. O direito das crianças a ______, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil; III. O acesso das crianças aos __________ disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética; IV. A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas __________, sem discriminação de espécie alguma; V. O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua __________.
O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil é um documento que “se constitui em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras”. Considerando as especificidades cognitivas, afetivas, emocionais e sociais das crianças de zero a cinco anos, o RCNEI (p. 13, 1998) descreve 5 (cinco) princípios norteadores para a prática educativa, que visam promover o exercício da cidadania. De acordo com esses princípios, selecione a alternativa que contempla de forma correta as expressões que designam essas categorias, na sequência em que estão colocadas a seguir.
I. O respeito à dignidade e aos ________das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.;
II. O direito das crianças a ______, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
III. O acesso das crianças aos __________ disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética;
IV. A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas __________, sem discriminação de espécie alguma;
V. O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua __________.
- A)direitos, brincar, bens socioculturais, atividades culturais, cidadania.
- B)deveres, estudar, livros, atividades culturais, identidade.
- C)cuidados, interagir, livros, práticas sociais, cidadania.
- D)direitos, brincar, bens socioculturais, práticas sociais, identidade.
- E)deveres, brincar, livros, atividades culturais, cidadania.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) estabelece princípios fundamentais para a prática pedagógica com crianças de zero a cinco anos, visando ao desenvolvimento integral e ao exercício da cidadania. A alternativa correta que contempla as expressões que completam os princípios norteadores é a D), conforme análise abaixo:
I. O respeito à dignidade e aos direitos das crianças: O RCNEI enfatiza a garantia dos direitos infantis, incluindo suas singularidades individuais e socioculturais.
II. O direito das crianças a brincar: A brincadeira é reconhecida como linguagem primordial da infância, essencial para expressão e desenvolvimento.
III. O acesso aos bens socioculturais: O documento destaca a importância de ampliar o repertório cultural das crianças por meio de diferentes formas de conhecimento e arte.
IV. A socialização em práticas sociais diversas: A participação em interações coletivas, sem discriminação, é crucial para a formação cidadã.
V. O atendimento ao desenvolvimento de sua identidade: Inclui cuidados físicos e afetivos que asseguram a construção da subjetividade da criança.
Portanto, a sequência direitos, brincar, bens socioculturais, práticas sociais, identidade (alternativa D) reflete fielmente os princípios do RCNEI, integrando aspectos legais, pedagógicos e humanos da Educação Infantil.
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