Os artigos 10 e 11 das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), que tratam especificamente da avaliação e das relações entre Educação Infantil e Ensino Fundamental, versam sobre como as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, garantindo:I. A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano; II. Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.); III. A continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré -escola e transição pré -escola/ Ensino Fundamental); IV. Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição , junto às crianças e aos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil; V. A retenção das crianças na Educação Infantil , caso as expectativas de aprendizagens referentes à etapa não sejam alcançadas pela criança, possibilitando assim, a consolidação de um processo de desenvolvimento qualitativo. Estão corretas:
Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), que
tratam especificamente da avaliação e das relações
entre Educação Infantil e Ensino Fundamental,
versam sobre como as instituições de Educação
Infantil devem criar procedimentos para
acompanhamento do trabalho pedagógico e para
avaliação do desenvolvimento das crianças,
garantindo:
brincadeiras e interações das crianças no
cotidiano;
adultos e crianças (relatórios, fotografias,
desenhos, álbuns etc.);
por meio da criação de estratégias adequadas
aos diferentes momentos de transição vividos
pela criança (transição casa/instituição de
Educação Infantil, transições no interior da
instituição, transição creche/pré
-escola e
transição pré
-escola/ Ensino Fundamental);
famílias conhecer o trabalho da instituição
, junto
às crianças e
aos processos de desenvolvimento
e aprendizagem da criança na Educação Infantil;
,
caso as expectativas de aprendizagens
referentes à etapa não sejam alcançadas pela
criança, possibilitando assim, a consolidação de
um processo de desenvolvimento qualitativo.
- A)Todas as alternativas.
- B)Nenhuma das alternativas.
- C)Quatro alternativas.
- D)Três alternativas.
- E)Duas alternativas.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Os artigos 10 e 11 das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) estabelecem diretrizes fundamentais para a avaliação e transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Esses artigos destacam a importância de procedimentos que garantam um acompanhamento pedagógico eficaz e uma avaliação contínua do desenvolvimento das crianças, sempre respeitando suas individualidades e processos de aprendizagem.
Entre os pontos abordados, destaca-se a necessidade de observação crítica e criativa das atividades, brincadeiras e interações no cotidiano (I). Essa abordagem permite que os educadores compreendam melhor o desenvolvimento infantil em seu contexto natural, valorizando as experiências vividas pelas crianças.
Outro aspecto relevante é a utilização de múltiplos registros (II), que incluem não apenas documentações feitas pelos adultos, mas também produções das próprias crianças, como desenhos e fotografias. Essa diversidade de registros enriquece a avaliação, tornando-a mais abrangente e significativa.
A continuidade dos processos de aprendizagem durante as transições (III) é um ponto crucial, pois garante que as mudanças entre etapas educacionais ocorram de forma harmoniosa, sem rupturas no desenvolvimento infantil. Da mesma forma, a documentação específica para as famílias (IV) promove maior transparência e participação no processo educativo.
No entanto, o item V, que trata da retenção das crianças na Educação Infantil caso não atinjam as expectativas de aprendizagem, não está correto. As DCNEI enfatizam que a avaliação na Educação Infantil deve ser processual e qualitativa, sem caráter promocional ou retentivo, pois o foco está no desenvolvimento integral da criança, e não em resultados padronizados.
Portanto, das cinco alternativas apresentadas, quatro estão de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, confirmando que a resposta correta é a alternativa C.
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