O uso das novas tecnologias da informação e da comunicação no processo educativo, particularmente, a formação de professores para o uso destas em suas práticas pedagógicas cotidianas, exige: 1. Planejar situações didáticas como estratégia indispensável ao cumprimento do papel educativo das novas tecnologias. 2. Considerar as novas tecnologias como apêndice das situações didáticas e dos conteúdos a serem trabalhados, sendo, portanto indispensáveis. 3. Acreditar que a utilização das novas tecnologias na prática educativa cotidiana poderá produzir cultura e conhecimento. Está(ão) correta(s)
O uso das novas tecnologias da informação e da comunicação no processo educativo, particularmente, a formação de professores para o uso destas em suas práticas pedagógicas cotidianas, exige:
1. Planejar situações didáticas como estratégia indispensável ao cumprimento do papel educativo das novas tecnologias.
2. Considerar as novas tecnologias como apêndice das situações didáticas e dos conteúdos a serem trabalhados, sendo, portanto indispensáveis.
3. Acreditar que a utilização das novas tecnologias na prática educativa cotidiana poderá produzir cultura e conhecimento.
Está(ão) correta(s)
- A)1 e 2, apenas
- B)1 e 3, apenas
- C)1, 2 e 3
- D)1, apenas
- E)3, apenas
Resposta:
A alternativa correta é B)
O uso das novas tecnologias da informação e comunicação no processo educativo, especialmente na formação de professores, é um tema que exige reflexão cuidadosa. O texto apresentado destaca três pontos fundamentais para a integração dessas ferramentas na prática pedagógica:
1. Planejar situações didáticas como estratégia essencial para garantir o papel educativo das novas tecnologias. Esse ponto é crucial, pois sem um planejamento intencional, as tecnologias podem ser utilizadas de forma superficial, sem contribuir efetivamente para a aprendizagem.
2. Considerar as novas tecnologias como apêndice das situações didáticas e dos conteúdos. Essa afirmação é problemática, pois reduz as tecnologias a meros acessórios, quando na verdade elas podem ser transformadoras do processo de ensino-aprendizagem quando integradas de forma significativa.
3. Acreditar no potencial das tecnologias para produzir cultura e conhecimento na prática educativa. Essa visão é fundamental, pois reconhece o papel ativo que essas ferramentas podem desempenhar na construção do saber.
Analisando as alternativas, fica claro que apenas os itens 1 e 3 estão corretos. O item 2 apresenta uma visão limitada do potencial das tecnologias educacionais. Portanto, a alternativa B) 1 e 3, apenas é a correta, como indicado no gabarito.
Deixe um comentário