O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é o conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou a implementação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras.Segundo este documento, o trabalho com crianças na Educação Infantil tem como objetivo:
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é o
conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a
contribuir com a implantação ou a implementação de práticas
educativas de qualidade que possam promover e ampliar as
condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças
brasileiras.
Segundo este documento, o trabalho com crianças na Educação
Infantil tem como objetivo:
- A)auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e o conhecimento das potencialidades corporais.
- B)atuar de forma compensatória para sanar as supostas faltas e carências das crianças e de suas famílias.
- C)oferecer, de maneira exclusiva, cuidados físicos, visto que a criança pequena é um ser carente, frágil e dependente.
- D)favorecer o desenvolvimento de uma pedagogia relacional, baseada exclusivamente no estabelecimento de relações pessoais intensas entre crianças.
- E)compreender a brincadeira como uma atividade desprovida de caráter didático e sem um sentido específico, um espaço em que as crianças podem se entreter de maneira livre e espontânea.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil estabelece diretrizes fundamentais para a promoção de práticas pedagógicas de qualidade, visando ao desenvolvimento integral das crianças e ao exercício de sua cidadania. Entre seus objetivos, destaca-se a importância de auxiliar no desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, conforme indicado na alternativa A.
As demais alternativas apresentam visões equivocadas ou reducionistas sobre a Educação Infantil. A opção B, por exemplo, reforça uma perspectiva assistencialista, enquanto a C limita o papel da educação ao cuidado físico, ignorando outras dimensões do desenvolvimento infantil. A alternativa D, por sua vez, restringe a pedagogia a relações pessoais intensas, e a E desconsidera o valor educativo do brincar, elemento central no processo de aprendizagem nessa etapa.
Portanto, a resposta correta é a alternativa A, que melhor reflete os princípios do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, ao reconhecer a criança como um ser ativo, capaz e em constante processo de desenvolvimento.
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