Com relação ao uso das tecnologias da informação (TICs) em educação corporativa, julgue os itens a seguir. A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, embora intensifique a comunicação síncrona e assíncrona entre estudantes e professores, o que torna o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e personalizado, dificulta o processo de gestão da informação, dada a ausência de recursos nesses ambientes para a organização e consulta das informações armazenadas.
Com relação ao uso das tecnologias da informação (TICs) em educação corporativa, julgue os itens a seguir.
A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, embora intensifique a comunicação síncrona e assíncrona entre estudantes e professores, o que torna o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e personalizado, dificulta o processo de gestão da informação, dada a ausência de recursos nesses ambientes para a organização e consulta das informações armazenadas.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
Análise sobre o uso de TICs na educação corporativa
A afirmação apresentada sugere que os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) dificultam a gestão da informação devido à ausência de recursos para organização e consulta. No entanto, essa perspectiva não condiz com a realidade atual das plataformas de educação digital.
Os modernos sistemas de gestão de aprendizagem (LMS), como Moodle, Blackboard ou Canvas, são justamente projetados para:
- Armazenar e organizar conteúdos de forma estruturada
- Permitir buscas eficientes por materiais
- Oferecer ferramentas de catalogação e indexação
- Disponibilizar relatórios e análises de acesso
Na verdade, os AVAs facilitam a gestão da informação educacional através de:
- Sistemas de classificação por tags e metadados
- Repositórios centralizados de documentos
- Ferramentas de acompanhamento do progresso dos alunos
- Mecanismos de versionamento de conteúdo
Portanto, a afirmação original está errada, pois os ambientes virtuais de aprendizagem modernos não apenas não dificultam, como na verdade potencializam a gestão da informação educacional quando bem implementados.
Deixe um comentário