O futuro da educação é a mistura de presencial com virtual. A expansão da EaD e a chegada de cursos dessa modalidade em universidades públicas enseja a discussão acerca do preconceito em relação ao ensino que não é presencial. Romero Tori, pesquisador do tema, encampa a luta contra o título a distância e questiona a sensação de presença: “Existem alunos em curso presencial que estão muito mais distantes do que em curso virtual” .Cristiane Capuchinho. In: Folha de S.Paulo (com adaptações).Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 69 a 74, relativos à mediação pedagógica no AVA. Os papéis desempenhados pelo professor no AVA estão divididos nas áreas pedagógica, gerencial, técnica e social, e se referem, respectivamente, à aprendizagem, à organização, ao uso das tecnologias e à interação.
O futuro da educação é a mistura de presencial com virtual.
A expansão da EaD e a chegada de cursos dessa modalidade em
universidades públicas enseja a discussão acerca do preconceito em
relação ao ensino que não é presencial. Romero Tori, pesquisador
do tema, encampa a luta contra o título a distância e questiona a
sensação de presença: “Existem alunos em curso presencial que
estão muito mais distantes do que em curso virtual” .
Cristiane Capuchinho. In: Folha de S.Paulo (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 69
a 74, relativos à mediação pedagógica no AVA.
Os papéis desempenhados pelo professor no AVA estão divididos nas áreas pedagógica, gerencial, técnica e social, e se referem, respectivamente, à aprendizagem, à organização, ao uso das tecnologias e à interação.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
O futuro da educação está cada vez mais associado à integração entre o ensino presencial e o virtual, como destacado no texto de referência. A expansão da Educação a Distância (EaD) e sua inserção em universidades públicas evidenciam a necessidade de superar preconceitos em relação a modalidades não presenciais. Nesse contexto, o papel do professor no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) assume múltiplas dimensões, conforme mencionado no item analisado.
A divisão dos papéis do professor no AVA em áreas pedagógica, gerencial, técnica e social reflete a complexidade da mediação em ambientes digitais. A área pedagógica está diretamente ligada ao processo de aprendizagem, exigindo do professor estratégias didáticas adaptadas ao meio virtual. A dimensão gerencial diz respeito à organização do curso, prazos e estruturação de atividades, enquanto a técnica envolve o domínio das tecnologias utilizadas. Por fim, a esfera social abrange a promoção de interações entre alunos e entre estes e o professor.
Como apontado por Romero Tori no texto base, a sensação de presença não está necessariamente vinculada à modalidade presencial. Isso reforça a importância da atuação multidimensional do professor no AVA, especialmente no que tange ao aspecto social da mediação, que pode criar vínculos e engajamento mesmo à distância.
Portanto, a afirmação de que os papéis do professor no AVA se dividem nas áreas mencionadas e correspondem, respectivamente, à aprendizagem, organização, uso de tecnologias e interação está correta (alternativa C). Essa visão abrangente da mediação pedagógica no ambiente virtual é essencial para o sucesso da educação híbrida que se consolida como tendência para o futuro.
Deixe um comentário