Durante a discussão promovida entre educadores de uma escola, três professores apresentaram os seguintes comentários:Professor X: — É preciso lutar por uma maior valorização da escola, superando a perda de espaço na vida das crianças e dos adolescentes. Passo mais tempo pedindo para eles desligarem seus aparelhos — se desconectarem —, do que trabalhando os conteúdos das aulas. Professor Y: — Na verdade, a escola não consegue acompanhar as mudanças advindas, sobretudo, do processo de automação que é galopante! Sinto-me desafiado todo o tempo pelas inúmeras possibilidades que eles apresentam. Professor Z: — Eu vejo a comunidade discente afastada das propostas pedagógicas, dedicando seu tempo livre para dominar os recursos dos iPods e iPad… Vejo uma mudança bem agressiva no comportamento dessa garotada. A partir desses relatos e do diagnóstico realizado sobre outras aprendizagens e tecnologias, um dos temas em destaque para o fórum permanente da escola foi a interação da comunidade escolar pensando as interfaces da Web como Blogs, Twitter, Facebook, com jogos eletrônicos e com ambientes virtuais.Considerando os estudos recentes sobre novas linguagens, ambientes de aprendizagem e os diferentes artefatos culturais, faz-se urgente considerar
Durante a discussão promovida entre educadores de uma escola, três professores apresentaram os seguintes comentários:
Professor X: — É preciso lutar por uma maior valorização da escola, superando a perda de espaço na vida das crianças e dos adolescentes. Passo mais tempo pedindo para eles desligarem seus aparelhos — se desconectarem —, do que trabalhando os conteúdos das aulas.
Professor Y: — Na verdade, a escola não consegue acompanhar as mudanças advindas, sobretudo, do processo de automação que é galopante! Sinto-me desafiado todo o tempo pelas inúmeras possibilidades que eles apresentam.
Professor Z: — Eu vejo a comunidade discente afastada das propostas pedagógicas, dedicando seu tempo livre para dominar os recursos dos iPods e iPad… Vejo uma mudança bem agressiva no comportamento dessa garotada.
A partir desses relatos e do diagnóstico realizado sobre outras aprendizagens e tecnologias, um dos temas em destaque para o fórum permanente da escola foi a interação da comunidade escolar pensando as interfaces da Web como Blogs, Twitter, Facebook, com jogos eletrônicos e com ambientes virtuais.
Considerando os estudos recentes sobre novas linguagens, ambientes de aprendizagem e os diferentes artefatos culturais, faz-se urgente considerar
- A)o tema que é amplo, exigindo conexões que ganham proporções imprevistas e tendem a se multiplicar, fragilizando o já instituído, o que poderia impedir a adesão dos/das profissionais da instituição escolar, já que a grande maioria não teve acesso a essas múltiplas linguagens.
- B)os aspectos tais como a formação precária nas áreas tecnológicas que se reflete na impossibilidade de a equipe pedagógica produzir/desenvolver materiais a partir do paradigma da cibercultura, entendendo suas relações com o processo ensino-aprendizagem.
- C)os inúmeros entraves para a adequação da estrutura do prédio das escolas em função da indefinição daquilo que pode ser adotado, a fim de garantir o ambiente virtual como recurso para desenvolver as habilidades necessárias entre os docentes e discentes.
- D)as experiências pedagógicas que admitem uma gama de materiais didáticos digitais em rede como um campo cujo quadro teórico requer uma ação de conhecimento e formulação multidisciplinar.
- E)as dificuldades advindas da falta de formação contínua, da estrutura precária para o engajamento no debate sobre novas formas de ensino-aprendizagem, aprendizagem em rede e reavaliação das práticas pedagógicas presenciais.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Os relatos dos professores X, Y e Z evidenciam os desafios enfrentados pela escola contemporânea diante das transformações tecnológicas e culturais. Enquanto o Professor X destaca a dificuldade em competir com a atenção dos alunos voltada para dispositivos digitais, o Professor Y aponta a velocidade das mudanças trazidas pela automação, e o Professor Z observa o distanciamento dos estudantes em relação às propostas pedagógicas tradicionais. Essas falas revelam uma crise de adaptação da escola a um mundo cada vez mais mediado por tecnologias digitais.
O fórum permanente da escola, ao eleger como tema central a interação da comunidade escolar com as interfaces da Web e ambientes virtuais, reconhece a necessidade de repensar as práticas educativas. Dentre as alternativas apresentadas, a opção D) se destaca como a mais adequada, pois propõe considerar "experiências pedagógicas que admitem uma gama de materiais didáticos digitais em rede como um campo cujo quadro teórico requer uma ação de conhecimento e formulação multidisciplinar".
Esta alternativa é a que melhor responde aos desafios apresentados, pois:
- Reconhece a importância dos materiais didáticos digitais como parte integrante do processo educativo contemporâneo
- Propõe uma abordagem multidisciplinar, essencial para compreender a complexidade das novas linguagens e tecnologias
- Aponta para a necessidade de construção teórica que fundamente essas práticas, evitando abordagens superficiais ou meramente instrumentalistas
As demais alternativas, embora apresentem questões relevantes (como a formação docente, a infraestrutura ou as resistências à mudança), focam mais nos obstáculos do que nas possibilidades de transformação pedagógica. A opção D), ao contrário, aponta um caminho construtivo para integrar as tecnologias digitais ao processo educativo de forma crítica e fundamentada.
Portanto, a alternativa D) representa a resposta mais adequada ao contexto apresentado, pois propõe uma abordagem que pode efetivamente ajudar a escola a superar os desafios apontados pelos professores, transformando as tecnologias digitais em aliadas do processo educativo.
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