Questões Sobre Referencial Curricular para a Educação Infantil - Pedagogia - concurso
Questão 41
Sempre que se fala em crianças pensa-se em brinquedos, brincadeiras e jogos. A brincadeira é algo que pertence à
criança, à infância. Considerando as orientações do RCNEI que justificam o brincar nas instituições de Educação Infantil,
analise as afirmativas.
I – Para brincar é preciso que as crianças tenham certa independência para escolher seus companheiros e os papéis que
irão assumir durante a brincadeira.
II – É o adulto quem deverá sempre estruturar a brincadeira, ensinando as crianças a brincar corretamente.
III – Cabe ao adulto organizar situações para que as brincadeiras ocorram de maneira diversificada, mas propiciando às
crianças que escolham os temas e objetos.
IV – Por meio das brincadeiras, é possível observar as capacidades de uso da linguagem, as capacidades sociais e os
recursos afetivos e emocionais das crianças.
Estão corretas as afirmativas
- A)I e IV, apenas.
- B)II e III, apenas.
- C)I, II e III, apenas.
- D)I, III e IV, apenas.
A alternativa correta é D)
O brincar é uma atividade fundamental na infância, sendo reconhecido como um direito da criança e um elemento essencial para seu desenvolvimento integral. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) destaca a importância da brincadeira como meio de expressão, interação e aprendizagem. Analisando as afirmativas apresentadas, é possível compreender melhor o papel do adulto e da criança nesse processo.
A afirmativa I está correta, pois o RCNEI enfatiza a autonomia da criança na escolha de seus companheiros e papéis durante a brincadeira. Essa liberdade é crucial para o desenvolvimento da criatividade, da socialização e da capacidade de tomar decisões.
A afirmativa II está incorreta, já que o adulto não deve controlar ou estruturar rigidamente a brincadeira, mas sim atuar como mediador, oferecendo suporte e enriquecendo as experiências lúdicas sem impor regras fixas. O brincar deve ser espontâneo e conduzido pelas crianças.
A afirmativa III está correta, pois cabe ao adulto organizar ambientes e situações que favoreçam a diversidade de brincadeiras, garantindo que as crianças tenham liberdade para escolher temas e objetos. Essa mediação promove a exploração e a descoberta, sem interferir na autonomia infantil.
Por fim, a afirmativa IV também está correta, uma vez que as brincadeiras são uma janela para observar o desenvolvimento da linguagem, das habilidades sociais e das expressões emocionais e afetivas das crianças. O lúdico revela como elas interpretam o mundo e lidam com desafios.
Portanto, as afirmativas corretas são I, III e IV, conforme a alternativa D). O brincar, quando valorizado e mediado de forma adequada, contribui para uma infância plena e significativa.
Questão 42
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) optou por um recorte curricular baseado nos
âmbitos de experiências essenciais que devem servir de referência para a prática educativa.
Os âmbitos são compreendidos como domínios ou campos de ação que dão visibilidade aos eixos de trabalho educativo
para que o professor possa organizar sua prática e refletir sobre a abrangência das experiências que propicia às crianças.
(Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, vol. 1, 1998.)
Sobre a organização curricular em âmbitos e eixos proposta pelo RCNEI, assinale a afirmativa correta.
- A)Essa organização possui caráter instrumental e didático, devendo os educadores ter consciência de que os conhecimentos se processam de maneira integrada e global.
- B)O recorte curricular realizado é desnecessário e incoerente, uma vez que a Educação Infantil não possui currículo em virtude de não trabalhar conteúdos.
- C)Essa orientação sobre a forma de organização da ação educativa é válida somente para as turmas de crianças a partir de cinco anos de idade, quando se inicia o verdadeiro trabalho pedagógico.
- D)Os eixos nada mais são que disciplinas escolares devendo ser previstos, organizados e trabalhados separadamente.
A alternativa correta é A)
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) propõe uma organização curricular baseada em âmbitos de experiências essenciais, que servem como guia para a prática educativa. Essa abordagem visa estruturar o trabalho do professor, garantindo que as vivências oferecidas às crianças sejam amplas e significativas. No entanto, é fundamental compreender que essa divisão em âmbitos e eixos possui um caráter instrumental e didático, como afirma a alternativa correta (A), pois os conhecimentos na Educação Infantil se desenvolvem de forma integrada e global, sem fragmentações artificiais.
A opção B está incorreta, pois a Educação Infantil, apesar de não seguir um currículo rígido como outras etapas, trabalha com conteúdos significativos por meio de experiências lúdicas e interações. Já a alternativa C é equivocada ao sugerir que o trabalho pedagógico só se inicia aos cinco anos, ignorando a importância das aprendizagens desde os primeiros anos de vida. Por fim, a opção D também é falsa, pois os eixos não correspondem a disciplinas isoladas, mas a dimensões interligadas do desenvolvimento infantil.
Portanto, a afirmativa correta é a A, que reconhece o caráter prático da organização em âmbitos, sem perder de vista a natureza holística das experiências na Educação Infantil. O RCNEI, dessa forma, oferece um norte para o planejamento docente, sem engessar o processo educativo, respeitando a infância e suas múltiplas formas de aprender.
Questão 43
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) optou por um recorte curricular baseado nos
âmbitos de experiências essenciais que devem servir de referência para a prática educativa.
Os âmbitos são compreendidos como domínios ou campos de ação que dão visibilidade aos eixos de trabalho educativo
para que o professor possa organizar sua prática e refletir sobre a abrangência das experiências que propicia às crianças.
(Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, vol. 1, 1998.)
Em relação aos eixos do trabalho educativo, o RCNEI destaca os seguintes:
- A)Língua Portuguesa; Matemática; História e Geografia; Educação Artística.
- B)Identidade e autonomia; Movimento; Artes visuais; Música; Linguagem oral e escrita; Natureza e sociedade; Matemática.
- C)Autonomia e relações pessoais; Língua Portuguesa; Matemática; Educação Física; Educação Artística.
- D)Identidade e autonomia; Códigos e linguagens; Ciências naturais e sociais; Jogo e movimento.
A alternativa correta é B)
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) estabelece uma estrutura pedagógica fundamentada em âmbitos de experiências essenciais, que orientam a prática educativa. Esses âmbitos são definidos como domínios ou campos de ação que visam organizar e ampliar as vivências proporcionadas às crianças, permitindo ao educador refletir sobre a abrangência de seu trabalho.
No que diz respeito aos eixos do trabalho educativo, o RCNEI destaca sete áreas principais: Identidade e autonomia, que aborda o desenvolvimento pessoal e social da criança; Movimento, relacionado à expressão corporal e coordenação motora; Artes visuais e Música, que exploram a criatividade e a sensibilidade artística; Linguagem oral e escrita, voltada para a comunicação e letramento; Natureza e sociedade, que introduz noções científicas e culturais; e Matemática, que trabalha o raciocínio lógico e quantitativo.
Essa abordagem integral, representada pela alternativa B), reconhece a criança como um ser multidimensional, cujo desenvolvimento deve ser estimulado em diferentes aspectos – físico, emocional, social e cognitivo – por meio de experiências significativas e contextualizadas.
Questão 44
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) optou por um recorte curricular baseado nos
âmbitos de experiências essenciais que devem servir de referência para a prática educativa.
Os âmbitos são compreendidos como domínios ou campos de ação que dão visibilidade aos eixos de trabalho educativo
para que o professor possa organizar sua prática e refletir sobre a abrangência das experiências que propicia às crianças.
(Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, vol. 1, 1998.)
Os dois âmbitos definidos pelo RCNEI são:
- A)Formação Geral; Formação Específica.
- B)Conhecimento Pessoal; Conhecimento Geral.
- C)Formação Pessoal e Social; Conhecimento de Mundo.
- D)Cuidados Pessoais; Conhecimentos Pedagógicos.
A alternativa correta é C)
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) estabelece uma estrutura pedagógica baseada em âmbitos de experiências essenciais, que servem como guia para a prática educativa. Esses âmbitos são definidos como domínios ou campos de ação que orientam o trabalho do professor, permitindo-lhe organizar e refletir sobre as experiências proporcionadas às crianças.
Conforme o RCNEI, os dois âmbitos fundamentais são Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo. A alternativa correta, portanto, é a C), que contempla essa divisão. A Formação Pessoal e Social abrange aspectos como identidade, autonomia e interação, enquanto o Conhecimento de Mundo engloba as diferentes linguagens, natureza, cultura e relações sociais, proporcionando uma base ampla para o desenvolvimento infantil.
Essa abordagem visa garantir uma educação integral, equilibrando o desenvolvimento emocional e social da criança com a construção de conhecimentos sobre o mundo que a cerca, conforme preconizado pelo documento oficial.
Questão 45
A seleção de aprendizagens a serem possibilitadas nas instituições de Educação Infantil e a organização das
formas em que tais aprendizagens podem ocorrer requerem a atenção a princípios éticos, políticos e estéticos.
Correlacione esses princípios, de acordo com o que cada um diz respeito, enumerando CORRETAMENTE a
coluna à direita.
( 1 ) Princípios Éticos
( 2 ) Princípios Políticos
( 3 ) Princípios Estéticos
( ) Direitos de cidadania, exercício da criticidade e respeito à ordem
democrática.
( ) Sensibilidade, criatividade, ludicidade e liberdade de expressão nas
diferentes manifestações artísticas e culturais.
( ) Autonomia, responsabilidade, solidariedade e do respeito ao bem
comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e
singularidades.
Agora, marque a opção que aponta, de cima para baixo, a ordem CORRETA.
- A)3, 2, 1.
- B)1, 2, 3.
- C)2, 3, 1.
- D)3, 1, 2.
A alternativa correta é C)
A seleção de aprendizagens a serem possibilitadas nas instituições de Educação Infantil deve considerar princípios éticos, políticos e estéticos, cada um com suas particularidades e enfoques específicos. A correlação correta entre esses princípios e suas respectivas características é fundamental para a organização pedagógica.
Os princípios políticos (2) dizem respeito aos direitos de cidadania, ao exercício da criticidade e ao respeito à ordem democrática. Esses valores são essenciais para formar cidadãos conscientes e participativos desde a primeira infância.
Os princípios estéticos (3) estão relacionados à sensibilidade, criatividade, ludicidade e liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais. Esses aspectos são cruciais para o desenvolvimento integral da criança.
Já os princípios éticos (1) envolvem a autonomia, responsabilidade, solidariedade e o respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades. Esses valores formam a base para a convivência harmoniosa em sociedade.
Portanto, a ordem correta da enumeração, de cima para baixo, é: 2, 3, 1, correspondente à alternativa C).
Questão 46
No Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, em seu volume 3, é sugerido com muita propriedade como a criança vai conhecer o mundo. São eixos ou áreas de trabalho que englobam a construção das diferentes linguagens pelas crianças e para as relações que estabelecem com os objetos do conhecimento. São elas:
- A)Movimento, Música, Artes Visuais, Orientação Sexual, Natureza e Sociedade e Matemática.
- B)Movimento, Música, Ensino Religioso, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.
- C)Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.
- D)Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Bases Legais e Matemática.
A alternativa correta é C)
Questão 47
No que diz respeito ao movimento como dimensão do desenvolvimento infantil, é INCORRETO afirmar:
- A)Um corpo está em movimento quando muda de posição em relação a um referencial ao longo do tempo. Neste sentido, o movimento humano é pura e simplesmente o deslocamento do corpo no espaço.
- B)O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo.
- C)O movimento humano constitui-se uma linguagem que permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem no ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo.
- D)O trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade da criança, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como as atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal da criança.
A alternativa correta é A)
No que diz respeito ao movimento como dimensão do desenvolvimento infantil, é INCORRETO afirmar:
- A) Um corpo está em movimento quando muda de posição em relação a um referencial ao longo do tempo. Neste sentido, o movimento humano é pura e simplesmente o deslocamento do corpo no espaço.
O gabarito correto é A, pois essa afirmação reduz o movimento humano a um mero deslocamento físico, ignorando sua complexidade e significado no desenvolvimento infantil. O movimento vai além da simples mudança de posição, envolvendo aspectos cognitivos, emocionais e sociais, como destacam as alternativas corretas:
- B) O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana, permitindo às crianças maior controle corporal e interação com o mundo.
- C) O movimento humano é uma linguagem expressiva que possibilita ações sobre o meio físico e social.
- D) O trabalho com movimento abrange funções motoras, posturais e culturais, promovendo o desenvolvimento integral da criança.
Portanto, a alternativa A é a incorreta por apresentar uma visão limitada do movimento, desconsiderando sua riqueza como ferramenta de expressão, aprendizagem e interação na infância.
Questão 48
Sobre os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, é INCORRETO afirmar:
- A)O Referencial acabou sendo um marco, em termos de reforçar a importância da Educação Infantil.
- B)O Referencial foi organizado em três volumes, sendo que o primeiro livro, denominado de Introdução, apresenta uma reflexão sobre creches e pré-escolas no Brasil.
- C)É um documento que se constitui como uma proposta flexível e orientadora, tendo como objetivo dar sustentação aos sistemas educacionais, na elaboração e operacionalização de currículos, de acordo com cada faixa etária, respeitando suas particularidades e especificidades.
- D)Todas as ideias e propostas contidas no Referencial tem seu uso obrigatório assim como suas diretrizes.
A alternativa correta é D)
Sobre os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, é INCORRETO afirmar:
- A) O Referencial acabou sendo um marco, em termos de reforçar a importância da Educação Infantil.
- B) O Referencial foi organizado em três volumes, sendo que o primeiro livro, denominado de Introdução, apresenta uma reflexão sobre creches e pré-escolas no Brasil.
- C) É um documento que se constitui como uma proposta flexível e orientadora, tendo como objetivo dar sustentação aos sistemas educacionais, na elaboração e operacionalização de currículos, de acordo com cada faixa etária, respeitando suas particularidades e especificidades.
- D) Todas as ideias e propostas contidas no Referencial tem seu uso obrigatório assim como suas diretrizes.
O gabarito correto é D).
Questão 49
Marque V, se verdadeiro, ou F, se falso, a respeito das diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil estabelecidas na Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009.
( ) A Educação Infantil deve ser ofertada apenas em turno integral nas escolas providas pelo poder público.
( ) Educar e cuidar são aspectos indissociáveis da Educação Infantil.
( ) A Educação Infantil, nas pré-escolas, tem como objetivo o atendimento de crianças entre dois e quatro anos de idade.
( ) A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter dentre seus objetivos o direito à proteção e à saúde.
( ) As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- A)F – F – V – V – F.
- B)F – V – F – V – V.
- C)V – F – F – V – F.
- D)F – V – V – F – F.
- E)V – F – V – V – F.
A alternativa correta é B)
Marque V, se verdadeiro, ou F, se falso, a respeito das diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil estabelecidas na Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009.
( ) A Educação Infantil deve ser ofertada apenas em turno integral nas escolas providas pelo poder público.
( ) Educar e cuidar são aspectos indissociáveis da Educação Infantil.
( ) A Educação Infantil, nas pré-escolas, tem como objetivo o atendimento de crianças entre dois e quatro anos de idade.
( ) A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter dentre seus objetivos o direito à proteção e à saúde.
( ) As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- A) F – F – V – V – F.
- B) F – V – F – V – V.
- C) V – F – F – V – F.
- D) F – V – V – F – F.
- E) V – F – V – V – F.
O gabarito correto é B).
Questão 50
As instituições de Educação Infantil, sob a ótica da garantia de direitos, são responsáveis por criar procedimentos para a avaliação do trabalho pedagógico e das conquistas das crianças. Em acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), analise as afirmativas que completem a frase: As instituições de Educação Infantil devem…
I. criar procedimentos para o acompanhamento do trabalho pedagógico e para a avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação.
II. utilizar múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns, etc.).
III. organizar uma documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil.
IV. prever formas de articulação entre os docentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e providenciar instrumentos de registro que permitam aos docentes do Ensino Fundamental conhecer os processos de aprendizagem vivenciados na Educação Infantil.
V. registrar os processos de avaliação realizados pelo(a) professor(a), privilegiando o controle e o acompanhamento dos conhecimentos já dominados pelas crianças, bem como das habilidades já desenvolvidas por cada uma delas.
Assinale a alternativa CORRETA.
- A)Somente as afirmativas I, II, e V estão corretas.
- B)Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
- C)Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas.
- D)Somente as afirmativas I, II, III e V estão corretas.
- E)Somente as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
A alternativa correta é E)
As instituições de Educação Infantil, sob a ótica da garantia de direitos, são responsáveis por criar procedimentos para a avaliação do trabalho pedagógico e das conquistas das crianças. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), a análise das afirmativas revela que:
I. A criação de procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e avaliação do desenvolvimento das crianças, sem fins de seleção ou classificação, está alinhada ao caráter formativo e não excludente da avaliação na Educação Infantil.
II. A utilização de múltiplos registros, como fotografias, desenhos e relatórios, reflete a importância de documentar o processo de aprendizagem de forma diversificada, valorizando tanto a perspectiva do educador quanto da criança.
III. A organização de documentação específica para as famílias garante transparência e participação, permitindo que acompanhem o desenvolvimento e as experiências vivenciadas pelas crianças na instituição.
IV. A articulação entre os docentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com registros que facilitem a transição, assegura a continuidade do processo educativo, respeitando as especificidades de cada etapa.
V. Embora o registro dos processos avaliativos seja importante, a ênfase no controle de conhecimentos dominados e habilidades desenvolvidas contraria a perspectiva não classificatória e contínua prevista nas Diretrizes.
Portanto, a alternativa E) Somente as afirmativas I, II, III e IV estão corretas é a que melhor reflete os princípios avaliativos da Educação Infantil conforme as orientações nacionais.