O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) optou por um recorte curricular baseado nos âmbitos de experiências essenciais que devem servir de referência para a prática educativa. Os âmbitos são compreendidos como domínios ou campos de ação que dão visibilidade aos eixos de trabalho educativo para que o professor possa organizar sua prática e refletir sobre a abrangência das experiências que propicia às crianças. (Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, vol. 1, 1998.)Sobre a organização curricular em âmbitos e eixos proposta pelo RCNEI, assinale a afirmativa correta.
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) optou por um recorte curricular baseado nos
âmbitos de experiências essenciais que devem servir de referência para a prática educativa.
Os âmbitos são compreendidos como domínios ou campos de ação que dão visibilidade aos eixos de trabalho educativo
para que o professor possa organizar sua prática e refletir sobre a abrangência das experiências que propicia às crianças.
(Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, vol. 1, 1998.)
Sobre a organização curricular em âmbitos e eixos proposta pelo RCNEI, assinale a afirmativa correta.
- A)Essa organização possui caráter instrumental e didático, devendo os educadores ter consciência de que os conhecimentos se processam de maneira integrada e global.
- B)O recorte curricular realizado é desnecessário e incoerente, uma vez que a Educação Infantil não possui currículo em virtude de não trabalhar conteúdos.
- C)Essa orientação sobre a forma de organização da ação educativa é válida somente para as turmas de crianças a partir de cinco anos de idade, quando se inicia o verdadeiro trabalho pedagógico.
- D)Os eixos nada mais são que disciplinas escolares devendo ser previstos, organizados e trabalhados separadamente.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) propõe uma organização curricular baseada em âmbitos de experiências essenciais, que servem como guia para a prática educativa. Essa abordagem visa estruturar o trabalho do professor, garantindo que as vivências oferecidas às crianças sejam amplas e significativas. No entanto, é fundamental compreender que essa divisão em âmbitos e eixos possui um caráter instrumental e didático, como afirma a alternativa correta (A), pois os conhecimentos na Educação Infantil se desenvolvem de forma integrada e global, sem fragmentações artificiais.
A opção B está incorreta, pois a Educação Infantil, apesar de não seguir um currículo rígido como outras etapas, trabalha com conteúdos significativos por meio de experiências lúdicas e interações. Já a alternativa C é equivocada ao sugerir que o trabalho pedagógico só se inicia aos cinco anos, ignorando a importância das aprendizagens desde os primeiros anos de vida. Por fim, a opção D também é falsa, pois os eixos não correspondem a disciplinas isoladas, mas a dimensões interligadas do desenvolvimento infantil.
Portanto, a afirmativa correta é a A, que reconhece o caráter prático da organização em âmbitos, sem perder de vista a natureza holística das experiências na Educação Infantil. O RCNEI, dessa forma, oferece um norte para o planejamento docente, sem engessar o processo educativo, respeitando a infância e suas múltiplas formas de aprender.
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