Afirmações como: “Não faz sentido, por exemplo, ver o crescimento de uma semente numa animação se podemos ter a experiência real.” (Nova Escola, Um guia sobre o uso de tecnologias na sala de aula. Ed. 223. Junho/2009.) e “O uso de diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho. O professor se especializar para melhorar sua didática é insuficiente hoje (…)” (Nova Escola. A conexão que faz a diferença . Gestão escolar. Abril/2008), nos levam a refletir sobre a aplicabilidade das novas tecnologias como recursos didát icos na educação. Especializar-se com o fim de utilizar novas tecnologias não é suficiente, é preciso não só saber utilizá-las, mas também é necessário saber como e quando aplicá-las. Professores com uma prática bancária e autoritária, por exemplo, tendem a distorcer o uso didático das novas tecnologias em educação utilizando-as para:I. Reproduzi r o conhecimento formal especificado no currículo. II. Explorar novas formas de aprendizagem tornando-asmais significativas. III. Reforçar o ensino tradicional e sua prática unilateral. IV. Adequar a sua apresentação de conteúdos à nova realidade. V. Incentivar a interação do aluno com o conhecimento. Estão corretas apenas as afirmativas:
Afirmações como: “Não faz sentido, por exemplo, ver o crescimento de uma semente numa animação se podemos ter a experiência real.” (Nova Escola, Um guia sobre o uso de tecnologias na sala de aula. Ed. 223. Junho/2009.) e “O uso de diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho. O professor se especializar para melhorar sua didática é insuficiente hoje (…)” (Nova Escola. A conexão que faz a diferença . Gestão escolar. Abril/2008), nos levam a refletir sobre a aplicabilidade das novas tecnologias como recursos didát icos na educação. Especializar-se com o fim de utilizar novas tecnologias não é suficiente, é preciso não só saber utilizá-las, mas também é necessário saber como e quando aplicá-las. Professores com uma prática bancária e autoritária, por exemplo, tendem a distorcer o uso didático das novas tecnologias em educação utilizando-as para:
I. Reproduzi r o conhecimento formal especificado no currículo.
II. Explorar novas formas de aprendizagem tornando-asmais significativas.
III. Reforçar o ensino tradicional e sua prática unilateral.
IV. Adequar a sua apresentação de conteúdos à nova realidade.
V. Incentivar a interação do aluno com o conhecimento.
Estão corretas apenas as afirmativas:
- A)IV e V.
- B)II e III.
- C)I e V.
- D)I e III.
- E)II e IV.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O debate sobre o uso de tecnologias na educação é fundamental para compreender como esses recursos podem ser aplicados de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem. As citações apresentadas destacam a importância de não apenas dominar as ferramentas tecnológicas, mas também de saber integrá-las de maneira pedagógica, evitando práticas tradicionais que limitam seu potencial.
No contexto apresentado, professores com uma abordagem bancária e autoritária tendem a utilizar as novas tecnologias de forma distorcida, reforçando métodos tradicionais em vez de explorar suas possibilidades inovadoras. Analisando as afirmativas:
- I. Reproduzir o conhecimento formal especificado no currículo: Correta, pois uma prática bancária prioriza a transmissão unilateral de conteúdo, sem questionamento ou interação crítica.
- II. Explorar novas formas de aprendizagem tornando-as mais significativas: Incorreta, pois essa abordagem exige uma postura dialógica e aberta, incompatível com o ensino autoritário.
- III. Reforçar o ensino tradicional e sua prática unilateral: Correta, já que a visão bancária mantém o professor como detentor exclusivo do saber, usando a tecnologia apenas como suporte para essa dinâmica.
- IV. Adequar a sua apresentação de conteúdos à nova realidade: Incorreta, pois adaptar-se à realidade demanda flexibilidade, algo contrário à rigidez da educação bancária.
- V. Incentivar a interação do aluno com o conhecimento: Incorreta, uma vez que essa interação pressupõe autonomia, não alinhada com práticas autoritárias.
Portanto, as afirmativas corretas são I e III, correspondendo à alternativa D). Isso reforça a necessidade de repensar não apenas o uso da tecnologia, mas também as metodologias de ensino, garantindo que esses recursos sejam aliados de uma educação transformadora.
Deixe um comentário