Os bebês e crianças pequenas que ainda usam fraldas e que permanecem durante muitas horas na instituição educativa podem precisar de um banho, tanto para maior conforto como para prevenção de assaduras e brotoejas.Referencial curricular nacional para a educação infantil, MEC/SEF, 1998.Em relação ao banho na educação infantil, deve-se
- A)evitar brincadeiras e a exploração do ambiente pela criança, pois o objetivo do banho é promover a higiene.
- B)planejar o banho de forma a limitar a autonomia da criança, garantindo a sua higienização.
- C)planejar o banho, promovendo a dialogicidade dos hábitos de higiene com as brincadeiras, experimentações e a autonomia.
- D)cumprira rotina do banho com rapidez, evitando prejudicar as atividades educativas.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O banho na educação infantil é um momento que vai além da simples higienização. Como apontado no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (MEC/SEF, 1998), essa prática deve ser encarada como uma oportunidade pedagógica, integrando cuidados básicos com o desenvolvimento integral da criança. A alternativa correta (C) destaca a importância de aliar hábitos de higiene à ludicidade, autonomia e interação, reforçando que o banho não deve ser tratado como uma obrigação mecânica, mas como um espaço de aprendizagem e descobertas.
As demais opções apresentam visões restritivas: a letra (A) ignora o potencial educativo das brincadeiras durante o banho; a (B) limita a autonomia da criança, contrariando princípios da educação infantil; e a (D) prioriza a eficiência em detrimento da experiência significativa. A abordagem dialógica e lúdica (C) respeita a criança como sujeito ativo, transformando um ato cotidiano em um momento rico de interação e construção de autonomia.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, MEC/SEF, 1998.
Deixe um comentário