Sobre o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, é CORRETO afirmar:
Sobre o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, é CORRETO afirmar:
- A)o uso do Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil faz sentido mesmo que não traduza a vontade dos sujeitos envolvidos com a educação das crianças.
- B)é um programa curricular elaborado pelo Ministério da Educação, com respaldo legal e que deverá ser usado de forma obrigatória para subsidiar os sistemas educacionais.
- C)é uma proposta aberta, flexível e não obrigatória, que poderá subsidiar os sistemas educacionais.
- D)não possui caráter orientador, mas regulador, na medida em que existe a obrigatoriedade para sua execução, de ações na busca da melhoria da qualidade da educação infantil brasileira.
- E)não considera a pluralidade e diversidade da sociedade brasileira e das diversas propostas curriculares de educação infantil existentes.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Sobre o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, é CORRETO afirmar:
- C) é uma proposta aberta, flexível e não obrigatória, que poderá subsidiar os sistemas educacionais.
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) foi elaborado pelo Ministério da Educação como um documento orientador, mas não impositivo. Sua natureza é flexível, permitindo que escolas e sistemas educacionais adaptem suas diretrizes conforme as necessidades locais e as particularidades de cada comunidade. Diferentemente de um currículo rígido, o RCNEI serve como base para reflexão e construção de propostas pedagógicas que respeitem a diversidade e a pluralidade da educação infantil no Brasil.
As demais alternativas estão incorretas porque:
- A) O RCNEI só faz sentido se for contextualizado e incorporado de forma significativa pelos educadores e instituições.
- B) Ele não é obrigatório, mas sim uma referência para auxiliar na elaboração de currículos.
- D) Seu caráter é orientador, não regulador, pois não impõe obrigatoriedade de execução.
- E) Pelo contrário, o documento considera a diversidade brasileira e as diferentes propostas curriculares existentes.
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