As Tecnologias de Informação estão cada vez mais ganhando espaço nas escolas e nas empresas no que tange a ambientes virtuais de aprendizagem. Diante desta constatação, analise a veracidade das assertivas abaixo e julgue-as posteriormente, conforme as alternativas: I. Viabilizam a relação entre os estudantes e os temas a serem estudados e debatidos, uma vez que fornece a estrutura para diferentes concepções arquiteturais de distribuição dos conteúdos. II. O material didático on-line reflete estratégias de criação, de diálogo e de coautoria dos estudantes em processos colaborativos a partir do Desenho Pedagógico. III. São três os elementos determinantes do desenho pedagógico de um curso à distância: as concepções de aprendizagem e avaliação, os materiais didáticos e os dispositivos de comunicação. IV. Desenhos pedagógicos com baixa interatividade concebem o conhecimento como algo a repassar e ignoram as potencialidades disponibilizadas pelas atuais tecnologias.
As Tecnologias de Informação estão cada vez mais ganhando espaço nas escolas e nas empresas no que tange a ambientes virtuais de aprendizagem. Diante desta constatação, analise a veracidade das assertivas abaixo e julgue-as posteriormente, conforme as alternativas:
I. Viabilizam a relação entre os estudantes e os temas a serem estudados e debatidos, uma vez que fornece a estrutura para diferentes concepções arquiteturais de distribuição dos conteúdos.
II. O material didático on-line reflete estratégias de criação, de diálogo e de coautoria dos estudantes em processos colaborativos a partir do Desenho Pedagógico.
III. São três os elementos determinantes do desenho pedagógico de um curso à distância: as concepções de aprendizagem e avaliação, os materiais didáticos e os dispositivos de comunicação.
IV. Desenhos pedagógicos com baixa interatividade concebem o conhecimento como algo a repassar e ignoram as potencialidades disponibilizadas pelas atuais tecnologias.
- A)Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
- B)Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
- C)Apenas a assertiva I está correta.
- D)Todas as assertivas estão corretas.
- E)Apenas a assertiva II está correta.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O avanço das Tecnologias de Informação (TI) no contexto educacional e corporativo tem transformado significativamente os ambientes virtuais de aprendizagem. Diante das assertivas apresentadas, é possível analisar cada uma delas para compreender sua veracidade e relação com a realidade atual.
Assertiva I: A afirmação de que as tecnologias viabilizam a relação entre estudantes e os temas estudados, fornecendo estruturas para diferentes concepções arquiteturais de distribuição de conteúdo, está correta. Plataformas digitais permitem a organização flexível do conhecimento, adaptando-se a diversos modelos pedagógicos e necessidades dos alunos.
Assertiva II: O material didático on-line de fato reflete estratégias de criação, diálogo e coautoria em processos colaborativos, alinhados ao Desenho Pedagógico. Ferramentas como fóruns, wikis e ambientes de compartilhamento incentivam a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento.
Assertiva III: A afirmação sobre os três elementos determinantes do desenho pedagógico (concepções de aprendizagem e avaliação, materiais didáticos e dispositivos de comunicação) está correta. Esses pilares são essenciais para estruturar cursos à distância de forma eficiente e alinhada às necessidades educacionais.
Assertiva IV: Desenhos pedagógicos com baixa interatividade realmente tendem a tratar o conhecimento como algo estático a ser repassado, subutilizando as potencialidades das tecnologias atuais. Modelos mais dinâmicos e interativos são fundamentais para aproveitar plenamente os recursos digitais disponíveis.
Portanto, todas as assertivas estão corretas, conforme indicado pela alternativa D). A integração das tecnologias na educação exige não apenas infraestrutura, mas também uma abordagem pedagógica bem planejada, que considere interatividade, colaboração e adaptação às novas possibilidades oferecidas pelo ambiente digital.
Deixe um comentário