Com relação ao uso das novas tecnologias em sala de aula, analise as afirmativas a seguir. I. É pouco frequente, uma vez que não é útil na exploração dos conteúdos e na melhoria da aprendizagem. II. Aproxima alunos e professores ao introduzir um componente lúdico às aulas. III. Sua utilização é dificultada pela falta de infraestrutura das escolas e a formação deficiente dos professores.Assinale:
Com relação ao uso das novas tecnologias em sala de aula, analise as afirmativas a seguir.
I. É pouco frequente, uma vez que não é útil na exploração dos conteúdos e na melhoria da aprendizagem.
II. Aproxima alunos e professores ao introduzir um componente lúdico às aulas.
III. Sua utilização é dificultada pela falta de infraestrutura das escolas e a formação deficiente dos professores.
Assinale:
- A)se somente a afirmativa I estiver correta
- B)se somente a afirmativa II estiver correta
- C)se somente a afirmativa III estiver correta.
- D)se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
- E)se todas as afirmativas estiverem corretas.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O uso das novas tecnologias em sala de aula é um tema que gera discussões acaloradas no campo educacional. Ao analisar as afirmativas apresentadas, é possível identificar que algumas delas refletem desafios e benefícios reais dessa integração, enquanto outras carecem de fundamentação.
A afirmativa I é incorreta, pois as novas tecnologias têm se mostrado cada vez mais frequentes no ambiente escolar, justamente por sua capacidade de enriquecer a exploração de conteúdos e potencializar a aprendizagem. Ferramentas digitais, quando bem utilizadas, podem tornar o processo de ensino mais dinâmico e significativo.
Já a afirmativa II está correta. A introdução de tecnologias na educação pode, de fato, aproximar alunos e professores ao incorporar elementos lúdicos e interativos nas aulas. Plataformas educacionais, jogos digitais e recursos multimídia são exemplos de como a tecnologia pode tornar o aprendizado mais atraente e colaborativo.
A afirmativa III também está correta, pois aponta para dois obstáculos reais na implementação tecnológica nas escolas: a infraestrutura inadequada (como falta de equipamentos ou conexão de internet) e a formação insuficiente de muitos professores para lidar com essas ferramentas. Esses fatores limitam o potencial das tecnologias na educação.
Portanto, a alternativa D é a correta, já que apenas as afirmativas II e III apresentam argumentos válidos sobre o uso das novas tecnologias em sala de aula.
Deixe um comentário