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O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) optou por um recorte curricular baseado nos âmbitos de experiências essenciais que devem servir de referência para a prática educativa. Os âmbitos são compreendidos como domínios ou campos de ação que dão visibilidade aos eixos de trabalho educativo para que o professor possa organizar sua prática e refletir sobre a abrangência das experiências que propicia às crianças.                           (Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, vol. 1, 1998.)Em relação aos eixos do trabalho educativo, o RCNEI destaca os seguintes:

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) optou por um recorte curricular baseado nos
âmbitos de experiências essenciais que devem servir de referência para a prática educativa.

Os âmbitos são compreendidos como domínios ou campos de ação que dão visibilidade aos eixos de trabalho educativo
para que o professor possa organizar sua prática e refletir sobre a abrangência das experiências que propicia às crianças.

                          (Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, vol. 1, 1998.)

Em relação aos eixos do trabalho educativo, o RCNEI destaca os seguintes:

Resposta:

A alternativa correta é B)

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) estabelece uma estrutura pedagógica fundamentada em âmbitos de experiências essenciais, que orientam a prática educativa. Esses âmbitos são definidos como domínios ou campos de ação que visam organizar e ampliar as vivências proporcionadas às crianças, permitindo ao educador refletir sobre a abrangência de seu trabalho.

No que diz respeito aos eixos do trabalho educativo, o RCNEI destaca sete áreas principais: Identidade e autonomia, que aborda o desenvolvimento pessoal e social da criança; Movimento, relacionado à expressão corporal e coordenação motora; Artes visuais e Música, que exploram a criatividade e a sensibilidade artística; Linguagem oral e escrita, voltada para a comunicação e letramento; Natureza e sociedade, que introduz noções científicas e culturais; e Matemática, que trabalha o raciocínio lógico e quantitativo.

Essa abordagem integral, representada pela alternativa B), reconhece a criança como um ser multidimensional, cujo desenvolvimento deve ser estimulado em diferentes aspectos – físico, emocional, social e cognitivo – por meio de experiências significativas e contextualizadas.

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