Questões Sobre Tecnologias Educacionais - Pedagogia - concurso
Questão 91
A comunicação por meio de um texto disponibilizado em cursos on-line, ou por videoconferência, deve obedecer algumas questões de linguagem e estruturação. Leia as assertivas a seguir e julgue-as, conforme as alternativas:
I. O texto pode ser dividido em capítulos, unidades ou seções.
II. As estratégias de entrada são utilizadas para chamar a atenção sobre o conteúdo abordado, oferecendo um ponto de partida para o diálogo que se começa a construir. Elas demonstram a intenção pedagógica e as possibilidades de interação com o conteúdo.
III. As estratégias de desenvolvimento possibilitam a relação permanente com a realidade dos alunos, garantindo a pertinência, a atualidade e a aplicabilidade dos conteúdos.
IV. As estratégias de encerramento possibilitam avaliar e gerar um resultado classificatório.
- A)Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
- B)Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
- C)Apenas a assertiva I está correta.
- D)Todas as assertivas estão corretas.
- E)Apenas a assertiva II está correta.
A alternativa correta é A)
A comunicação em ambientes virtuais de aprendizagem, como cursos on-line ou videoconferências, exige atenção especial à linguagem e à estruturação do conteúdo. Analisando as assertivas apresentadas, podemos compreender melhor os elementos essenciais para uma transmissão eficaz do conhecimento nesses contextos.
A primeira assertiva afirma que o texto pode ser dividido em capítulos, unidades ou seções. Essa divisão é fundamental para organizar o conteúdo de maneira lógica e facilitar a compreensão por parte dos alunos. A modularização permite uma abordagem gradual e estruturada, tornando o aprendizado mais acessível e sistemático.
As estratégias de entrada, mencionadas na segunda assertiva, desempenham um papel crucial no engajamento inicial do aluno. Elas servem como pontes entre o conhecimento prévio e os novos conteúdos, despertando o interesse e estabelecendo conexões significativas. Essas estratégias revelam a intencionalidade pedagógica e abrem caminho para interações produtivas com o material.
A terceira assertiva destaca a importância das estratégias de desenvolvimento, que mantêm o conteúdo relevante e aplicável à realidade dos estudantes. Essa conexão com o contexto dos alunos é vital para garantir que o aprendizado seja significativo e possa ser transferido para situações reais, aumentando assim a retenção e a utilidade do conhecimento.
Quanto à quarta assertiva, embora as estratégias de encerramento sejam importantes para consolidar o aprendizado e avaliar a compreensão, sua função principal não se limita à classificação dos alunos. O encerramento deve priorizar a síntese dos conhecimentos e a reflexão sobre o processo de aprendizagem, indo além de uma simples avaliação classificatória.
Portanto, as assertivas I, II e III apresentam conceitos corretos e complementares sobre a estruturação e comunicação de conteúdos em ambientes virtuais de aprendizagem, enquanto a assertiva IV apresenta uma visão limitada do propósito das estratégias de encerramento. O gabarito correto é, de fato, a alternativa A.
Questão 92
As Tecnologias de Informação estão cada vez mais ganhando espaço nas escolas e nas empresas no que tange a ambientes virtuais de aprendizagem. Diante desta constatação, analise a veracidade das assertivas abaixo e julgue-as posteriormente, conforme as alternativas:
I. Viabilizam a relação entre os estudantes e os temas a serem estudados e debatidos, uma vez que fornece a estrutura para diferentes concepções arquiteturais de distribuição dos conteúdos.
II. O material didático on-line reflete estratégias de criação, de diálogo e de coautoria dos estudantes em processos colaborativos a partir do Desenho Pedagógico.
III. São três os elementos determinantes do desenho pedagógico de um curso à distância: as concepções de aprendizagem e avaliação, os materiais didáticos e os dispositivos de comunicação.
IV. Desenhos pedagógicos com baixa interatividade concebem o conhecimento como algo a repassar e ignoram as potencialidades disponibilizadas pelas atuais tecnologias.
- A)Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
- B)Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
- C)Apenas a assertiva I está correta.
- D)Todas as assertivas estão corretas.
- E)Apenas a assertiva II está correta.
A alternativa correta é D)
O avanço das Tecnologias de Informação (TI) no contexto educacional e corporativo tem transformado significativamente os ambientes virtuais de aprendizagem. Diante das assertivas apresentadas, é possível analisar cada uma delas para compreender sua veracidade e relação com a realidade atual.
Assertiva I: A afirmação de que as tecnologias viabilizam a relação entre estudantes e os temas estudados, fornecendo estruturas para diferentes concepções arquiteturais de distribuição de conteúdo, está correta. Plataformas digitais permitem a organização flexível do conhecimento, adaptando-se a diversos modelos pedagógicos e necessidades dos alunos.
Assertiva II: O material didático on-line de fato reflete estratégias de criação, diálogo e coautoria em processos colaborativos, alinhados ao Desenho Pedagógico. Ferramentas como fóruns, wikis e ambientes de compartilhamento incentivam a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento.
Assertiva III: A afirmação sobre os três elementos determinantes do desenho pedagógico (concepções de aprendizagem e avaliação, materiais didáticos e dispositivos de comunicação) está correta. Esses pilares são essenciais para estruturar cursos à distância de forma eficiente e alinhada às necessidades educacionais.
Assertiva IV: Desenhos pedagógicos com baixa interatividade realmente tendem a tratar o conhecimento como algo estático a ser repassado, subutilizando as potencialidades das tecnologias atuais. Modelos mais dinâmicos e interativos são fundamentais para aproveitar plenamente os recursos digitais disponíveis.
Portanto, todas as assertivas estão corretas, conforme indicado pela alternativa D). A integração das tecnologias na educação exige não apenas infraestrutura, mas também uma abordagem pedagógica bem planejada, que considere interatividade, colaboração e adaptação às novas possibilidades oferecidas pelo ambiente digital.
Questão 93
Leia as afirmações a seguir:
I. Diante do atual cenário da sociedade da informação, o pedagogo deve atuar como “agente de transformação” através da educação continuada dentro das organizações.
II. Na empresa, um dos desempenhos do pedagogo é o de mediador entre a gama de informações originadas pelos avanços tecnológicos e a procura de melhores resultados por meio de desenvolvimento de competências profissionais.
III. É vital que o pedagogo tenha uma visão estratégica do negócio da empresa para que seu foco esteja em acordo mútuo com as metas de produção.
IV. A responsabilidade do pedagogo na empresa é penosa, pelo encargo educar o trabalhador dentro das perspectivas do mercado atual, ser mediador, tornar mínimos os conflitos, mobilizar o desejo de aprender e desenvolver-se.
- A)Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
- B)Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
- C)Apenas a assertiva I está correta.
- D)Todas as assertivas estão corretas.
- E)Apenas a assertiva II está correta.
A alternativa correta é D)
O papel do pedagogo no ambiente corporativo tem se tornado cada vez mais relevante, especialmente na sociedade da informação, onde a educação continuada e o desenvolvimento de competências são essenciais. As quatro assertivas apresentadas destacam diferentes dimensões dessa atuação, e todas estão corretas, conforme análise a seguir:
A assertiva I ressalta o pedagogo como um "agente de transformação", posicionando-o como um facilitador da educação continuada dentro das organizações. Isso está alinhado com a necessidade de constante atualização em um mundo em rápida evolução tecnológica e informacional.
A assertiva II complementa essa ideia, enfatizando o papel do pedagogo como mediador entre as informações geradas pelos avanços tecnológicos e a busca por melhores resultados organizacionais. Essa mediação é fundamental para traduzir conhecimento em competências práticas.
Já a assertiva III destaca a importância de o pedagogo compreender a estratégia do negócio, garantindo que suas ações educativas estejam alinhadas com os objetivos produtivos da empresa. Essa visão estratégica é crucial para que a educação corporativa gere impacto real.
Por fim, a assertiva IV aborda a complexidade do trabalho pedagógico nas empresas, que vai além da simples transmissão de conhecimento. O pedagogo assume responsabilidades como a redução de conflitos, a motivação para o aprendizado e a adaptação às demandas do mercado, tornando seu papel multifacetado e desafiador.
Portanto, todas as assertivas estão corretas, pois descrevem aspectos complementares e essenciais da atuação do pedagogo no contexto organizacional contemporâneo. A alternativa D) é a correta.
Questão 94
Mello (2004), em sua análise sobre a rede mundial de computadores, como tecnologia que faz diferença na construção do conhecimento e que requer mudanças no processo de ensino-aprendizagem, na organização da escola e na sala de aula, aborda a questão da preparação do professor para o uso inteligente desse instrumento na escola. O problema não é dizer que o professor não está preparado para esse novo paradigma curricular, mas identificar as razões dessa defasagem, para que a solução seja adequada, afirma a autora. Nesse sentido,
I. o despreparo da escola e sobretudo do professor ocorre em razão da falta de domínio dos objetos sociais do conhecimento que constituem o conteúdo de ensino e das formas de transposição didática desse conteúdo.
II. o maior problema nessa área é a falta de investimento na formação tecnológica do professor, tanto nos cursos de formação inicial, quanto no processo de formação continuada.
III. um professor com conhecimentos sólidos sobre sua área de especialidade e como ensiná-la, que possui uma cultura geral ampla e diversificada e uma auto- estima profissional pautada no sucesso, terá facilidade de atender às demandas educacionais de seus alunos ainda que estes estejam permanentemente conectados e que o professor nunca tenha ligado um computador.
IV. as novas tecnologias da informação devem ser utilizadas para melhorar a formação dos professores, criando oportunidades para que os docentes aprendam a aprender utilizando conhecimentos de sua área de especialidade.
Estão de acordo com os destaques dados pela autora as afirmações contidas em
- A)I e II, apenas.
- B)II e III, apenas.
- C)I, III e IV, apenas.
- D)II, III e IV, apenas.
- E)I, II, III e IV.
A alternativa correta é C)
Mello (2004), em sua análise sobre a rede mundial de computadores, como tecnologia que faz diferença na construção do conhecimento e que requer mudanças no processo de ensino-aprendizagem, na organização da escola e na sala de aula, aborda a questão da preparação do professor para o uso inteligente desse instrumento na escola. O problema não é dizer que o professor não está preparado para esse novo paradigma curricular, mas identificar as razões dessa defasagem, para que a solução seja adequada, afirma a autora.
Nesse sentido, a autora destaca que:
- O despreparo da escola e, sobretudo, do professor ocorre em razão da falta de domínio dos objetos sociais do conhecimento que constituem o conteúdo de ensino e das formas de transposição didática desse conteúdo.
- Um professor com conhecimentos sólidos sobre sua área de especialidade e como ensiná-la, que possui uma cultura geral ampla e diversificada e uma autoestima profissional pautada no sucesso, terá facilidade de atender às demandas educacionais de seus alunos, mesmo sem familiaridade com tecnologias digitais.
- As novas tecnologias da informação devem ser utilizadas para melhorar a formação dos professores, criando oportunidades para que os docentes aprendam a aprender utilizando conhecimentos de sua área de especialidade.
Embora a falta de investimento na formação tecnológica do professor (afirmação II) seja um problema relevante, a autora não o coloca como o maior obstáculo, priorizando questões relacionadas ao domínio do conteúdo e da didática, bem como à capacidade de adaptação do professor.
Portanto, as afirmações que estão de acordo com os destaques da autora são I, III e IV, correspondendo à alternativa C).
Questão 95
No balanço que faz da Educação Escolar Brasileira do século XX, Mello (2004) afirma que o legado do uso didático-pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) é mais de esperança do que de realizações. Sua crítica aponta para o fato de que
- A)as escolas públicas contam com esse aparato tecnológico, entretanto, a burocracia e a falta de verbas para sua manutenção acabam por inviabilizar o acesso de alunos e professores a esses equipamentos.
- B)enquanto essa tecnologia encontra-se presente em quase todo o universo de escolas particulares, com experiências inovadoras sendo divulgadas, as escolas públicas carecem de recursos tecnológicos.
- C)a mídia de massa e a televisiva estão mais presentes nos discursos dos políticos, pois ainda não se encontra disponível para alunos e professores das escolas públicas do país, especialmente nas regiões norte e nordeste.
- D)a aplicação das TICs em processo de formação de professores teve início justamente nos estados de São Paulo e do Paraná, onde há maior número de professores com formação de nível superior.
- E)as TICs estão mais presentes nos discursos dos políticos e nos sonhos dos professores do que no chão da escola de todos, no que se refere à conexão com o universo de informações hoje ao alcance dos mais privilegiados.
A alternativa correta é E)
No balanço que faz da Educação Escolar Brasileira do século XX, Mello (2004) afirma que o legado do uso didático-pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) é mais de esperança do que de realizações. Sua crítica aponta para o fato de que
- A)as escolas públicas contam com esse aparato tecnológico, entretanto, a burocracia e a falta de verbas para sua manutenção acabam por inviabilizar o acesso de alunos e professores a esses equipamentos.
- B)enquanto essa tecnologia encontra-se presente em quase todo o universo de escolas particulares, com experiências inovadoras sendo divulgadas, as escolas públicas carecem de recursos tecnológicos.
- C)a mídia de massa e a televisiva estão mais presentes nos discursos dos políticos, pois ainda não se encontra disponível para alunos e professores das escolas públicas do país, especialmente nas regiões norte e nordeste.
- D)a aplicação das TICs em processo de formação de professores teve início justamente nos estados de São Paulo e do Paraná, onde há maior número de professores com formação de nível superior.
- E)as TICs estão mais presentes nos discursos dos políticos e nos sonhos dos professores do que no chão da escola de todos, no que se refere à conexão com o universo de informações hoje ao alcance dos mais privilegiados.
O gabarito correto é E).
Questão 96
Julgue os itens subseqüentes com relação à comunicação e à
interação grupal no processo de planejamento.
A forma de estruturação hierárquica na implementação dos fluxos de comunicação não interfere na interação dos grupos ou das pessoas da organização.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Julgue os itens subsequentes com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento.
A forma de estruturação hierárquica na implementação dos fluxos de comunicação não interfere na interação dos grupos ou das pessoas da organização.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é E) ERRADO.
Questão 97
Julgue os itens subseqüentes com relação à comunicação e à
interação grupal no processo de planejamento.
No modelo crítico, a comunicação é considerada em sua dimensão de dominação e cooptação dos trabalhadores.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Julgue os itens subsequentes com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento.
No modelo crítico, a comunicação é considerada em sua dimensão de dominação e cooptação dos trabalhadores.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C) CERTO.
Questão 98
Julgue os itens subseqüentes com relação à comunicação e à
interação grupal no processo de planejamento.
De acordo com o modelo transacional, o objetivo da comunicação é a transferência de informações sem interferência de ruídos.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Julgue os itens subsequentes com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento.
De acordo com o modelo transacional, o objetivo da comunicação é a transferência de informações sem interferência de ruídos.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é E) ERRADO.
O modelo transacional da comunicação vai além da simples transferência de informações, enfatizando a dinâmica interativa e recíproca entre os participantes. Nesse modelo, a comunicação é vista como um processo contínuo de troca, onde tanto o emissor quanto o receptor influenciam e são influenciados mutuamente. Além disso, os ruídos — sejam eles físicos, psicológicos ou semânticos — são elementos intrínsecos ao processo comunicativo, podendo afetar a interpretação e a construção de significados. Portanto, a afirmação de que o objetivo da comunicação, segundo esse modelo, é a transferência sem interferência de ruídos está incorreta, pois desconsidera a natureza complexa e colaborativa da comunicação transacional.