Questões Sobre Referencial Curricular para a Educação Infantil - Pedagogia - concurso
Questão 51
No Brasil, a partir da década de 1980, no bojo do processo de redemocratização do país, a educação infantil ganhou um grande impulso, tanto no plano das pesquisas e do debate teórico quanto no plano legal, propositivo e de intervenção na realidade. A partir desses avanços, no que se refere às indicações efetuadas por intermédio da LDBN (BRASIL, 1996) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), analise as afirmativas abaixo.
I. A educação infantil é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados, que educam e cuidam de crianças de zero a cinco anos de idade, no período diurno, em jornada integral ou parcial, sendo regulados e supervisionados por órgãos competentes do sistema de ensino e submetidos a controle social.
II. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos e onze meses de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comunidade.
III. As creches e as pré-escolas se constituem em estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de zero a cinco anos e onze meses de idade por meio de profissionais com formação específica legalmente determinada, refutando assim funções de caráter meramente assistencialista, embora mantenham a obrigação de assistir às necessidades básicas de todas as crianças.
IV. As creches e as pré-escolas, por serem responsáveis pela complementação da ação das famílias, ainda que possuam caráter institucional, precisam buscar formatações que se assemelhem aos contextos domésticos, tendo em vista a necessidade das famílias.
V. Com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, a educação infantil passa a constituir a primeira etapa da educação básica. Assim, por fazer parte dos serviços educacionais, precisa desresponsabilizar-se das ações vinculadas à assistência da criança (atendimento às suas necessidades de higiene e saúde), para poder dedicar-se apenas aos serviços educacionais.
Assinale a alternativa CORRETA.
- A)Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
- B)Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
- C)Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
- D)Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
- E)Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
A alternativa correta é C)
No contexto da educação infantil no Brasil, a partir da década de 1980, houve um significativo avanço tanto no campo teórico quanto no legal, impulsionado pelo processo de redemocratização do país. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) de 1996 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil de 2009 consolidaram importantes diretrizes para essa etapa educacional.
Analisando as afirmativas apresentadas:
Afirmativa I: Correta. A educação infantil é de fato oferecida em creches e pré-escolas, instituições não domésticas que atendem crianças de 0 a 5 anos, sob regulamentação dos sistemas de ensino.
Afirmativa II: Correta. A educação infantil é reconhecida como primeira etapa da educação básica, com objetivo de desenvolvimento integral da criança até 5 anos e 11 meses.
Afirmativa III: Correta. As creches e pré-escolas são estabelecimentos educacionais que devem contar com profissionais qualificados, superando a visão meramente assistencialista.
Afirmativa IV: Incorreta. As instituições de educação infantil não precisam reproduzir contextos domésticos, pois têm caráter pedagógico institucional.
Afirmativa V: Incorreta. A educação infantil não se desresponsabiliza pelo cuidado e assistência, que são indissociáveis do processo educativo nessa etapa.
Portanto, a alternativa correta é C) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas, conforme indica o gabarito.
Questão 52
No interior do programa Currículo em Movimento, do Ministério da Educação (MEC), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009) foram gestadas num processo amplo e democrático. De acordo com as citadas Diretrizes, no que se refere à estruturação de propostas pedagógicas e/ou curriculares na Educação Infantil, analise as afirmativas abaixo.
I. As instituições de Educação Infantil, para a sistematização de propostas pedagógicas e/ou curriculares, asseguram espaços e tempos para a participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização das diferentes formas em que elas se organizam.
II. As propostas pedagógicas e/ou curriculares das instituições de Educação Infantil devem ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com as outras crianças.
III. As propostas pedagógicas e/ou curriculares das instituições de Educação Infantil devem ser sistematizadas previamente, preferencialmente antes do início das atividades com as crianças, com a participação exclusiva de professores e técnicos devidamente formados na área da educação infantil.
IV. As propostas pedagógicas e/ou curriculares das instituições de Educação Infantil devem privilegiar estratégias, por intermédio das quais as crianças, desde a mais tenra idade, possam se apropriar dos conhecimentos vinculados às diferentes áreas disciplinares, sobretudo os que se relacionam à leitura e escrita, para que em breve sejam superados os altos índices de analfabetismo ainda presentes nas diferentes regiões brasileiras.
V. As propostas pedagógicas e/ou curriculares das instituições de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios: éticos – da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades; políticos – dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; estéticos – da sensibilidade, da criticidade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.
Assinale a alternativa CORRETA.
- A)Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
- B)Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
- C)Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
- D)Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
- E)Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
A alternativa correta é D)
O programa Currículo em Movimento, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), estabeleceu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil em 2009, por meio de um processo amplamente democrático. Essas diretrizes orientam a estruturação de propostas pedagógicas e curriculares na Educação Infantil, garantindo direitos e princípios fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças.
Analisando as afirmativas apresentadas, a alternativa correta é a D), que contempla as afirmativas I, II e V. A primeira afirmativa destaca a importância da participação das famílias no processo educativo, assegurando diálogo e respeito às suas diferentes formas de organização. A segunda reafirma o direito das crianças a processos de aprendizagem diversificados, incluindo proteção, saúde, liberdade e convivência. Já a quinta afirmativa consolida princípios éticos, políticos e estéticos que devem nortear as propostas pedagógicas, como autonomia, cidadania, ludicidade e liberdade de expressão.
As afirmativas III e IV, por outro lado, apresentam equívocos. A terceira exclui a participação das famílias e da comunidade na elaboração das propostas, contrariando o caráter democrático das diretrizes. A quarta, ao priorizar a alfabetização precoce como solução para o analfabetismo, desconsidera o desenvolvimento lúdico e integral próprio da Educação Infantil.
Portanto, a resposta correta é D) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas, pois estão alinhadas com os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
Questão 53
Nos primeiros anos que sucederam a promulgação da nova Constituição da República Federativa do Brasil (1988), o Ministério da Educação (MEC) promoveu estudos e debates, apoiou mobilizações na área em diversos espaços e publicou documentos.
De acordo com o documento intitulado Propostas Pedagógicas e Currículo em Educação Infantil (BRASIL, 1996), analise as afirmativas abaixo.
I. Definir currículo ou proposta pedagógica não é tarefa simples. Currículo é palavra polissêmica, carregada de sentidos construídos em tempos e espaços sociais distintos. Essa construção não obedece apenas a uma ordem cronológica estabelecida, mas, principalmente, às contradições de um dado momento histórico, podendo assumir, portanto, vários significados em um mesmo recorte de tempo.
II. As concepções atuais de currículo ou proposta pedagógica expressam visões mais amplas do que as antigas conceituações de currículo como sequência de matérias ou conjunto de experiências de aprendizagens oferecidas pela escola.
III. Enfatiza-se a importância do uso do termo “proposta pedagógica” na educação infantil, tendo em vista que o termo “currículo” se articula à sistematização do trabalho requerida no ensino fundamental e médio.
IV. Defende-se a importância de que o currículo ou proposta pedagógica explicite valores relacionados às respectivas concepções teóricas, especialmente aquelas relativas aos conceitos de infância, homem, educação, educação infantil, conhecimento, cultura, desenvolvimento infantil, função da instituição em relação à criança, à família e à comunidade.
V. Argumenta-se em favor da natureza dinâmica e aberta do currículo ou proposta pedagógica, e da necessidade de que, em sua elaboração e implementação, haja uma efetiva participação de todos os sujeitos envolvidos – crianças, profissionais, família e comunidade.
Assinale a alternativa CORRETA.
- A)Somente as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
- B)Somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
- C)Somente as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
- D)Somente as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
- E)Somente as afirmativas IV e V estão corretas.
A alternativa correta é C)
Nos primeiros anos após a promulgação da Constituição de 1988, o Ministério da Educação (MEC) promoveu estudos e debates sobre educação infantil, resultando no documento Propostas Pedagógicas e Currículo em Educação Infantil (1996). A análise das afirmativas apresentadas revela nuances importantes sobre a concepção de currículo nesse contexto.
A afirmativa I está correta ao destacar a complexidade do termo "currículo", que carrega múltiplos significados construídos social e historicamente, podendo assumir diferentes concepções mesmo em um mesmo período. A afirmativa II também está correta ao apontar a evolução das concepções curriculares, que superaram visões reducionistas baseadas apenas em sequências de matérias.
A afirmativa III, porém, não está totalmente correta. Embora o documento valorize o termo "proposta pedagógica", não estabelece uma oposição rígida em relação ao uso de "currículo" na educação infantil, como sugere a afirmação. Já as afirmativas IV e V estão corretas: a primeira ao defender a explicitação de valores e concepções teóricas no currículo, e a segunda ao enfatizar sua natureza dinâmica e participativa.
Portanto, a alternativa correta é C) Somente as afirmativas I, II, IV e V estão corretas, pois a afirmativa III apresenta uma interpretação restritiva não totalmente alinhada com o documento analisado.
Questão 54
O reconhecimento da Educação Infantil como integrante do sistema educacional nas legislações brasileiras reafirma o compromisso da sociedade brasileira, especialmente no que diz respeito às legislações, metas e diretrizes.
Numere a coluna 2, relacionando o enfoque dado à educação infantil e à família, aos documentos legais apresentados na coluna 1.
Coluna 1
I. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/2009
II. Estatuto da Criança e do Adolescente/1990
III. Constituição Federal da República do Brasil/1988
IV. Plano Nacional de Educação/2001
V. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/ 1996
Coluna 2
( ) A articulação com a família visa, mais do que qualquer outra coisa, ao mútuo conhecimento dos processos de educação, valores, expectativas, de tal maneira que a educação familiar e escolar se complementem e se enriqueçam, produzindo aprendizagens coerentes, mais amplas e profundas.
( ) A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
( ) É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público, assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
( ) A educação, dever do Estado e da família, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
( ) As instituições de Educação Infantil devem construir instrumentos e canais de escuta e diálogo com as famílias, entendendo sua diversidade sociocultural, étnica, religiosa, linguística e os diversos modos de organização familiar, e criar ações complementares com as famílias na educação e cuidado das crianças de zero a seis anos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
- A)II – V – III – IV – I
- B)IV – II – I – V – III
- C)II – V – I – IV – III
- D)IV – III – V – II – I
- E)V – III – IV – II – I
A alternativa correta é D)
O reconhecimento da Educação Infantil como parte integrante do sistema educacional brasileiro está consolidado em diversas legislações, que destacam não apenas o papel do Estado, mas também a importância da família e da sociedade nesse processo. A relação entre os documentos legais e os enfoques dados à educação infantil e à família pode ser compreendida através da análise das colunas apresentadas.
A sequência correta, conforme o gabarito, é a alternativa D) IV – III – V – II – I, que relaciona os documentos legais aos seus respectivos enfoques:
- Plano Nacional de Educação/2001 (IV) – A articulação com a família visa ao mútuo conhecimento dos processos de educação, valores e expectativas, buscando a complementaridade entre educação familiar e escolar.
- Constituição Federal da República do Brasil/1988 (III) – A educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, promovida com a colaboração da sociedade para o pleno desenvolvimento da pessoa.
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/1996 (V) – A educação, inspirada nos princípios de liberdade e solidariedade, tem como finalidade o desenvolvimento do educando, seu preparo para a cidadania e qualificação para o trabalho.
- Estatuto da Criança e do Adolescente/1990 (II) – Define o dever da família, da comunidade, da sociedade e do poder público em assegurar, com prioridade, os direitos fundamentais da criança, incluindo educação e convivência familiar.
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/2009 (I) – As instituições devem estabelecer diálogo com as famílias, reconhecendo sua diversidade e criando ações complementares no cuidado e educação das crianças.
Essa ordenação demonstra a evolução do marco legal brasileiro, reforçando a importância da parceria entre família, Estado e sociedade na garantia de uma educação infantil de qualidade.
Questão 55
A linguagem é organizadora e reguladora da conduta e, nesse sentido, tudo pode ser falado, desenhado, escrito e representado. A linguagem perpassa todas as áreas do conhecimento. Entre as áreas do conhecimento de uma proposta curricular para Educação Infantil , pode – se descartar o conhecimento:
- A)social
- B)lógico-matemático.
- C)natural.
- D)linguístico
- E)econômico.
A alternativa correta é E)
A linguagem é um elemento fundamental na organização e regulação da conduta humana, permeando todas as áreas do conhecimento e possibilitando a expressão por meio da fala, escrita e representação simbólica. No contexto da Educação Infantil, uma proposta curricular deve abranger diversos campos do saber, promovendo o desenvolvimento integral da criança. Entre as opções apresentadas, o conhecimento econômico (alternativa E) é o que pode ser descartado, pois não se enquadra como um eixo essencial nessa etapa educacional.
Os demais conhecimentos são indispensáveis na Educação Infantil:
- Social (A): fundamental para a construção de relações e convívio em grupo.
- Lógico-matemático (B): base para o desenvolvimento do raciocínio e noções quantitativas.
- Natural (C): essencial para a compreensão do mundo físico e ambiental.
- Linguístico (D): central para a comunicação e expressão em todas as suas formas.
Portanto, o conhecimento econômico, embora relevante em outros contextos, não se configura como um eixo prioritário na Educação Infantil, justificando sua exclusão da proposta curricular para essa faixa etária.
Questão 56
Segundo a RESOLUÇÃO CEB N° 1, de 7 de abril de 1999, as Propostas Pedagógicas das Instituições de Educação Infantil, ao reconhecer as crianças como seres íntegros, que aprendem a ser e conviver consigo próprios, com os demais e o próprio ambiente, de maneira articulada e gradual, devem buscar, a partir de atividades intencionais,
I. momentos de ações, ora estruturadas, ora espontâneas e livres.
II. interação entre as diversas áreas de conhecimento.
III. aspectos da vida cidadã.
IV contribuir para a constituição de conhecimentos e valores.
Considerando V(verdadeiro) e F(falso), assinale a sequência correta.
- A)V -V -V - F
- B)F - V - V - F
- C)V - V - F - F
- D)F - F - F - V
- E)V -V -V -V
A alternativa correta é E)
Segundo a RESOLUÇÃO CEB N° 1, de 7 de abril de 1999, as Propostas Pedagógicas das Instituições de Educação Infantil devem reconhecer as crianças como seres íntegros, capazes de aprender a ser e conviver consigo mesmas, com os outros e com o ambiente de forma articulada e progressiva. Para isso, é essencial que as atividades intencionais promovam:
- Momentos de ações, ora estruturadas, ora espontâneas e livres.
- Interação entre as diversas áreas de conhecimento.
- Aspectos da vida cidadã.
- Contribuição para a constituição de conhecimentos e valores.
Analisando cada item:
- I. Verdadeiro (V) – A alternância entre atividades estruturadas e espontâneas é fundamental para o desenvolvimento integral da criança.
- II. Verdadeiro (V) – A interdisciplinaridade é um princípio importante na Educação Infantil, integrando diferentes áreas do saber.
- III. Verdadeiro (V) – A formação para a cidadania deve ser incentivada desde a primeira infância.
- IV. Verdadeiro (V) – A construção de conhecimentos e valores é um dos objetivos centrais da Educação Infantil.
Portanto, a sequência correta é V - V - V - V, correspondente à alternativa E).
Questão 57
Na RESOLUÇÃO CEB N° 1, de 7 de abril de 1999, as Propostas Pedagógicas das Instituições de Educação Infantil devem respeitar os seguintes Fundamentos Norteadores:
L Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bern Comum.
II. Propostas Pedagógicas das Instituições de Educação Infantil, ao reconhecer as crianças como seres íntegros.
III. Propostas Pedagógicas, práticas de educação e cuidados, que possibilitem a integração entre os aspectos físicos e emocionais.
IV Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do Exercício da Criticidade e do Respeito à Ordem Democrática.
V Princípios Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, da Ludicidade e da Diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais.
Das afirmativas apresentadas, estão corretas somente
- A)I, III eV.
- B)I, II ,IVeV.
- C)I,IV eV.
- D)II,III,IV eV
- E)II ,IVeV.
A alternativa correta é C)
Na RESOLUÇÃO CEB N° 1, de 7 de abril de 1999, as Propostas Pedagógicas das Instituições de Educação Infantil devem seguir fundamentos norteadores essenciais para garantir uma formação integral e respeitosa às crianças. A análise das afirmativas apresentadas revela que a alternativa correta é a C) I, IV e V, conforme o gabarito oficial.
Os Princípios Éticos (I) destacam valores como autonomia, responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum, fundamentais para a convivência social e o desenvolvimento moral. Já os Princípios Políticos (IV) enfatizam direitos e deveres de cidadania, criticidade e respeito à ordem democrática, elementos cruciais para a formação de indivíduos conscientes e participativos. Por fim, os Princípios Estéticos (V) valorizam a sensibilidade, criatividade, ludicidade e diversidade artística, promovendo uma educação que integra expressão e cultura.
Embora os itens II e III também sejam relevantes — como o reconhecimento das crianças como seres íntegros (II) e a integração de aspectos físicos e emocionais (III) —, eles não estão entre as opções corretas da questão. Portanto, a resposta C é a única que contempla exclusivamente os princípios éticos, políticos e estéticos, alinhados à resolução citada.
Questão 58
Na educação infantil a rotina representa a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático, ou seja, o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), podem ser consideradas atividades permanentes na rotina do processo educativo, EXCETO,
- A)roda de história.
- B)brincadeiras no espaço interno e externo.
- C)roda de conversas.
- D)atividades de representação a partir de interferências planejadas pelo educador.
- E)cuidados com o corpo.
A alternativa correta é D)
Na educação infantil, a rotina é um elemento fundamental para a organização do tempo didático e para a estruturação do trabalho educativo com as crianças. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), diversas atividades são consideradas permanentes nesse processo, contribuindo para o desenvolvimento integral dos pequenos.
Entre as opções apresentadas, quatro delas são reconhecidas como atividades essenciais na rotina educativa:
- A) Roda de história: Momentos de contação de histórias estimulam a imaginação, a linguagem e o interesse pela leitura.
- B) Brincadeiras no espaço interno e externo: O brincar é uma das principais formas de aprendizagem na infância, promovendo interações e desenvolvimento motor e social.
- C) Roda de conversas: Esses momentos fortalecem a comunicação, a expressão de ideias e a construção de vínculos entre as crianças e os educadores.
- E) Cuidados com o corpo: Hábitos de higiene, alimentação e descanso são fundamentais para o bem-estar físico e emocional das crianças.
Por outro lado, a alternativa D) Atividades de representação a partir de interferências planejadas pelo educador não é considerada uma atividade permanente na rotina proposta pelo RCNEI. Embora possa ocorrer em contextos específicos, ela não possui o mesmo caráter de continuidade e regularidade das demais.
Portanto, a resposta correta é D), pois as demais opções representam práticas cotidianas essenciais na educação infantil.
Questão 59
Sobre o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, é CORRETO afirmar:
- A)o uso do Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil faz sentido mesmo que não traduza a vontade dos sujeitos envolvidos com a educação das crianças.
- B)é um programa curricular elaborado pelo Ministério da Educação, com respaldo legal e que deverá ser usado de forma obrigatória para subsidiar os sistemas educacionais.
- C)é uma proposta aberta, flexível e não obrigatória, que poderá subsidiar os sistemas educacionais.
- D)não possui caráter orientador, mas regulador, na medida em que existe a obrigatoriedade para sua execução, de ações na busca da melhoria da qualidade da educação infantil brasileira.
- E)não considera a pluralidade e diversidade da sociedade brasileira e das diversas propostas curriculares de educação infantil existentes.
A alternativa correta é C)
Sobre o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, é CORRETO afirmar:
- C) é uma proposta aberta, flexível e não obrigatória, que poderá subsidiar os sistemas educacionais.
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) foi elaborado pelo Ministério da Educação como um documento orientador, mas não impositivo. Sua natureza é flexível, permitindo que escolas e sistemas educacionais adaptem suas diretrizes conforme as necessidades locais e as particularidades de cada comunidade. Diferentemente de um currículo rígido, o RCNEI serve como base para reflexão e construção de propostas pedagógicas que respeitem a diversidade e a pluralidade da educação infantil no Brasil.
As demais alternativas estão incorretas porque:
- A) O RCNEI só faz sentido se for contextualizado e incorporado de forma significativa pelos educadores e instituições.
- B) Ele não é obrigatório, mas sim uma referência para auxiliar na elaboração de currículos.
- D) Seu caráter é orientador, não regulador, pois não impõe obrigatoriedade de execução.
- E) Pelo contrário, o documento considera a diversidade brasileira e as diferentes propostas curriculares existentes.
Questão 60
Assinale as alternativas que expressam os princípios que embasam o Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil.
I. O direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil.
II. O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.
III. A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.
IV. O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.
São verdadeiras as alternativas:
- A)apenas I, II e IV.
- B)apenas I, II e III
- C)apenas II, III e IV.
- D)apenas I e III.
- E)I, II, III e IV.
A alternativa correta é E)
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) é um documento que estabelece diretrizes para a prática pedagógica nessa etapa da educação, fundamentando-se em princípios que visam ao desenvolvimento integral da criança. Ao analisar as alternativas apresentadas, todas expressam valores essenciais defendidos pelo RCNEI:
I. O direito das crianças a brincar – A brincadeira é reconhecida como atividade primordial na Educação Infantil, pois permite à criança explorar o mundo, desenvolver sua criatividade e construir conhecimentos de forma lúdica e significativa.
II. Atendimento aos cuidados essenciais – A Educação Infantil não se limita ao aspecto cognitivo, mas também abrange o cuidado com a saúde, o bem-estar e a formação da identidade da criança, garantindo seu desenvolvimento físico e emocional.
III. Socialização sem discriminação – O RCNEI enfatiza a importância da convivência em sociedade, promovendo a inclusão e o respeito à diversidade, preparando a criança para interagir em diferentes contextos sociais.
IV. Acesso aos bens socioculturais – A proposta do referencial inclui ampliar o repertório cultural das crianças, incentivando sua expressão, comunicação e pensamento crítico, além de trabalhar valores éticos e estéticos.
Portanto, todas as alternativas (I, II, III e IV) estão corretas, pois refletem os princípios que orientam a Educação Infantil conforme o RCNEI, garantindo um desenvolvimento pleno e respeitoso às necessidades e direitos das crianças.