A introdução de novas tecnologias na educação não implica necessariamente novas práticas pedagógicas. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
A introdução de novas tecnologias na educação não implica necessariamente novas práticas pedagógicas. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
- A)Os livros eletrônicos, tutoriais-multimídia e cursos a distância disponíveis na Internet estão revolucionando o processo de ensino e aprendizagem.
- B)Se as novas tecnologias não implicam novas práticas pedagógicas nem vice-versa, é correto afirmar que não há relação entre essas duas instâncias.
- C)Quando as novas tecnologias são usadas apenas como instrumento, sua função é inócua, pois não fazem repensar os demais elementos envolvidos no processo educativo.
- D)As novas práticas pedagógicas implicam o uso de novas tecnologias, confiando à tecnologia educacional a renovação da educação.
- E)As aulas em vídeo, iguais às da escola tradicional, ou as que utilizam textos em microcomputadores, interativos e autoinstrutivos superam as informações dos livros existentes nas estantes escolares.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A introdução de novas tecnologias na educação é um tema complexo que exige uma reflexão crítica sobre seu impacto real nas práticas pedagógicas. A alternativa correta, C), destaca um ponto fundamental: o uso meramente instrumental dessas ferramentas não promove transformações significativas no processo educativo.
Quando as tecnologias são adotadas sem uma revisão dos métodos de ensino, dos papeis do professor e do aluno, e dos objetivos da aprendizagem, elas se tornam superficiais. A simples substituição de um livro por um tablet ou de uma aula presencial por uma videoaula não garante, por si só, uma melhoria na qualidade da educação.
O problema central está na concepção de que a tecnologia, por si mesma, revoluciona a educação. Na verdade, o potencial transformador está no modo como essas ferramentas são integradas a propostas pedagógicas inovadoras, que repensem todo o ecossistema educacional. Caso contrário, corremos o risco de perpetuar modelos tradicionais apenas com novos suportes tecnológicos.
Portanto, a alternativa C) corretamente aponta que o uso não-reflexivo das tecnologias é inócuo, pois não provoca a necessária reinvenção das práticas educativas. As demais alternativas ou superestimam o papel da tecnologia (A, D, E) ou negam completamente sua relação com a pedagogia (B), posições igualmente problemáticas.
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