Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considerando as diferentes formas e tecnologias de educaçãocontinuada dos profissionais da escola, julgue os itens subsecutivos. A possibilidade de o aprendiz ou participante traçar seu caminho único e individual no processo de aprendizagem ocasiona, muitas vezes, a perda da sua motivação para aprender, o que é uma desvantagem da educação a distância.

Considerando as diferentes formas e tecnologias de educação
continuada dos profissionais da escola, julgue os itens subsecutivos.

A possibilidade de o aprendiz ou participante traçar seu caminho único e individual no processo de aprendizagem ocasiona, muitas vezes, a perda da sua motivação para aprender, o que é uma desvantagem da educação a distância.

Resposta:

A alternativa correta é E)

Considerando as diferentes formas e tecnologias de educação continuada dos profissionais da escola, é importante analisar criticamente as afirmações sobre os métodos de aprendizagem, especialmente no contexto da educação a distância.

A afirmação de que a possibilidade de o aprendiz traçar seu próprio caminho no processo de aprendizagem resulta na perda de motivação é equivocada. Pelo contrário, a flexibilidade e a personalização são frequentemente apontadas como vantagens da educação a distância, pois permitem que o estudante adapte seu ritmo e interesses ao processo educativo.

Diversos estudos demonstram que a autonomia no aprendizado tende a aumentar o engajamento e a motivação, desde que o aluno receba o suporte adequado e tenha clareza sobre seus objetivos. A falta de motivação, quando ocorre, está mais relacionada a fatores como isolamento social ou falta de estrutura do que à liberdade de escolha.

Portanto, o gabarito correto é E) ERRADO, pois a afirmação não reflete a realidade da educação a distância quando bem implementada, com recursos e metodologias que valorizam a autonomia sem abandonar o acompanhamento pedagógico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *