O papel do professor vem se modificando diante dos avanços sociais e tecnológicos e das novas demandas da sociedade, sendo ele, hoje, concebido como:
O papel do professor vem se modificando diante dos avanços sociais e tecnológicos e das novas demandas da sociedade, sendo ele, hoje, concebido como:
- A)um sistematizador do conhecimento, permitindo ao aluno a construção da sua aprendizagem.
- B)um especialista dos diferentes saberes disciplinares, pois o conhecimento cresce a cada dia.
- C)um animador cultural e político dos alunos diante dos inúmeros desafios postos à escola na atualidade.
- D)um expert do saber, responsável pelos novos conhecimentos do aluno.
- E)um facilitador da aprendizagem do aluno, apto a acelerar o seu crescimento.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O papel do professor na contemporaneidade tem passado por significativas transformações, impulsionadas pelas mudanças sociais, tecnológicas e pelas novas exigências da sociedade. Diante desse cenário, a concepção do educador como um mero transmissor de conhecimentos foi superada, dando lugar a uma visão mais dinâmica e participativa do processo de ensino-aprendizagem.
Entre as alternativas apresentadas, a opção A) destaca-se como a mais adequada, pois reflete a atual compreensão do professor como um sistematizador do conhecimento. Esse papel vai além da simples transmissão de informações, envolvendo a mediação e a organização do saber de forma a permitir que o aluno construa seu próprio conhecimento de maneira ativa e crítica.
Essa perspectiva está alinhada com as teorias construtivistas e sociointeracionistas, que enfatizam a importância da interação e da contextualização no processo educativo. O professor, nesse sentido, atua como um guia, proporcionando ferramentas e situações que estimulem o desenvolvimento intelectual e a autonomia do estudante.
As demais alternativas, embora apresentem aspectos relevantes da atuação docente, não capturam com a mesma precisão a essência do papel do professor na atualidade. Enquanto a especialização disciplinar (B) e a expertise (D) são características importantes, elas não englobam a dimensão pedagógica essencial. Da mesma forma, as funções de animador cultural (C) e facilitador (E), ainda que válidas, são complementares ao papel central de sistematizador do conhecimento.
Portanto, a alternativa A) representa a concepção mais abrangente e atualizada do trabalho docente, enfatizando a construção ativa do conhecimento pelo aluno, mediada pela ação intencional e reflexiva do professor.
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