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Questões Sobre Referencial Curricular para a Educação Infantil - Pedagogia - concurso

Questão 61

O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil é um documento que “se constitui em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras”. Considerando as especificidades cognitivas, afetivas, emocionais e sociais das crianças de zero a cinco anos, o RCNEI (p. 13, 1998) descreve 5 (cinco) princípios norteadores para a prática educativa, que visam promover o exercício da cidadania. De acordo com esses princípios, selecione a alternativa que contempla de forma correta as expressões que designam essas categorias, na sequência em que estão colocadas a seguir.

I. O respeito à dignidade e aos ________das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.;
II. O direito das crianças a ______, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
III. O acesso das crianças aos __________ disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética;
IV. A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas __________, sem discriminação de espécie alguma;
V. O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua __________.

  • A)direitos, brincar, bens socioculturais, atividades culturais, cidadania.
  • B)deveres, estudar, livros, atividades culturais, identidade.
  • C)cuidados, interagir, livros, práticas sociais, cidadania.
  • D)direitos, brincar, bens socioculturais, práticas sociais, identidade.
  • E)deveres, brincar, livros, atividades culturais, cidadania.
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A alternativa correta é D)

O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) estabelece princípios fundamentais para a prática pedagógica com crianças de zero a cinco anos, visando ao desenvolvimento integral e ao exercício da cidadania. A alternativa correta que contempla as expressões que completam os princípios norteadores é a D), conforme análise abaixo:

I. O respeito à dignidade e aos direitos das crianças: O RCNEI enfatiza a garantia dos direitos infantis, incluindo suas singularidades individuais e socioculturais.

II. O direito das crianças a brincar: A brincadeira é reconhecida como linguagem primordial da infância, essencial para expressão e desenvolvimento.

III. O acesso aos bens socioculturais: O documento destaca a importância de ampliar o repertório cultural das crianças por meio de diferentes formas de conhecimento e arte.

IV. A socialização em práticas sociais diversas: A participação em interações coletivas, sem discriminação, é crucial para a formação cidadã.

V. O atendimento ao desenvolvimento de sua identidade: Inclui cuidados físicos e afetivos que asseguram a construção da subjetividade da criança.

Portanto, a sequência direitos, brincar, bens socioculturais, práticas sociais, identidade (alternativa D) reflete fielmente os princípios do RCNEI, integrando aspectos legais, pedagógicos e humanos da Educação Infantil.

Questão 62

No volume “Formação Pessoal e Social” do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, há orientações sobre os cuidados que o professor deve ter com as crianças das creches e pré-escolas. Sobre esse aspecto, é CORRETO afirmar:

  • A)Recomenda-se que seja sempre o mesmo adulto que alimente e cuide dos bebês com menos de seis meses, pois nesta fase o vínculo é fundamental.
  • B)As aquisições de aprender a usar talheres, tomar líquidos na caneca, diminuir o uso da mamadeira, partilhar das refeições à mesa com os companheiros, não são tarefas para serem aprendidas na escola.
  • C)É importante que o horário de sono e repouso seja padronizado para todas as crianças, permitindo que todas tenham o mesmo ritmo em todas as atividades.
  • D)Os professores não necessitam saber os procedimentos diante de crianças com sinais de mal-estar, como febre, vômito, convulsão ou sangramento nasal, pois sua tarefa é exclusivamente educacional.
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A alternativa correta é A)

No volume "Formação Pessoal e Social" do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, são apresentadas orientações fundamentais sobre os cuidados que os educadores devem ter com as crianças em creches e pré-escolas. Entre as alternativas fornecidas, a CORRETA é a letra A), que afirma:

"Recomenda-se que seja sempre o mesmo adulto que alimente e cuide dos bebês com menos de seis meses, pois nesta fase o vínculo é fundamental."

Essa afirmação está alinhada com os princípios do referencial, que valoriza a construção de relações afetivas estáveis como base para o desenvolvimento emocional e social das crianças pequenas. A consistência na figura de cuidado promove segurança e confiança, elementos essenciais nessa etapa da vida.

As demais alternativas apresentam equívocos em relação às orientações do documento:

  • B) As aquisições de hábitos alimentares são, sim, parte do processo educativo na escola infantil.
  • C) O horário de sono deve respeitar as necessidades individuais de cada criança, e não ser padronizado.
  • D) Os professores precisam estar preparados para identificar e agir diante de situações de mal-estar das crianças.

Portanto, a alternativa A) é a única que reflete corretamente as recomendações do referencial curricular para a educação infantil brasileira.

Questão 63

O Ministério da Educação e do Desporto (MEC) propôs no final da década de 1990, atendendo às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), um Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Sobre este documento é CORRETO afirmar:

  • A)Um dos princípios do Referencial é o atendimento aos cuidados básicos, à prevenção de doenças e à promoção da saúde.
  • B)O Referencial é uma proposta aberta, flexível e não obrigatória, pois respeita a pluralidade e a diversidade da sociedade brasileira.
  • C)Um dos princípios do Referencial é fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério para a educação infantil.
  • D)O Referencial é uma proposta diretiva e obrigatória, sendo que os sistemas educacionais devem elaborar e implantar seus currículos conforme as referências e orientações nacionais.
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A alternativa correta é B)

O Ministério da Educação e do Desporto (MEC) propôs, no final da década de 1990, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96). Esse documento tem como objetivo nortear as práticas pedagógicas voltadas para crianças de 0 a 6 anos, respeitando as especificidades dessa etapa educacional.

Sobre o Referencial, é CORRETO afirmar que:

  • B) O Referencial é uma proposta aberta, flexível e não obrigatória, pois respeita a pluralidade e a diversidade da sociedade brasileira.

Essa afirmação está correta porque o documento foi elaborado como um guia orientador, e não como uma imposição curricular rígida. Ele reconhece a diversidade cultural, social e regional do Brasil, permitindo que escolas e sistemas de educação adaptem suas propostas pedagógicas de acordo com suas realidades locais.

As demais alternativas apresentam equívocos:

  • A) A promoção da saúde e cuidados básicos, embora importantes, não são princípios centrais do Referencial, mas sim aspectos complementares.
  • C) A formação de professores, apesar de relevante, não é um princípio do documento, e sim uma necessidade para sua implementação.
  • D) O Referencial não é diretivo ou obrigatório, como fica claro em sua proposta flexível e adaptável.

Portanto, a alternativa B é a única que reflete corretamente a natureza do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil como um documento norteador, não obrigatório, que valoriza a diversidade e a autonomia dos educadores e instituições.

Questão 64

Na educação infantil, são recomendações dos Referenciais Curriculares relativas à seleção de conteúdo:

1. Seguir a organização dos eixos de trabalho definidos nos Referenciais, ensinando os conteúdos por eixo específico.
2. Selecionar e adequar os conteúdos organizados por eixo de trabalho de forma que sejam significativos para as crianças.
3. Com vistas a desenvolver determinada capacidade, o professor pode priorizar determinados conteúdos, trabalhando-os em diferentes momentos do ano, voltando a eles diversas vezes ou aprofundando-os a cada vez.
4. Tratar os conteúdos com um fim em si mesmo, devendo contemplar o desenvolvimento de aprendizagem de natureza conceitual, atitudinal e procedimental.
5. Os conteúdos devem ser trabalhados de forma integrada, relacionados entre si para que as crianças possam compreender a realidade na sua complexidade e enriquecer sua percepção sobre ela.

Estão corretas:

  • A)1, 2 e 3, apenas.
  • B)2, 3 e 5, apenas.
  • C)3, 4 e 5, apenas.
  • D)1, 4 e 5, apenas.
  • E)1, 2, 3, 4 e 5.
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A alternativa correta é B)

Na educação infantil, os Referenciais Curriculares estabelecem diretrizes importantes para a seleção de conteúdos, visando uma abordagem pedagógica significativa e integrada. O texto apresentado lista cinco recomendações principais, mas apenas algumas delas estão corretas de acordo com o gabarito fornecido (alternativa B).

A primeira recomendação sugere seguir a organização dos eixos de trabalho definidos nos Referenciais, ensinando os conteúdos por eixo específico. No entanto, essa afirmação não está entre as corretas, pois a seleção de conteúdos deve ir além da simples divisão por eixos, priorizando a significância para as crianças.

Já a segunda recomendação, que propõe selecionar e adequar os conteúdos de forma significativa para as crianças, está correta. Essa abordagem assegura que o aprendizado seja relevante e conectado ao universo infantil, facilitando a assimilação e o desenvolvimento cognitivo.

A terceira recomendação também está correta, pois destaca a importância de priorizar certos conteúdos para desenvolver capacidades específicas, retomando-os em diferentes momentos do ano. Essa prática permite um aprofundamento gradual e consolidação das aprendizagens.

A quarta recomendação, que defende tratar os conteúdos como um fim em si mesmo, contemplando aprendizagens conceituais, atitudinais e procedimentais, não está entre as corretas. Os conteúdos não devem ser vistos isoladamente, mas como parte de um processo integrado de formação.

Por fim, a quinta recomendação está correta, pois reforça a necessidade de trabalhar os conteúdos de forma integrada, relacionando-os para que as crianças compreendam a realidade em sua complexidade. Essa perspectiva favorece uma visão mais ampla e crítica do mundo.

Portanto, as recomendações corretas são a 2, 3 e 5, conforme indicado na alternativa B. Essa seleção reflete uma abordagem pedagógica que valoriza a significância, a priorização estratégica e a integração dos conteúdos, elementos essenciais para uma educação infantil de qualidade.

Questão 65

Conforme Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, a construção da identidade e autonomia da criança está relacionada com os processos sociais que vivencia. Esta construção diz respeito ao conhecimento, desenvolvimento e usos de recursos pessoais frente às diferentes situações de vida. Práticas pedagógicas em maior consonância com esse entendimento são as que privilegiam

  • A)a dimensão técnica do processo educativo.
  • B)o desenvolvimento de conteúdos curriculares historicamente relevantes.
  • C)as condições que permitam às crianças dirigirem suas próprias ações, tendo em vista seus recursos individuais e os limites inerentes ao ambiente.
  • D)as condições metodológicas com foco no papel do professor de observador das aprendizagens espontâneas e prazerosas das crianças.
  • E)o ensino do passo a passo de cada atividade curricular para facilitar a aprendizagem da criança.
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A alternativa correta é C)

Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a construção da identidade e autonomia da criança está intrinsecamente ligada aos processos sociais que ela vivencia. Essa construção não se limita apenas ao conhecimento, mas também envolve o desenvolvimento e a utilização de recursos pessoais para lidar com as diversas situações da vida. Diante disso, as práticas pedagógicas mais alinhadas a essa perspectiva são aquelas que priorizam:

  • A) a dimensão técnica do processo educativo.
  • B) o desenvolvimento de conteúdos curriculares historicamente relevantes.
  • C) as condições que permitam às crianças dirigirem suas próprias ações, considerando seus recursos individuais e os limites do ambiente.
  • D) as condições metodológicas que enfatizam o papel do professor como observador das aprendizagens espontâneas e prazerosas das crianças.
  • E) o ensino passo a passo de cada atividade curricular para facilitar a aprendizagem da criança.

O gabarito correto é C), pois essa alternativa reflete a importância de promover a autonomia da criança, permitindo que ela tome decisões e gerencie suas ações dentro de um contexto que respeita suas capacidades e os limites do ambiente em que está inserida.

Questão 66

Entre outras concepções apresentadas no Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, educar a criança refere-se

  • A)aos cuidados relativos às suas necessidades físicas.
  • B)ao ensino centrado no desenvolvimento de sua capacidade cognitiva.
  • C)ao ensino estruturado a partir das linguagens escrita, científica, artística e matemática.
  • D)aos cuidados, brincadeiras e aprendizagens integradas, de modo a contribuir para o seu desenvolvimento integral.
  • E)ao convívio prazeroso entre as crianças, o que torna a escola um espaço de atividades pedagógicas produtivas.
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A alternativa correta é D)

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) estabelece uma visão abrangente sobre o processo educativo na primeira infância, destacando a importância de uma abordagem integrada que vá além dos aspectos cognitivos ou físicos isoladamente. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra D), que sintetiza essa perspectiva ao afirmar que educar a criança envolve "cuidados, brincadeiras e aprendizagens integradas, de modo a contribuir para o seu desenvolvimento integral".

Essa concepção reconhece que a educação infantil não pode ser reduzida a um único aspecto do desenvolvimento, como o físico (alternativa A)) ou o cognitivo (alternativa B)), nem mesmo a um currículo estruturado exclusivamente em linguagens específicas (alternativa C)). Embora o convívio social prazeroso (alternativa E)) seja um elemento importante, ele não engloba toda a complexidade do processo educativo proposto pelo RCNEI.

A ênfase no desenvolvimento integral reflete a compreensão de que a criança é um ser multidimensional, cujo crescimento saudável depende da interação entre aspectos emocionais, sociais, físicos e intelectuais. Brincadeiras, cuidados básicos e experiências de aprendizagem são entendidos como indissociáveis, garantindo que a criança se desenvolva de maneira harmoniosa e significativa.

Questão 67

No Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) – volume 2 – Formação Pessoal e Social, além da imitação e do faz-de-conta, qual é o outro recurso fundamental no processo de construção do sujeito?

  • A)A oposição.
  • B)A obediência.
  • C)A sujeição.
  • D)A heteronomia.
  • E)A dedicação.
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A alternativa correta é A)

No Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), volume 2, dedicado à Formação Pessoal e Social, são destacados três recursos fundamentais no processo de construção do sujeito: a imitação, o faz-de-conta e a oposição. Esses elementos desempenham um papel essencial no desenvolvimento infantil, permitindo que a criança explore diferentes papéis, relações e formas de interação com o mundo ao seu redor.

Enquanto a imitação e o faz-de-conta são amplamente reconhecidos como mecanismos de aprendizagem e socialização, a oposição surge como um recurso igualmente importante. Através dela, a criança começa a estabelecer sua individualidade, testando limites, questionando regras e afirmando sua autonomia. Esse processo de contraposição é natural e saudável, pois contribui para a formação da identidade e para a compreensão das dinâmicas sociais.

As demais alternativas apresentadas — obediência, sujeição, heteronomia e dedicação — não são consideradas recursos fundamentais nesse contexto. Pelo contrário, algumas delas representam justamente conceitos opostos ao desenvolvimento da autonomia e da construção ativa do sujeito, como é o caso da heteronomia e da sujeição.

Portanto, a resposta correta é A) A oposição, pois ela desempenha um papel central na formação pessoal e social da criança, conforme descrito no referencial curricular.

Questão 68

Para que as crianças possam aprender a gerenciar suas ações e julgamentos conforme princípios outros que não o da simples obediência, e para que possam ter noção da importância da reciprocidade e da cooperação numa sociedade que se propõe a atender o bem comum, é preciso que exercitem o autogoverno, usufruindo de gradativa independência para agir, tendo condições de escolher e tomar decisões, participando do estabelecimento de regras e sanções (RCNEI, 1998, Volume 2).
Nessa perspectiva e conforme o documento supracitado, a passagem da heteronomia para a autonomia supõe

  • A)recursos financeiros (dinheiro) e administrativos (normatizações)
  • B)recursos materiais (fichas) e didáticos (jogos educativos)
  • C)recursos internos (afetivos e cognitivos) e externos (sociais e culturais)
  • D)recursos judiciais (legislação) e financeiros (dinheiro)
  • E)recursos didáticos (jogos educativos) e pedagógicos (atividades individuais e coletivas)
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A alternativa correta é C)

O desenvolvimento da autonomia infantil é um processo complexo que envolve múltiplos fatores, conforme destacado no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998). A transição da heteronomia para a autonomia requer uma abordagem integrada que considere tanto aspectos internos quanto externos ao indivíduo.

Conforme o documento mencionado, a alternativa correta é a C), que aponta para a necessidade de recursos internos (afetivos e cognitivos) e externos (sociais e culturais). Esta escolha reflete a compreensão de que a construção da autonomia não se limita a materiais ou normas externas, mas envolve principalmente:

  • O desenvolvimento emocional e intelectual da criança
  • A interação com seu ambiente social e cultural
  • A vivência de situações que permitam o exercício da escolha e da responsabilidade
  • A construção de valores por meio de relações de reciprocidade

As outras alternativas, embora possam contribuir indiretamente para o processo educativo, não abordam a essência da questão da autonomia como um fenômeno que emerge da interação entre fatores psicológicos individuais e contextos relacionais significativos.

Questão 69

Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI – estão definidos os princípios que devem nortear os PPP’s das IEI, quais sejam:

I. Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum.

II. Princípios dos Direitos e Deveres de Cidadania, do Exercício da Criticidade e do Respeito à Ordem Democrática.

III. Princípios Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, da Ludicidade e da Diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais.

IV. Princípios Religiosos, de Identidades Culturais e Políticas e de Formação Democrática.

Estão corretas apenas as afirmativas:


  • A)I, II, III, IV
  • B)I, III, IV
  • C)II, III
  • D)I, II, IV
  • E)I, II, III
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A alternativa correta é E)

O texto apresenta os princípios que devem nortear os Projetos Político-Pedagógicos (PPP's) das Instituições de Educação Infantil (IEI), conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). São eles:

I. Princípios Éticos: Autonomia, Responsabilidade, Solidariedade e Respeito ao Bem Comum.

II. Princípios Políticos: Direitos e Deveres de Cidadania, Exercício da Criticidade e Respeito à Ordem Democrática.

III. Princípios Estéticos: Sensibilidade, Criatividade, Ludicidade e Diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais.

O quarto item mencionado no texto, Princípios Religiosos, de Identidades Culturais e Políticas e de Formação Democrática, não está incluído nas DCNEI como um princípio norteador dos PPP's.

Portanto, as afirmativas corretas são I, II e III, correspondendo à alternativa E).

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Questão 70

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) Constitui-se em um conjunto de normas pedagógicas que visam contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade.

( ) Tem a função de contribuir com as políticas e programas de Educação Infantil, socializando informações, discussões e pesquisas, subsidiando o trabalho educativo de técnicos, professores e demais profissionais da Educação Infantil e apoiando os sistemas de ensino estaduais e municipais.

( ) Possui um conjunto de propostas, diversas e heterogêneas quanto à sociedade brasileira, refletindo o nível de articulação de instâncias determinantes na construção de um projeto educativo para a Educação Infantil.

( ) Este documento foi elaborado pelo Ministério da Educação e do Desporto e está em consonância com a LDB atual.

A sequência está correta em:

  • A)F, V, F, F
  • B)V, F, F, F
  • C)V, V, V, F
  • D)F, F, V, F
  • E)F, V, V, V
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A alternativa correta é E)

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( F ) Constitui-se em um conjunto de normas pedagógicas que visam contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade.

( V ) Tem a função de contribuir com as políticas e programas de Educação Infantil, socializando informações, discussões e pesquisas, subsidiando o trabalho educativo de técnicos, professores e demais profissionais da Educação Infantil e apoiando os sistemas de ensino estaduais e municipais.

( V ) Possui um conjunto de propostas, diversas e heterogêneas quanto à sociedade brasileira, refletindo o nível de articulação de instâncias determinantes na construção de um projeto educativo para a Educação Infantil.

( V ) Este documento foi elaborado pelo Ministério da Educação e do Desporto e está em consonância com a LDB atual.

A sequência está correta em:

  • A) F, V, F, F
  • B) V, F, F, F
  • C) V, V, V, F
  • D) F, F, V, F
  • E) F, V, V, V

O gabarito correto é E).

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