Questões Sobre Tecnologias Educacionais - Pedagogia - concurso
Questão 21
Com relação a novas tecnologias aplicadas à educação e plataformas virtuais de aprendizagem e de avaliação educacional, é correto afrmar:
1. A presença de recursos e aparatos tecnológicos na educação escolar garante aos estudantes a aprendizagem dos conteúdos e assegura a qualidade do ensino proposto pelos docentes.
2. A inserção de novas tecnologias na educação deve ser acompanhada de uma formação substancial dos docentes para que eles possam interagir com os recursos midiáticos, utilizando-os de forma responsável e pedagogicamente eficaz.
3. As plataformas virtuais consistem em ambientes criados pelos estudantes, com o objetivo de registrar compromissos assumidos em sala de aula, realizar atividades extras sobre tópicos ensinados e trocar informações a respeito de sites, livros, notícias, aniversários etc.
4. O uso das novas tecnologias aplicadas à educação, como ferramentas de apoio, criam novas formas de aprender e de ensinar, disseminam o conhecimento e estabelecem novas relações entre docentes e estudantes.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
- A)São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
- B)São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
- C)São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
- D)São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
- E)São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
A alternativa correta é D)
Com relação às novas tecnologias aplicadas à educação e plataformas virtuais de aprendizagem, é importante analisar cada afirmação para identificar quais estão corretas.
Afirmativa 1: A presença de recursos tecnológicos na educação não garante, por si só, a aprendizagem dos conteúdos ou a qualidade do ensino. A efetividade depende de como esses recursos são utilizados pelos docentes e assimilados pelos estudantes. Portanto, essa afirmação está incorreta.
Afirmativa 2: A inserção de novas tecnologias na educação exige, de fato, uma formação adequada dos professores para que possam utilizar esses recursos de maneira pedagógica e responsável. Essa afirmação está correta.
Afirmativa 3: As plataformas virtuais não são necessariamente criadas pelos estudantes, mas sim ambientes estruturados para facilitar a aprendizagem, o registro de atividades e a troca de informações. A descrição apresentada está correta em relação à sua função.
Afirmativa 4: O uso de novas tecnologias na educação realmente transforma as dinâmicas de ensino e aprendizagem, promovendo novas formas de interação e disseminação do conhecimento. Essa afirmação está correta.
Assim, as afirmativas corretas são 2, 3 e 4, o que corresponde à alternativa B).
Questão 22
O elemento principal no ensino a distância, usando as novas tecnologias de informação e comunicação, é:
- A)o curso do planejamento
- B)a escolha da tecnologia
- C)o método de avaliação
- D)a formação docente
A alternativa correta é D)
O elemento principal no ensino a distância, utilizando as novas tecnologias de informação e comunicação, é a formação docente. Essa escolha se justifica pelo papel fundamental que o professor desempenha na mediação do conhecimento, na adaptação das ferramentas tecnológicas às necessidades pedagógicas e na garantia da qualidade do processo de aprendizagem.
Embora outros fatores como o planejamento do curso, a escolha da tecnologia e o método de avaliação sejam importantes, a formação docente se destaca como o alicerce que sustenta todo o sistema de EaD. Um professor bem preparado não apenas domina os conteúdos, mas também sabe como utilizar as tecnologias de forma eficaz, criar estratégias de engajamento e avaliar o aprendizado de maneira adequada.
A formação continuada dos docentes para atuar no ambiente virtual é essencial para superar desafios como a distância física, a diversidade de alunos e as particularidades do ensino online. Portanto, entre as alternativas apresentadas, a opção D) representa o elemento mais crucial para o sucesso da educação a distância.
Questão 23
A tecnologia sempre esteve presente na sala de aula, auxiliando direta ou indiretamente o trabalho do professor, sua comunicação didática, em busca da aprendizagem. Foi assim desde o giz e a lousa, o retroprojetor, o vídeo, o mimeógrafo, o computador, a xerocópia, entre outros.
Não seria diferente hoje, quando se pode contar com recursos da informática, ampliando, diversificando e agilizando a comunicação e a disponibilidade, em rede, de conteúdos escolares, acadêmicos e sociais. Neste contexto, nada mais esperado que a escola e o professor
- A)reservem o uso da tecnologia para as ações complementares, fora da sala de aula, tentando evitar o simples recorta e cola.
- B)utilizem a tecnologia disponível, em prol de uma aprendizagem autônoma e significativa, ultrapassando a simples repetição do saber.
- C)indiquem o uso da tecnologia apenas para as situações de pesquisa, em que o aluno tem mais liberdade de escolher os temas de estudo.
- D)evitem as novas tecnologias para não haja dispersão e, em consequência, os alunos não consigam dominar todo o conteúdo ensinado
- E)submetam-se às novas tecnologias, deixando de lado o potencial criativo do professor e do aluno, em busca da qualidade da aprendizagem.
A alternativa correta é B)
A tecnologia sempre esteve presente na sala de aula, auxiliando direta ou indiretamente o trabalho do professor, sua comunicação didática, em busca da aprendizagem. Foi assim desde o giz e a lousa, o retroprojetor, o vídeo, o mimeógrafo, o computador, a xerocópia, entre outros.
Não seria diferente hoje, quando se pode contar com recursos da informática, ampliando, diversificando e agilizando a comunicação e a disponibilidade, em rede, de conteúdos escolares, acadêmicos e sociais. Neste contexto, nada mais esperado que a escola e o professor:
- A) reservem o uso da tecnologia para as ações complementares, fora da sala de aula, tentando evitar o simples recorta e cola.
- B) utilizem a tecnologia disponível, em prol de uma aprendizagem autônoma e significativa, ultrapassando a simples repetição do saber.
- C) indiquem o uso da tecnologia apenas para as situações de pesquisa, em que o aluno tem mais liberdade de escolher os temas de estudo.
- D) evitem as novas tecnologias para não haja dispersão e, em consequência, os alunos não consigam dominar todo o conteúdo ensinado.
- E) submetam-se às novas tecnologias, deixando de lado o potencial criativo do professor e do aluno, em busca da qualidade da aprendizagem.
O gabarito correto é B).
Questão 24
Nos cursos on-line, para que não haja a exclusão digital, é necessário haver:
1) material cuja perspectiva seja multicultural;
2) oportunidades iguais para homens e mulheres;
3) consideração das condições de acesso e conexão;
4) espaço para práticas religiosas, tais como ausência de feriados;
5) consideração às diferentes competências linguísticas;
6) consideração às deficiências físicas.
As preocupações descritas acima, fundamentam-se no processo denominado
- A)Metodologia de Projetos.
- B)Ensino Comunicacional.
- C)Pedagogia das Diferenças.
- D)Teoria do Aluno Virtual.
- E)Pedagogia Interativa.
A alternativa correta é C)
Nos cursos on-line, para que não haja a exclusão digital, é necessário haver:
- material cuja perspectiva seja multicultural;
- oportunidades iguais para homens e mulheres;
- consideração das condições de acesso e conexão;
- espaço para práticas religiosas, tais como ausência de feriados;
- consideração às diferentes competências linguísticas;
- consideração às deficiências físicas.
As preocupações descritas acima fundamentam-se no processo denominado:
- A) Metodologia de Projetos.
- B) Ensino Comunicacional.
- C) Pedagogia das Diferenças.
- D) Teoria do Aluno Virtual.
- E) Pedagogia Interativa.
O gabarito correto é C) Pedagogia das Diferenças.
Questão 25
Na atualidade, não há dúvidas quanto à reconfiguração da escola e do trabalho docente, em decorrência dos processos de globalização, assim como da presença das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no discurso pedagógico. Ao mesmo tempo em que “as TIC têm sido apontadas como elemento definidor dos atuais discursos do ensino e sobre o ensino […] a essa presença têm sido atribuídos sentidos tão diversos que desautorizam leituras singulares”.
I. Permanecem dúvidas acerca de um lugar central atribuído às TIC;
II.Há consenso quanto à delimitação do uso das TIC;
III. As TIC estão postas como um elemento estruturante de um novo discurso pedagógico;
IV. As novas tecnologias sustentam um forma de assassinato do mundo real, com a liquidação de todas as referências, em jogos de simulacros e simulação
Assinale as alternativas corretas:
- A)I e II
- B)II e III
- C)I e III
- D)II e IV
- E)III e IV
A alternativa correta é E)
Na atualidade, não há dúvidas quanto à reconfiguração da escola e do trabalho docente, em decorrência dos processos de globalização, assim como da presença das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no discurso pedagógico. Ao mesmo tempo em que “as TIC têm sido apontadas como elemento definidor dos atuais discursos do ensino e sobre o ensino [...] a essa presença têm sido atribuídos sentidos tão diversos que desautorizam leituras singulares”.
As afirmações apresentadas no texto destacam diferentes perspectivas sobre o papel das TIC na educação:
- Permanecem dúvidas acerca de um lugar central atribuído às TIC;
- Há consenso quanto à delimitação do uso das TIC;
- As TIC estão postas como um elemento estruturante de um novo discurso pedagógico;
- As novas tecnologias sustentam uma forma de assassinato do mundo real, com a liquidação de todas as referências, em jogos de simulacros e simulação.
Analisando as alternativas, a correta é a E) III e IV, pois:
- A afirmação III reflete a ideia de que as TIC são fundamentais para um novo discurso pedagógico, conforme mencionado no texto.
- A afirmação IV, embora mais crítica, também está alinhada com discussões contemporâneas sobre o impacto das tecnologias na percepção da realidade.
Portanto, o gabarito correto é E) III e IV.
Questão 26
No atual mundo globalizado, cada vez mais, estreitam-se as relações entre o indivíduo e a sociedade, mediados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Analise as proposições e identifique as que configuram essa relação.
I. Apesar da Internet ter proporcionado uma facilidade de interação entre as pessoas no mundo todo, as barreiras geográficas se acentuaram, evidenciando os limites físicos.
II.As redes formadas pela utilização da internet estão sendo a base da nova sociedade em que estamos vivendo;
III. O paradigma das TIC evidencia as transformações tecnológicas em relação à sociedade e ao indivíduo;
IV. As redes de comunicação aproximam, cada vez mais, o mundo virtual do mundo real.
Estão corretas as alternativas:
- A)I e II
- B)I e IV
- C)I e III
- D)II e III
- E)Todas elas
A alternativa correta é D)
No atual mundo globalizado, cada vez mais, estreitam-se as relações entre o indivíduo e a sociedade, mediados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Analise as proposições e identifique as que configuram essa relação.
I. Apesar da Internet ter proporcionado uma facilidade de interação entre as pessoas no mundo todo, as barreiras geográficas se acentuaram, evidenciando os limites físicos.
II. As redes formadas pela utilização da internet estão sendo a base da nova sociedade em que estamos vivendo.
III. O paradigma das TIC evidencia as transformações tecnológicas em relação à sociedade e ao indivíduo.
IV. As redes de comunicação aproximam, cada vez mais, o mundo virtual do mundo real.
Estão corretas as alternativas:
- A) I e II
- B) I e IV
- C) I e III
- D) II e III
- E) Todas elas
O gabarito correto é D).
Questão 27
A atual sociedade telemática é um produto das revoluções da informação e da comunicação, que “integram recursos das telecomunicações (telefonia, satélite, cabo, fibras ópticas etc.) e da informática (computadores, periféricos, softwares e sistemas de redes) e possibilitam o processamento, a compressão, o armazenamento e a comunicação de grandes quantidades de dados (nos formatos texto, imagem e som), em curto prazo de tempo, entre usuários localizados em qualquer ponto do Planeta”. Os efeitos dessas revoluções incidem sobre a educação escolar e funcionam como ameaça à autoridade docente, quando:
I. A cultura da imagem substitui a cultura tipográfica;
II.A educação não-presencial justifica a substituição da escola herdeira do iluminismo;
III. O hipertexto transforma a sala de aula num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos;
IV. Os meios de comunicação reproduzem a dominação cultural.
Estão corretas as proposições:
- A)I e III
- B)I e II e III
- C)I e II
- D)II, III e IV
- E)II e IV
A alternativa correta é B)
A sociedade telemática contemporânea é resultado direto das transformações tecnológicas que redefiniram as formas de comunicação e acesso à informação. Como apontado no texto, essa integração entre telecomunicações e informática revolucionou a maneira como os dados são processados, armazenados e compartilhados em escala global. Esse cenário traz impactos profundos para a educação, especialmente no que diz respeito ao papel tradicional do professor e da escola.
As proposições apresentadas destacam alguns desses efeitos:
- A cultura da imagem de fato substitui a cultura tipográfica, deslocando a centralidade do texto escrito como principal meio de transmissão do conhecimento.
- A educação não-presencial questiona a necessidade da escola tradicional, herdeira dos ideais iluministas, ao oferecer alternativas de aprendizagem mediadas pela tecnologia.
- O hipertexto e as novas dinâmicas de interação transformam a sala de aula em um ambiente mais colaborativo, onde alunos e professores assumem papéis menos hierárquicos.
Embora a quarta proposição também aborde um aspecto relevante – a reprodução da dominação cultural pelos meios de comunicação –, ela não está diretamente relacionada à ameaça à autoridade docente, que é o foco da questão. Portanto, as alternativas corretas são I, II e III, conforme indicado pelo gabarito B).
Essa análise reforça a necessidade de repensar o modelo educacional diante das mudanças tecnológicas, sem perder de vista os desafios de manter a qualidade e a equidade no processo de ensino-aprendizagem.
Questão 28
Em relação ao E-learning, assinale a alternativa correta.
- A)Utiliza a tecnologia como meio para possibilitar a formação não presencial de colaboradores da instituição, significando um processo relevante para a educação coorporativa.
- B)Trata-se de aspectos e meios de comunicação dos indivíduos por meio de textos, cartas e bilhetes trocados internamente dentro da empresa.
- C)Realiza uma interferência pouco significativa nos resultados de uma empresa, de modo que a administração científica descarta o seu uso em grandes organizações.
- D)Trata-se de uma prática prescindível aos processos educacionais nas organizações, uma vez que possui eficácia discutível.
- E)Organizações que fazem uso dessa ferramenta afirmam perceber pouca influência da metodologia no sucesso institucional dos fazeres educativos.
A alternativa correta é A)
Em relação ao E-learning, assinale a alternativa correta.
- A) Utiliza a tecnologia como meio para possibilitar a formação não presencial de colaboradores da instituição, significando um processo relevante para a educação corporativa.
- B) Trata-se de aspectos e meios de comunicação dos indivíduos por meio de textos, cartas e bilhetes trocados internamente dentro da empresa.
- C) Realiza uma interferência pouco significativa nos resultados de uma empresa, de modo que a administração científica descarta o seu uso em grandes organizações.
- D) Trata-se de uma prática prescindível aos processos educacionais nas organizações, uma vez que possui eficácia discutível.
- E) Organizações que fazem uso dessa ferramenta afirmam perceber pouca influência da metodologia no sucesso institucional dos fazeres educativos.
O gabarito correto é A).
Questão 29
O trabalho pedagógico das salas de aula que não utilizam as tecnologias da informação como ferramenta de ensino-aprendizagem não deixa de ocorrer devido à falta do computador nas escolas. Isso porque é muito comum encontrarem-se, em muitas delas, laboratórios lacrados e sem uso. Diante dessa problemática, assinale a alternativa correta.
- A)O trabalho pedagógico que se utiliza das novas tecnologias tem de ser realizado por professores de informática.
- B)Um bom trabalho que se utilize das novas tecnologias só ocorrerá quando cada aluno tiver seu computador pessoal.
- C)Há insegurança de muitos professores frente a esse novo instrumento de trabalho e uma dificuldade em adequá-lo aos conteúdos trabalhados.
- D)A grande maioria dos alunos já possui notebook. O que ainda falta para melhorar as ações pedagógicas é o acesso gratuito à Internet.
- E)A maior dificuldade está em controlar o acesso que os alunos terão às informações que não são pedagogicamente aconselhadas.
A alternativa correta é C)
O trabalho pedagógico nas salas de aula que não incorporam as tecnologias da informação como ferramenta de ensino-aprendizagem ainda ocorre, mesmo diante da presença de laboratórios de informática subutilizados ou lacrados em muitas escolas. Essa realidade evidencia uma série de desafios enfrentados pelos educadores no que diz respeito à integração das novas tecnologias no processo educacional.
Entre as alternativas apresentadas, a opção C) destaca-se como a mais pertinente, pois aponta para a insegurança de muitos professores em relação às tecnologias digitais e a dificuldade em articulá-las com os conteúdos curriculares. Essa barreira não está relacionada à falta de equipamentos, mas sim à formação e à adaptação dos docentes a um novo paradigma educacional.
As demais alternativas apresentam equívocos ou generalizações. A opção A) restringe o uso das tecnologias a professores de informática, ignorando a necessidade de transversalidade no processo. A alternativa B) condiciona o bom trabalho pedagógico à posse individual de computadores, o que não reflete a realidade de muitas instituições que conseguem resultados satisfatórios com recursos compartilhados. A opção D) parte de uma premissa incorreta sobre a posse generalizada de notebooks pelos alunos, enquanto a alternativa E) focaliza um problema secundário (controle de acesso) em vez de abordar as questões pedagógicas centrais.
Portanto, a alternativa C) corretamente identifica que o cerne da problemática reside na formação docente e na integração pedagógica das tecnologias, e não meramente na disponibilidade de equipamentos ou acesso à internet.
Questão 30
Com o advento das tecnologias da informação e da comunicação e de sua utilização como ferramenta de aprendizagem, encontra-se uma diversidade de recursos. Um deles surgiu no final dos anos 90 e nada mais é do que uma página pessoal que, no início, tinha o objetivo de registrar notas e comentários pessoais, com atualizações diárias. À época, o conhecimento da linguagem HTML (HyperText Mark-up Language) era extremamente restrito e, com o tempo, foi se expandindo.
A ferramenta a que o texto refere-se é o(a)
- A)blog.
- B)web conferência.
- C)chat.
- D)fórum.
- E)web porta-fólio.
A alternativa correta é A)
Com o advento das tecnologias da informação e da comunicação, novas ferramentas surgiram para transformar a forma como aprendemos e compartilhamos conhecimento. Entre essas inovações, destaca-se o blog, uma página pessoal que surgiu no final dos anos 90 com o objetivo inicial de registrar notas e reflexões cotidianas. Naquela época, o domínio da linguagem HTML (HyperText Mark-up Language) era limitado, mas, com o tempo, tornou-se mais acessível, permitindo que mais pessoas criassem seus próprios espaços na web.
Ao analisar as alternativas apresentadas, fica claro que a ferramenta descrita no texto é o blog, correspondente à opção A). Enquanto outras opções, como web conferência, chat, fórum e web portfólio, têm funções distintas, o blog se caracteriza justamente por sua natureza pessoal e dinâmica, com atualizações frequentes que refletem os pensamentos e experiências de seu autor.
Portanto, o gabarito correto é A) blog, pois essa ferramenta se alinha perfeitamente com a descrição fornecida no texto, marcando um importante marco na evolução da comunicação e aprendizagem online.