Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Afirmações como: “Não faz sentido, por exemplo, ver o crescimento de uma semente numa animação se podemos ter a experiência real.” (Nova Escola, Um guia sobre o uso de tecnologias na sala de aula. Ed. 223. Junho/2009.) e “O uso de diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho. O professor se especializar para melhorar sua didática é insuficiente hoje (…)” (Nova Escola. A conexão que faz a diferença . Gestão escolar. Abril/2008), nos levam a refletir sobre a aplicabilidade das novas tecnologias como recursos didát icos na educação. Especializar-se com o fim de utilizar novas tecnologias não é suficiente, é preciso não só saber utilizá-las, mas também é necessário saber como e quando aplicá-las. Professores com uma prática bancária e autoritária, por exemplo, tendem a distorcer o uso didático das novas tecnologias em educação utilizando-as para:I. Reproduzi r o conhecimento formal especificado no currículo. II. Explorar novas formas de aprendizagem tornando-asmais significativas. III. Reforçar o ensino tradicional e sua prática unilateral. IV. Adequar a sua apresentação de conteúdos à nova realidade. V. Incentivar a interação do aluno com o conhecimento. Estão corretas apenas as afirmativas:

Afirmações como: “Não faz sentido, por exemplo, ver o crescimento de uma semente numa animação se podemos ter a experiência real.” (Nova Escola, Um guia sobre o uso de tecnologias na sala de aula. Ed. 223. Junho/2009.) e “O uso de diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho. O professor se especializar para melhorar sua didática é insuficiente hoje (…)” (Nova Escola. A conexão que faz a diferença . Gestão escolar. Abril/2008), nos levam a refletir sobre a aplicabilidade das novas tecnologias como recursos didát icos na educação. Especializar-se com o fim de utilizar novas tecnologias não é suficiente, é preciso não só saber utilizá-las, mas também é necessário saber como e quando aplicá-las. Professores com uma prática bancária e autoritária, por exemplo, tendem a distorcer o uso didático das novas tecnologias em educação utilizando-as para:

I. Reproduzi r o conhecimento formal especificado no currículo.

II. Explorar novas formas de aprendizagem tornando-asmais significativas.

III. Reforçar o ensino tradicional e sua prática unilateral.

IV. Adequar a sua apresentação de conteúdos à nova realidade.

V. Incentivar a interação do aluno com o conhecimento.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Resposta:

A alternativa correta é D)

O debate sobre o uso de tecnologias na educação é fundamental para compreender como esses recursos podem ser aplicados de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem. As citações apresentadas destacam a importância de não apenas dominar as ferramentas tecnológicas, mas também de saber integrá-las de maneira pedagógica, evitando práticas tradicionais que limitam seu potencial.

No contexto apresentado, professores com uma abordagem bancária e autoritária tendem a utilizar as novas tecnologias de forma distorcida, reforçando métodos tradicionais em vez de explorar suas possibilidades inovadoras. Analisando as afirmativas:

  • I. Reproduzir o conhecimento formal especificado no currículo: Correta, pois uma prática bancária prioriza a transmissão unilateral de conteúdo, sem questionamento ou interação crítica.
  • II. Explorar novas formas de aprendizagem tornando-as mais significativas: Incorreta, pois essa abordagem exige uma postura dialógica e aberta, incompatível com o ensino autoritário.
  • III. Reforçar o ensino tradicional e sua prática unilateral: Correta, já que a visão bancária mantém o professor como detentor exclusivo do saber, usando a tecnologia apenas como suporte para essa dinâmica.
  • IV. Adequar a sua apresentação de conteúdos à nova realidade: Incorreta, pois adaptar-se à realidade demanda flexibilidade, algo contrário à rigidez da educação bancária.
  • V. Incentivar a interação do aluno com o conhecimento: Incorreta, uma vez que essa interação pressupõe autonomia, não alinhada com práticas autoritárias.

Portanto, as afirmativas corretas são I e III, correspondendo à alternativa D). Isso reforça a necessidade de repensar não apenas o uso da tecnologia, mas também as metodologias de ensino, garantindo que esses recursos sejam aliados de uma educação transformadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *