A atual sociedade telemática é um produto das revoluções da informação e da comunicação, que “integram recursos das telecomunicações (telefonia, satélite, cabo, fibras ópticas etc.) e da informática (computadores, periféricos, softwares e sistemas de redes) e possibilitam o processamento, a compressão, o armazenamento e a comunicação de grandes quantidades de dados (nos formatos texto, imagem e som), em curto prazo de tempo, entre usuários localizados em qualquer ponto do Planeta”. Os efeitos dessas revoluções incidem sobre a educação escolar e funcionam como ameaça à autoridade docente, quando:I. A cultura da imagem substitui a cultura tipográfica; II.A educação não-presencial justifica a substituição da escola herdeira do iluminismo; III. O hipertexto transforma a sala de aula num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos; IV. Os meios de comunicação reproduzem a dominação cultural. Estão corretas as proposições:
A atual sociedade telemática é um produto das revoluções da informação e da comunicação, que “integram recursos das telecomunicações (telefonia, satélite, cabo, fibras ópticas etc.) e da informática (computadores, periféricos, softwares e sistemas de redes) e possibilitam o processamento, a compressão, o armazenamento e a comunicação de grandes quantidades de dados (nos formatos texto, imagem e som), em curto prazo de tempo, entre usuários localizados em qualquer ponto do Planeta”. Os efeitos dessas revoluções incidem sobre a educação escolar e funcionam como ameaça à autoridade docente, quando:
I. A cultura da imagem substitui a cultura tipográfica;
II.A educação não-presencial justifica a substituição da escola herdeira do iluminismo;
III. O hipertexto transforma a sala de aula num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos;
IV. Os meios de comunicação reproduzem a dominação cultural.
Estão corretas as proposições:
- A)I e III
- B)I e II e III
- C)I e II
- D)II, III e IV
- E)II e IV
Resposta:
A alternativa correta é B)
A sociedade telemática contemporânea é resultado direto das transformações tecnológicas que redefiniram as formas de comunicação e acesso à informação. Como apontado no texto, essa integração entre telecomunicações e informática revolucionou a maneira como os dados são processados, armazenados e compartilhados em escala global. Esse cenário traz impactos profundos para a educação, especialmente no que diz respeito ao papel tradicional do professor e da escola.
As proposições apresentadas destacam alguns desses efeitos:
- A cultura da imagem de fato substitui a cultura tipográfica, deslocando a centralidade do texto escrito como principal meio de transmissão do conhecimento.
- A educação não-presencial questiona a necessidade da escola tradicional, herdeira dos ideais iluministas, ao oferecer alternativas de aprendizagem mediadas pela tecnologia.
- O hipertexto e as novas dinâmicas de interação transformam a sala de aula em um ambiente mais colaborativo, onde alunos e professores assumem papéis menos hierárquicos.
Embora a quarta proposição também aborde um aspecto relevante – a reprodução da dominação cultural pelos meios de comunicação –, ela não está diretamente relacionada à ameaça à autoridade docente, que é o foco da questão. Portanto, as alternativas corretas são I, II e III, conforme indicado pelo gabarito B).
Essa análise reforça a necessidade de repensar o modelo educacional diante das mudanças tecnológicas, sem perder de vista os desafios de manter a qualidade e a equidade no processo de ensino-aprendizagem.
Deixe um comentário