Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Atualmente os jovens utilizam as tecnologias para ter acesso a uma quantidade cada vez maior de informações, embora alguns estudos mostrem que eles utilizam de forma ineficiente. Sobre o uso das tecnologias, podemos afirmar que

Atualmente os jovens utilizam as tecnologias para ter acesso a uma quantidade cada vez maior de informações, embora alguns estudos mostrem que eles utilizam de forma ineficiente. Sobre o uso das tecnologias, podemos afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é E)

Atualmente, os jovens estão imersos em um mundo tecnológico que oferece acesso a uma quantidade sem precedentes de informações. No entanto, pesquisas indicam que muitos não utilizam essas ferramentas de forma eficiente, desperdiçando seu potencial para o aprendizado e o desenvolvimento pessoal. Diante desse cenário, é fundamental refletir sobre o papel das tecnologias na educação e como elas estão transformando as instituições de ensino.

Entre as alternativas apresentadas, a opção correta é a E), que afirma que as tecnologias estão sendo usadas para modificar a escola e a universidade, tanto em termos de flexibilidade quanto na gestão do processo de ensino-aprendizagem. Essa afirmação está alinhada com as tendências educacionais contemporâneas, que buscam integrar ferramentas digitais para personalizar o ensino, promover a colaboração e otimizar a administração educacional.

As outras alternativas apresentam visões distorcidas ou limitadas sobre o impacto da tecnologia na educação. A alternativa A) sugere que o professor está perdendo importância, o que não é verdade – na realidade, o educador assume um papel ainda mais crucial como mediador e orientador em um ambiente tecnológico. A alternativa B) é equivocada ao afirmar que a tecnologia elimina todas as dificuldades, quando, na verdade, ela introduz novos desafios, como a necessidade de capacitação docente e o combate à desinformação. Já a alternativa C) reduz a tecnologia a máquinas e técnicas, ignorando seu potencial pedagógico e transformador. Por fim, a alternativa D) superestima a presença de laboratórios como indicador de mudança na essência da escola, quando, na prática, a transformação depende muito mais da abordagem pedagógica do que apenas da infraestrutura.

Portanto, a resposta correta reforça que a tecnologia não é apenas uma ferramenta auxiliar, mas um agente de mudança na educação, promovendo maior flexibilidade, inovação e eficiência no ensino e na aprendizagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *