Em “Ensino médio e técnico com currículos integrados”, Lucília Machado, afirma que “(…) uma definição adequada de tecnologia não pode tomá-la como técnica. Trata-se de uma ciência.” Nesse sentido, mais adiante em seu artigo, a autora acrescenta que a tecnologia engloba: I A prática social; II Os aprendizados humanos em seus processos e produtos; III O conhecimento empírico, o saber tácito produzido no trabalho; IV As artes e técnicas desenvolvidas pelos homens; V As forças produtivas; VI As racionalidades e lógicas historicamente produzidas. Estão CORRETAS as afirmações descritas apenas em:
Em “Ensino médio e técnico com currículos integrados”, Lucília Machado, afirma que “(…) uma definição adequada de tecnologia não pode tomá-la como técnica. Trata-se de uma ciência.” Nesse sentido, mais adiante em seu artigo, a autora acrescenta que a tecnologia engloba:
I A prática social;
II Os aprendizados humanos em seus processos e produtos;
III O conhecimento empírico, o saber tácito produzido no trabalho;
IV As artes e técnicas desenvolvidas pelos homens;
V As forças produtivas;
VI As racionalidades e lógicas historicamente produzidas.
Estão CORRETAS as afirmações descritas apenas em:
- A)I, II, V e VI.
- B)II, IV e V.
- C)I, II e V.
- D)I, II, V e VI.
- E)I, II, III, IV, V e VI.
Resposta:
A alternativa correta é E)
Em seu artigo "Ensino médio e técnico com currículos integrados", Lucília Machado apresenta uma visão abrangente sobre o conceito de tecnologia, destacando que ela não deve ser reduzida à mera técnica, mas sim compreendida como uma ciência. A autora argumenta que a tecnologia engloba múltiplas dimensões do conhecimento e da prática humana, integrando aspectos sociais, históricos e produtivos.
De acordo com a autora, a tecnologia inclui:
- A prática social (I), demonstrando como as relações humanas influenciam e são influenciadas pelo desenvolvimento tecnológico;
- Os aprendizados humanos em seus processos e produtos (II), evidenciando a dimensão educativa e evolutiva da tecnologia;
- O conhecimento empírico e o saber tácito produzido no trabalho (III), reconhecendo o valor do conhecimento prático acumulado;
- As artes e técnicas desenvolvidas pelos homens (IV), integrando aspectos culturais e criativos;
- As forças produtivas (V), relacionando tecnologia ao desenvolvimento econômico;
- As racionalidades e lógicas historicamente produzidas (VI), contextualizando a tecnologia no desenvolvimento da humanidade.
Portanto, todas as afirmações (I a VI) estão corretas, conforme a perspectiva abrangente apresentada por Lucília Machado. A alternativa correta é a E) I, II, III, IV, V e VI, que contempla integralmente a visão da autora sobre a natureza multidimensional da tecnologia.
Deixe um comentário