Questões Sobre Tecnologias Educacionais - Pedagogia - concurso
Questão 41
Com relação a novas tecnologias aplicadas à educação e a plataformas de aprendizagem virtuais e de avaliação educacional, julgue os itens seguintes.
A introdução de novas tecnologias na educação deve ser acompanhada de uma sólida formação dos professores para que eles possam exercer sua profissão de forma responsável e com potencialidades pedagógicas verdadeiras.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Com relação a novas tecnologias aplicadas à educação e a plataformas de aprendizagem virtuais e de avaliação educacional, julgue os itens seguintes.
A introdução de novas tecnologias na educação deve ser acompanhada de uma sólida formação dos professores para que eles possam exercer sua profissão de forma responsável e com potencialidades pedagógicas verdadeiras.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C).
Questão 42
Em “Ensino médio e técnico com currículos integrados”, Lucília Machado, afirma que “(…) uma definição adequada de tecnologia não pode tomá-la como técnica. Trata-se de uma ciência.” Nesse sentido, mais adiante em seu artigo, a autora acrescenta que a tecnologia engloba:
I A prática social;
II Os aprendizados humanos em seus processos e produtos;
III O conhecimento empírico, o saber tácito produzido no trabalho;
IV As artes e técnicas desenvolvidas pelos homens;
V As forças produtivas;
VI As racionalidades e lógicas historicamente produzidas.
Estão CORRETAS as afirmações descritas apenas em:
- A)I, II, V e VI.
- B)II, IV e V.
- C)I, II e V.
- D)I, II, V e VI.
- E)I, II, III, IV, V e VI.
A alternativa correta é E)
Em seu artigo "Ensino médio e técnico com currículos integrados", Lucília Machado apresenta uma visão abrangente sobre o conceito de tecnologia, destacando que ela não deve ser reduzida à mera técnica, mas sim compreendida como uma ciência. A autora argumenta que a tecnologia engloba múltiplas dimensões do conhecimento e da prática humana, integrando aspectos sociais, históricos e produtivos.
De acordo com a autora, a tecnologia inclui:
- A prática social (I), demonstrando como as relações humanas influenciam e são influenciadas pelo desenvolvimento tecnológico;
- Os aprendizados humanos em seus processos e produtos (II), evidenciando a dimensão educativa e evolutiva da tecnologia;
- O conhecimento empírico e o saber tácito produzido no trabalho (III), reconhecendo o valor do conhecimento prático acumulado;
- As artes e técnicas desenvolvidas pelos homens (IV), integrando aspectos culturais e criativos;
- As forças produtivas (V), relacionando tecnologia ao desenvolvimento econômico;
- As racionalidades e lógicas historicamente produzidas (VI), contextualizando a tecnologia no desenvolvimento da humanidade.
Portanto, todas as afirmações (I a VI) estão corretas, conforme a perspectiva abrangente apresentada por Lucília Machado. A alternativa correta é a E) I, II, III, IV, V e VI, que contempla integralmente a visão da autora sobre a natureza multidimensional da tecnologia.
Questão 43
Em “A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica”, Gaudêncio Frigotto, afirma:
“Dois autores contemporâneos, de modo mais incisivo, permitem-nos aprender a especificidade da sociedade capitalista que constituímos e quais são as nossas (im)possibilidades e desafios.”
Nessa linha, Frigotto cita Florestan Fernandes e Francisco de Oliveira, sobre os quais é CORRETO afirmar:
- A)Florestan e Francisco defendem que no plano estrutural é necessária a ruptura de estruturas de profunda desigualdade econômica, social, cultural e educacional.
- B)Em direção oposta a de Florestan, Francisco evidencia que é justamente a imbricação do tradicional com o moderno que minimiza a nossa forma específica de sociedade capitalista dependente.
- C)Para Florestan e para Francisco os setores denominados de atrasados, improdutivos e informais se constituem em condição dispensável para a modernização do núcleo integrado ao capitalismo orgânico mundial.
- D)Os dois autores mostram-nos a relação dialética entre o arcaico, o atrasado, o tradicional, o subdesenvolvido, e o moderno e o desenvolvido na especificidade ou particularidade de nossa formação social capitalista.
- E)Contrário a Francisco, Florestan defende que os setores modernos e integrados da economia capitalista (interna e externa) alimentam-se e crescem apoiados e em simbiose com os setores atrasados.
A alternativa correta é D)
Em seu texto “A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica”, Gaudêncio Frigotto recorre aos pensamentos de Florestan Fernandes e Francisco de Oliveira para analisar as contradições e desafios da sociedade capitalista, especialmente no contexto brasileiro. A citação destacada aponta para a importância desses autores na compreensão da formação social do país, marcada por uma complexa relação entre o arcaico e o moderno.
A alternativa correta, conforme o gabarito, é a D), que sintetiza a visão dialética compartilhada por ambos os intelectuais. Florestan Fernandes e Francisco de Oliveira demonstram como elementos aparentemente antagônicos — como o tradicional e o moderno, o atrasado e o desenvolvido — não apenas coexistem, mas se alimentam mutuamente na dinâmica do capitalismo dependente brasileiro. Essa perspectiva revela que o subdesenvolvimento não é um resquício a ser superado, mas uma condição estrutural que sustenta a acumulação capitalista em países periféricos.
As demais alternativas apresentam distorções ou contradições em relação ao pensamento dos autores. Por exemplo, a alternativa A) sugere uma defesa de ruptura radical, o que não corresponde ao enfoque analítico de ambos, que priorizam a crítica das estruturas sem necessariamente propor um caminho revolucionário. Já a alternativa B) cria uma oposição falsa entre os autores, ignorando que ambos enfatizam a interdependência entre o arcaico e o moderno. A alternativa C) desconsidera o papel central dos setores "atrasados" na reprodução do capitalismo periférico, enquanto a alternativa E) inverte as posições atribuídas a Florestan e Francisco.
Portanto, a análise de Frigotto, ao evocar esses autores, reforça a necessidade de se compreender a educação profissional e tecnológica dentro dessa totalidade contraditória, onde as desigualdades não são acidentais, mas constitutivas do modelo de desenvolvimento brasileiro.
Questão 44
O futuro da educação é a mistura de presencial com virtual.
A expansão da EaD e a chegada de cursos dessa modalidade em
universidades públicas enseja a discussão acerca do preconceito em
relação ao ensino que não é presencial. Romero Tori, pesquisador
do tema, encampa a luta contra o título a distância e questiona a
sensação de presença: “Existem alunos em curso presencial que
estão muito mais distantes do que em curso virtual” .
Cristiane Capuchinho. In: Folha de S.Paulo (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 69
a 74, relativos à mediação pedagógica no AVA.
A assincronicidade deve ser evitada, pois impede a interação no AVA.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
O futuro da educação está cada vez mais associado à integração entre o ensino presencial e o virtual. A expansão da Educação a Distância (EaD) e sua crescente adoção até mesmo em universidades públicas têm levantado debates importantes, especialmente sobre o preconceito ainda existente em relação a modalidades não presenciais. Como destacado por Romero Tori, pesquisador da área, a noção de "presença" no aprendizado vai além da proximidade física. Alunos em cursos presenciais podem estar mentalmente distantes, enquanto participantes de ambientes virtuais podem demonstrar engajamento significativo.
No contexto da mediação pedagógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), a assincronicidade não deve ser vista como um obstáculo à interação. Pelo contrário, ela oferece flexibilidade, permitindo que alunos e professores participem de discussões e atividades em momentos distintos, adaptando-se a diferentes ritmos e necessidades. A afirmação de que a assincronicidade "impede a interação no AVA" é equivocada, pois ferramentas como fóruns, mensagens e tarefas programadas possibilitam trocas ricas e contínuas, mesmo sem simultaneidade.
Portanto, a alternativa correta para o item em questão é E) ERRADO, já que a assincronicidade, quando bem estruturada, não só não impede a interação, como também pode potencializá-la, tornando o AVA um espaço dinâmico e inclusivo para a aprendizagem.
Questão 45
O futuro da educação é a mistura de presencial com virtual.
A expansão da EaD e a chegada de cursos dessa modalidade em
universidades públicas enseja a discussão acerca do preconceito em
relação ao ensino que não é presencial. Romero Tori, pesquisador
do tema, encampa a luta contra o título a distância e questiona a
sensação de presença: “Existem alunos em curso presencial que
estão muito mais distantes do que em curso virtual” .
Cristiane Capuchinho. In: Folha de S.Paulo (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 69
a 74, relativos à mediação pedagógica no AVA.
Para se alcançar sucesso em EaD, é necessário utilizar meios que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, os objetos de aprendizagem são materiais digitais utilizados com finalidade educacional.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O futuro da educação está cada vez mais associado à integração entre o ensino presencial e o virtual, como apontado no texto de referência. A expansão da Educação a Distância (EaD) e sua inserção em universidades públicas evidenciam a necessidade de superar preconceitos e repensar o conceito de presença no processo educacional. Nesse contexto, a mediação pedagógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) desempenha um papel fundamental.
Como mencionado no segundo parágrafo, o sucesso da EaD depende da utilização de recursos que facilitem o ensino e a aprendizagem. Os objetos de aprendizagem, materiais digitais com finalidade educacional, são exemplos desses meios. Eles permitem a criação de experiências interativas e adaptáveis, enriquecendo o processo de ensino e tornando-o mais dinâmico e acessível.
Portanto, a afirmação de que os objetos de aprendizagem são essenciais para o sucesso da EaD está correta. Essas ferramentas não apenas complementam o ensino, mas também ajudam a reduzir a distância entre alunos e conteúdo, confirmando a observação de Romero Tori sobre como a presença pode ser mais significativa em ambientes virtuais do que em alguns cursos presenciais.
Questão 46
O futuro da educação é a mistura de presencial com virtual.
A expansão da EaD e a chegada de cursos dessa modalidade em
universidades públicas enseja a discussão acerca do preconceito em
relação ao ensino que não é presencial. Romero Tori, pesquisador
do tema, encampa a luta contra o título a distância e questiona a
sensação de presença: “Existem alunos em curso presencial que
estão muito mais distantes do que em curso virtual” .
Cristiane Capuchinho. In: Folha de S.Paulo (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 69
a 74, relativos à mediação pedagógica no AVA.
Embora a EaD seja anterior às tecnologias da informação e da comunicação (TICs), é inegável que a EaD tem-se beneficiado muito com os TICs, devido às facilidades que estas proporcionam à comunicabilidade e à acessibilidade.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O futuro da educação está cada vez mais associado à integração entre o ensino presencial e o virtual, como apontado no texto de referência. A expansão da Educação a Distância (EaD) e sua adoção por universidades públicas evidenciam uma transformação no cenário educacional, que ainda enfrenta resistências e preconceitos. No entanto, conforme destacado por Romero Tori, a distância física não é sinônimo de desconexão pedagógica, pois há alunos que, mesmo em cursos presenciais, podem estar mais "distantes" do aprendizado do que em ambientes virtuais bem estruturados.
O texto também menciona que a EaD, embora exista antes do advento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), foi profundamente impulsionada por elas. As TICs trouxeram avanços significativos em comunicabilidade e acessibilidade, facilitando a interação entre alunos e professores, o acesso a materiais didáticos e a personalização do aprendizado. Portanto, é correto afirmar que a EaD se beneficiou enormemente dessas tecnologias, consolidando-se como uma modalidade educacional viável e eficaz.
Dessa forma, a afirmação de que "a EaD tem-se beneficiado muito com os TICs, devido às facilidades que estas proporcionam à comunicabilidade e à acessibilidade" está correta, conforme o gabarito indicado (C). A mediação pedagógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) só se tornou tão dinâmica e inclusiva graças aos recursos tecnológicos, que permitem superar barreiras geográficas e temporais, democratizando o acesso ao conhecimento.
Questão 47
O futuro da educação é a mistura de presencial com virtual.
A expansão da EaD e a chegada de cursos dessa modalidade em
universidades públicas enseja a discussão acerca do preconceito em
relação ao ensino que não é presencial. Romero Tori, pesquisador
do tema, encampa a luta contra o título a distância e questiona a
sensação de presença: “Existem alunos em curso presencial que
estão muito mais distantes do que em curso virtual” .
Cristiane Capuchinho. In: Folha de S.Paulo (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 69
a 74, relativos à mediação pedagógica no AVA.
Os papéis desempenhados pelo professor no AVA estão divididos nas áreas pedagógica, gerencial, técnica e social, e se referem, respectivamente, à aprendizagem, à organização, ao uso das tecnologias e à interação.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O futuro da educação está cada vez mais associado à integração entre o ensino presencial e o virtual, como destacado no texto de referência. A expansão da Educação a Distância (EaD) e sua inserção em universidades públicas evidenciam a necessidade de superar preconceitos em relação a modalidades não presenciais. Nesse contexto, o papel do professor no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) assume múltiplas dimensões, conforme mencionado no item analisado.
A divisão dos papéis do professor no AVA em áreas pedagógica, gerencial, técnica e social reflete a complexidade da mediação em ambientes digitais. A área pedagógica está diretamente ligada ao processo de aprendizagem, exigindo do professor estratégias didáticas adaptadas ao meio virtual. A dimensão gerencial diz respeito à organização do curso, prazos e estruturação de atividades, enquanto a técnica envolve o domínio das tecnologias utilizadas. Por fim, a esfera social abrange a promoção de interações entre alunos e entre estes e o professor.
Como apontado por Romero Tori no texto base, a sensação de presença não está necessariamente vinculada à modalidade presencial. Isso reforça a importância da atuação multidimensional do professor no AVA, especialmente no que tange ao aspecto social da mediação, que pode criar vínculos e engajamento mesmo à distância.
Portanto, a afirmação de que os papéis do professor no AVA se dividem nas áreas mencionadas e correspondem, respectivamente, à aprendizagem, organização, uso de tecnologias e interação está correta (alternativa C). Essa visão abrangente da mediação pedagógica no ambiente virtual é essencial para o sucesso da educação híbrida que se consolida como tendência para o futuro.
Questão 48
O futuro da educação é a mistura de presencial com virtual.
A expansão da EaD e a chegada de cursos dessa modalidade em
universidades públicas enseja a discussão acerca do preconceito em
relação ao ensino que não é presencial. Romero Tori, pesquisador
do tema, encampa a luta contra o título a distância e questiona a
sensação de presença: “Existem alunos em curso presencial que
estão muito mais distantes do que em curso virtual” .
Cristiane Capuchinho. In: Folha de S.Paulo (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 69
a 74, relativos à mediação pedagógica no AVA.
Documento multimídia ou hipermídia é o nome dado ao conjunto de mídias utilizadas no AVA.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O futuro da educação está cada vez mais associado à integração entre o ensino presencial e o virtual. A expansão da Educação a Distância (EaD) e sua crescente adoção até mesmo em universidades públicas têm levantado debates importantes, especialmente em relação ao preconceito ainda existente contra modalidades não presenciais. Como destacado por Romero Tori, pesquisador da área, a sensação de presença não está necessariamente vinculada à proximidade física, mas sim ao engajamento e à interação proporcionados pelo ambiente de aprendizagem.
No contexto da mediação pedagógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), a utilização de documentos multimídia ou hipermídia desempenha um papel fundamental. Esses recursos consistem na combinação de diferentes formatos de mídia — como textos, imagens, áudios e vídeos —, enriquecendo a experiência educacional e facilitando a assimilação do conteúdo. Portanto, a afirmação de que "documento multimídia ou hipermídia é o nome dado ao conjunto de mídias utilizadas no AVA" está correta, conforme indicado pelo gabarito (C).
Essa abordagem multimodal não só amplia as possibilidades de ensino, mas também desafia os paradigmas tradicionais, demonstrando que a qualidade da educação não se limita ao formato, mas sim à eficácia das estratégias pedagógicas empregadas.
Questão 49
O futuro da educação é a mistura de presencial com virtual.
A expansão da EaD e a chegada de cursos dessa modalidade em
universidades públicas enseja a discussão acerca do preconceito em
relação ao ensino que não é presencial. Romero Tori, pesquisador
do tema, encampa a luta contra o título a distância e questiona a
sensação de presença: “Existem alunos em curso presencial que
estão muito mais distantes do que em curso virtual” .
Cristiane Capuchinho. In: Folha de S.Paulo (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 69
a 74, relativos à mediação pedagógica no AVA.
As tecnologias de informação e comunicação e as ferramentas de gerenciamento são utilizadas em EaD para promover a aprendizagem, a interação e a colaboração entre os participantes do curso.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O futuro da educação está cada vez mais associado à integração entre o ensino presencial e o virtual, como destacado no texto de referência. A expansão da Educação a Distância (EaD) e sua adoção por universidades públicas evidenciam a necessidade de superar preconceitos e reconhecer o potencial dessa modalidade. Nesse contexto, as tecnologias de informação e comunicação (TICs), assim como as ferramentas de gerenciamento, desempenham um papel fundamental na mediação pedagógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).
De acordo com o texto, Romero Tori questiona a noção de presença, argumentando que alunos em cursos presenciais podem estar mais distantes do processo de aprendizagem do que aqueles engajados em cursos virtuais. Isso reforça a ideia de que a EaD, quando bem estruturada, utiliza recursos tecnológicos para promover não apenas a transmissão de conteúdo, mas também a interação e a colaboração entre os participantes. Plataformas digitais, fóruns de discussão, videoconferências e sistemas de gestão de aprendizagem são exemplos de ferramentas que facilitam a comunicação e o trabalho coletivo, essenciais para uma experiência educacional significativa.
Portanto, a afirmação de que "as tecnologias de informação e comunicação e as ferramentas de gerenciamento são utilizadas em EaD para promover a aprendizagem, a interação e a colaboração entre os participantes do curso" está correta. Esses recursos são pilares para a construção de um ambiente virtual dinâmico e participativo, alinhado com as demandas contemporâneas da educação.
Questão 50
Com relação à EaD e ao ambiente onde ela se processa— ambiente
virtual de aprendizagem (AVA) —Julgue os itens subsequentes.
Os tutoriais correspondem aos cursos de formação dos tutores para o exercício da função nos AVAs.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Com relação à EaD e ao ambiente onde ela se processa— ambiente virtual de aprendizagem (AVA) —, é importante analisar cuidadosamente as afirmações sobre os elementos que compõem esse modelo educacional. Um dos pontos de confusão comum é a definição de tutoriais no contexto da educação a distância.
A afirmação de que "Os tutoriais correspondem aos cursos de formação dos tutores para o exercício da função nos AVAs" está incorreta, conforme indicado pelo gabarito (E) ERRADO. Isso porque:
- Os tutoriais são, na verdade, materiais de apoio ou guias interativos destinados aos alunos, com o objetivo de orientá-los no uso de ferramentas ou na compreensão de conteúdos específicos dentro do AVA.
- A formação de tutores, por outro lado, envolve programas específicos que abordam metodologias de ensino a distância, mediação pedagógica e domínio das plataformas digitais, indo além do conceito de tutoriais.
Portanto, é essencial distinguir entre os recursos disponíveis para os estudantes (como tutoriais) e a capacitação necessária para os profissionais que atuam na EaD (como os cursos para tutores). Essa diferenciação contribui para uma compreensão mais precisa da dinâmica dos ambientes virtuais de aprendizagem.