Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Hoje é necessário utilizar e compreender o recurso digital como forma de ampliação de conhecimento coletivo dentro do curso da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O mundo contemporâneo tem demandas que se utilizam da comunicação digital e a EJA não pode ser desvinculada de seu uso. O principal desafio em trabalhar as tecnologias da informação e da comunicação digital com jovens e adultos é(são)

Hoje é necessário utilizar e compreender o recurso digital como forma de ampliação de conhecimento coletivo dentro do curso da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O mundo contemporâneo tem demandas que se utilizam da comunicação digital e a EJA não pode ser desvinculada de seu uso. O principal desafio em trabalhar as tecnologias da informação e da comunicação digital com jovens e adultos é(são)

Resposta:

A alternativa correta é E)

O uso das tecnologias digitais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um tema que ganha cada vez mais relevância no cenário educacional contemporâneo. A integração desses recursos no processo de ensino-aprendizagem não apenas amplia as possibilidades de conhecimento, mas também prepara os alunos para as demandas de um mundo cada vez mais conectado. No entanto, esse processo enfrenta desafios significativos, sendo o principal deles a necessidade de superar resistências e transformar a forma como as tecnologias são incorporadas no ambiente escolar.

O gabarito correto aponta para a alternativa E), que destaca a importância de ir além da visão instrumental das tecnologias da informação e comunicação (TIC). A escola só efetivamente promove a inclusão digital quando essas ferramentas são compreendidas como elementos capazes de transformar as práticas pedagógicas, incentivando a colaboração, a autonomia e novas formas de construção do conhecimento. Isso exige uma mudança de postura por parte dos educadores, que devem adotar uma abordagem mais dialógica, cultural e contextualizada.

As outras alternativas apresentam desafios reais, como a heterogeneidade das turmas (A), o desencanto dos alunos com a educação (B), as limitações socioeconômicas (C) e os custos de implementação (D). No entanto, nenhum desses fatores é tão determinante quanto a necessidade de superar as resistências e repensar o papel das TIC na EJA. A tecnologia, quando bem utilizada, pode justamente ajudar a enfrentar esses outros obstáculos, promovendo maior engajamento, personalização do ensino e acesso a recursos educacionais diversificados.

Portanto, o maior desafio não está na disponibilidade de equipamentos ou na formação técnica dos professores, mas na capacidade de transformar as práticas pedagógicas para que as tecnologias digitais se tornem verdadeiros instrumentos de emancipação e construção coletiva do conhecimento na EJA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *