Para que as crianças possam aprender a gerenciar suas ações e julgamentos conforme princípios outros que não o da simples obediência, e para que possam ter noção da importância da reciprocidade e da cooperação numa sociedade que se propõe a atender o bem comum, é preciso que exercitem o autogoverno, usufruindo de gradativa independência para agir, tendo condições de escolher e tomar decisões, participando do estabelecimento de regras e sanções (RCNEI, 1998, Volume 2). Nessa perspectiva e conforme o documento supracitado, a passagem da heteronomia para a autonomia supõe
Para que as crianças possam aprender a gerenciar suas ações e julgamentos conforme princípios outros que não o da simples obediência, e para que possam ter noção da importância da reciprocidade e da cooperação numa sociedade que se propõe a atender o bem comum, é preciso que exercitem o autogoverno, usufruindo de gradativa independência para agir, tendo condições de escolher e tomar decisões, participando do estabelecimento de regras e sanções (RCNEI, 1998, Volume 2).
Nessa perspectiva e conforme o documento supracitado, a passagem da heteronomia para a autonomia supõe
- A)recursos financeiros (dinheiro) e administrativos (normatizações)
- B)recursos materiais (fichas) e didáticos (jogos educativos)
- C)recursos internos (afetivos e cognitivos) e externos (sociais e culturais)
- D)recursos judiciais (legislação) e financeiros (dinheiro)
- E)recursos didáticos (jogos educativos) e pedagógicos (atividades individuais e coletivas)
Resposta:
A alternativa correta é C)
O desenvolvimento da autonomia infantil é um processo complexo que envolve múltiplos fatores, conforme destacado no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998). A transição da heteronomia para a autonomia requer uma abordagem integrada que considere tanto aspectos internos quanto externos ao indivíduo.
Conforme o documento mencionado, a alternativa correta é a C), que aponta para a necessidade de recursos internos (afetivos e cognitivos) e externos (sociais e culturais). Esta escolha reflete a compreensão de que a construção da autonomia não se limita a materiais ou normas externas, mas envolve principalmente:
- O desenvolvimento emocional e intelectual da criança
- A interação com seu ambiente social e cultural
- A vivência de situações que permitam o exercício da escolha e da responsabilidade
- A construção de valores por meio de relações de reciprocidade
As outras alternativas, embora possam contribuir indiretamente para o processo educativo, não abordam a essência da questão da autonomia como um fenômeno que emerge da interação entre fatores psicológicos individuais e contextos relacionais significativos.
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