Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Tecnologias Educacionais - Pedagogia - concurso

Questão 61

Julgue o  item  que se segue a partir da concepção de tecnologias da informação e sua relação com os processos educativos.

A concepção de materiais didáticos que incorporem novas tecnologias capazes de oferecer uma reestruturação do processo de aprendizagem depende do esforço de relacionar novas abordagens teóricas sobre a aprendizagem a seu desenho instrucional.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Julgue o item que se segue a partir da concepção de tecnologias da informação e sua relação com os processos educativos.

A concepção de materiais didáticos que incorporem novas tecnologias capazes de oferecer uma reestruturação do processo de aprendizagem depende do esforço de relacionar novas abordagens teóricas sobre a aprendizagem a seu desenho instrucional.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C).

Questão 62

Julgue o  item  que se segue a partir da concepção de tecnologias da informação e sua relação com os processos educativos.

Na mediação pedagógica pela tecnologia, as formas de gestão são menos centralizadas, mais flexíveis e integradas e com estruturas mais enxutas, havendo menor possibilidade de participação dos professores, dos alunos, dos pais e da comunidade na organização e no gerenciamento dos rumos de cada instituição escolar.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O item em questão aborda a relação entre as tecnologias da informação e os processos educativos, especificamente no que diz respeito à mediação pedagógica e à gestão escolar. A afirmação sugere que, nesse contexto, as formas de gestão se tornam menos centralizadas, mais flexíveis e integradas, com estruturas mais enxutas, mas também alega que há menor possibilidade de participação de professores, alunos, pais e comunidade na organização e gerenciamento da escola.

Contudo, essa segunda parte da afirmação está incorreta. A mediação pedagógica pela tecnologia, na realidade, tende a promover maior participação e colaboração entre os diversos atores envolvidos no processo educativo. As ferramentas digitais e plataformas de comunicação facilitam o diálogo, a transparência e a inclusão de diferentes vozes na tomada de decisões. Portanto, a ideia de que há menor possibilidade de participação é equivocada.

Dessa forma, o gabarito correto é E) ERRADO, pois a afirmação contém uma contradição em relação ao potencial democratizante das tecnologias da informação na educação.

Questão 63

Afirmações como: “Não faz sentido, por exemplo, ver o crescimento de uma semente numa animação se podemos ter a experiência real.” (Nova Escola, Um guia sobre o uso de tecnologias na sala de aula. Ed. 223. Junho/2009.) e “O uso de diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho. O professor se especializar para melhorar sua didática é insuficiente hoje (…)” (Nova Escola. A conexão que faz a diferença . Gestão escolar. Abril/2008), nos levam a refletir sobre a aplicabilidade das novas tecnologias como recursos didát icos na educação. Especializar-se com o fim de utilizar novas tecnologias não é suficiente, é preciso não só saber utilizá-las, mas também é necessário saber como e quando aplicá-las. Professores com uma prática bancária e autoritária, por exemplo, tendem a distorcer o uso didático das novas tecnologias em educação utilizando-as para:

I. Reproduzi r o conhecimento formal especificado no currículo.

II. Explorar novas formas de aprendizagem tornando-asmais significativas.

III. Reforçar o ensino tradicional e sua prática unilateral.

IV. Adequar a sua apresentação de conteúdos à nova realidade.

V. Incentivar a interação do aluno com o conhecimento.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A)IV e V.
  • B)II e III.
  • C)I e V.
  • D)I e III.
  • E)II e IV.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

O debate sobre o uso de tecnologias na educação é fundamental para compreender como esses recursos podem ser aplicados de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem. As citações apresentadas destacam a importância de não apenas dominar as ferramentas tecnológicas, mas também de saber integrá-las de maneira pedagógica, evitando práticas tradicionais que limitam seu potencial.

No contexto apresentado, professores com uma abordagem bancária e autoritária tendem a utilizar as novas tecnologias de forma distorcida, reforçando métodos tradicionais em vez de explorar suas possibilidades inovadoras. Analisando as afirmativas:

  • I. Reproduzir o conhecimento formal especificado no currículo: Correta, pois uma prática bancária prioriza a transmissão unilateral de conteúdo, sem questionamento ou interação crítica.
  • II. Explorar novas formas de aprendizagem tornando-as mais significativas: Incorreta, pois essa abordagem exige uma postura dialógica e aberta, incompatível com o ensino autoritário.
  • III. Reforçar o ensino tradicional e sua prática unilateral: Correta, já que a visão bancária mantém o professor como detentor exclusivo do saber, usando a tecnologia apenas como suporte para essa dinâmica.
  • IV. Adequar a sua apresentação de conteúdos à nova realidade: Incorreta, pois adaptar-se à realidade demanda flexibilidade, algo contrário à rigidez da educação bancária.
  • V. Incentivar a interação do aluno com o conhecimento: Incorreta, uma vez que essa interação pressupõe autonomia, não alinhada com práticas autoritárias.

Portanto, as afirmativas corretas são I e III, correspondendo à alternativa D). Isso reforça a necessidade de repensar não apenas o uso da tecnologia, mas também as metodologias de ensino, garantindo que esses recursos sejam aliados de uma educação transformadora.

Questão 64

A pesquisadora Tânia Maria Esperon Porto aponta que embora existam avaliações que evidenciem problemas com o uso de tecnologias em processos educativos (Orozco, 2002; Gutiérrez Mar t ín, 2002) , optou por abordar suas possibilidades, fazendo interlocução com a história de Barreto (2002) e as ideias de Gutiérrez Martín (1998, 2002), considerando que o potencial educativo das tecnologias pressupõe uma sensibilização e preparação docente para o uso, considerando o contexto de ação. Dessa forma, expõe a seguir observações sobre o potencial educativo de alguns elementos que pertencem a essas novas tecnologias: rapidez, recepção individualizada, interatividade e participação, hiper textual idade, real idade vi r tual e digitalização/ideologia. A partir das demandas do mundo do trabalho atual, podemos afirmar que tais elementos são:

  • A)dispensáveis, posto que a empregabilidade no mundo contemporâneo dispensa tais excentricidades.
  • B)fundamentais, pois as demandas trabalhistas atuais exigem uma formação ampla e multifacetada.
  • C)importantes, com exceção da ideologia, já que os empregados devem seguir as normas da empresa, semquestionamento.
  • D)necessários mas não prioritários, pois o trabalho manual não exige conhecimentos tão sofisticados.
  • E)de valor secundário, pois o risco do trabalho formal guarda consigo outras exigências mais importantes que a preocupação com as tecnologias.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

A pesquisadora Tânia Maria Esperon Porto destaca que, apesar das críticas e avaliações que apontam problemas no uso de tecnologias em processos educativos, ela optou por explorar suas possibilidades, dialogando com as contribuições de Barreto (2002) e Gutiérrez Martín (1998, 2002). Segundo ela, o potencial educativo das tecnologias depende de uma sensibilização e preparação docente adequada, considerando o contexto de aplicação.

Entre os elementos das novas tecnologias que apresentam potencial educativo, Porto menciona:

  • rapidez
  • recepção individualizada
  • interatividade e participação
  • hipertextualidade
  • realidade virtual
  • digitalização/ideologia

Diante das demandas do mundo do trabalho atual, a alternativa que melhor reflete a importância desses elementos é a B) fundamentais, pois as demandas trabalhistas atuais exigem uma formação ampla e multifacetada. Isso porque o mercado contemporâneo valoriza profissionais capazes de lidar com ferramentas tecnológicas, adaptar-se a mudanças e interagir em ambientes digitais complexos, características essenciais para a empregabilidade no século XXI.

As demais alternativas subestimam o papel das tecnologias na formação profissional ou ignoram a necessidade de uma visão crítica, como no caso da opção C, que exclui a questão ideológica. A resposta correta, portanto, reforça que esses elementos não são meramente acessórios, mas sim componentes fundamentais para uma educação alinhada com as exigências do mundo atual.

Questão 65

Em relação ao uso de tecnologias no processo ensino, marque V ou F, conforme as afirmações a seguir sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Com a utilização de tecnologia em sala de aula o professor assume um papel secundário no processo de ensino.
( ) A Internet é muito útil para a realização de pesquisas acadêmicas, de onde o aluno pode copiar livremente qualquer conteúdo sem citar autoria ou fonte.
( ) O uso de recursos multimídia, como imagens, sons e vídeos, quando bem aplicados, fornecem um meio mais atraente de aprendizagem.
( ) A simples utilização de um computador pelo professor, por si só, já garante a melhoria do processo de ensino.
A sequência correta, de cima para baixo, é:


  • A)F - V - F - V
  • B)V - F - V - F
  • C)F - V - V - V
  • D)V - V - F - F
  • E)F - F - V - F
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Em relação ao uso de tecnologias no processo de ensino, marque V ou F, conforme as afirmações a seguir sejam verdadeiras ou falsas.

( F ) Com a utilização de tecnologia em sala de aula, o professor assume um papel secundário no processo de ensino.

( F ) A Internet é muito útil para a realização de pesquisas acadêmicas, de onde o aluno pode copiar livremente qualquer conteúdo sem citar autoria ou fonte.

( V ) O uso de recursos multimídia, como imagens, sons e vídeos, quando bem aplicados, fornecem um meio mais atraente de aprendizagem.

( F ) A simples utilização de um computador pelo professor, por si só, já garante a melhoria do processo de ensino.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A) F - V - F - V
  • B) V - F - V - F
  • C) F - V - V - V
  • D) V - V - F - F
  • E) F - F - V - F

O gabarito correto é E).

Questão 66

“Novos celulares invadem cada vez mais as prateleiras de varejo do país. Falar torna-se apenas um detalhe da última geração da telefonia móvel, que une internet, música, jogos, câmaras, aplicativos de interatividade e design. (…) Hoje, o Brasil possui 93,9 milhões de pessoas com celular.”
O Globo, Economia, 11 set. 2010. p. 35.

O texto acima explicita uma das dimensões da globalização: a da unicidade das técnicas da informação. Sobre a chegada das técnicas da informação, afirma-se que elas




  • A)permitem que as diversas técnicas existentes se comuniquem entre si como nunca antes acontecera, assegurando a simultaneidade das ações e seu acompanhamento no exato instante em que ocorrem.
  • B)estão disponíveis a toda a humanidade e, em virtude disso, têm permitido que todos possam utilizá-las efetivamente no seu desenvolvimento pessoal, ao mesmo tempo, no exato instante do acontecimento, eliminando as desigualdades socioespaciais, culturais e econômicas.
  • C)reduzem as distâncias espaço-temporais entre os países centrais e periféricos, impedindo que os países centrais exerçam poder e controle sobre os mais periféricos ou pobres, evidenciando que a unicidade homogeneíza todos os países.
  • D)trouxeram um novo olhar sobre a história das nações, uma vez que, com as técnicas da informação, não há mais concorrência entre países e lugares, já que as empresas podem escolher qualquer lugar do mundo para se instalarem, fazendo com que os conflitos geopolíticos desapareçam do atual período histórico.
  • E)são indiferentes à realidade da Divisão Territorial do Trabalho, pois as empresas continuam sob a lógica do modo de regulação do trabalho com base no fordismo, ou seja, a produção de produtos manufaturados continua concentrada nos países do hemisfério Norte e a produção de produtos primários continua sendo feita pelos países do hemisfério Sul.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

O texto apresentado retrata a evolução dos celulares, que deixaram de ser meros aparelhos de comunicação para se tornarem dispositivos multifuncionais, integrando internet, entretenimento e interatividade. Essa transformação ilustra uma das dimensões centrais da globalização: a unicidade das técnicas da informação, que revolucionaram a forma como as pessoas se conectam e acessam informações.

Analisando as alternativas, a opção A) é a que melhor descreve o impacto dessas tecnologias. As técnicas da informação permitem uma comunicação instantânea e simultânea entre diferentes sistemas, algo inédito na história humana. Essa capacidade de conectar ações em tempo real redefine a noção de distância e tempo, facilitando a coordenação global de atividades econômicas, sociais e culturais.

As demais alternativas apresentam equívocos ou exageros. A opção B) ignora as desigualdades no acesso e uso efetivo dessas tecnologias, que ainda excluem parcelas significativas da população. A alternativa C) é incorreta ao sugerir que as técnicas da informação eliminam assimetrias de poder entre países centrais e periféricos, quando na realidade podem até reforçá-las. A opção D) superestima o papel das tecnologias ao afirmar que eliminam conflitos geopolíticos, desconsiderando que a concorrência entre nações persiste. Por fim, a alternativa E) está errada ao afirmar que as técnicas da informação não alteram a Divisão Territorial do Trabalho, já que elas têm impactado profundamente a organização produtiva global.

Portanto, a unicidade técnica proporcionada pelas tecnologias da informação representa um marco na globalização, permitindo conexões e interações em tempo real, como nunca antes visto. No entanto, seu alcance e efeitos ainda são desiguais, demonstrando que a homogeneização completa é mais um ideal do que uma realidade concretizada.

Questão 67

No que se refere à educação corporativa e sua relação com a EAD,
julgue os itens de 133 a 142.

Dados sobre a educação corporativa evidenciam uma tendência de uso crescente das tecnologias de informação e comunicação como recursos de aprendizagem em processos de e-learning.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

No que se refere à educação corporativa e sua relação com a EAD, julgue os itens de 133 a 142.

Dados sobre a educação corporativa evidenciam uma tendência de uso crescente das tecnologias de informação e comunicação como recursos de aprendizagem em processos de e-learning.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C).

Questão 68

A respeito das estatísticas educacionais, importantes insumos para
a gestão e o planejamento da educação, julgue os itens que se
seguem.



Há tendência de aumento da adoção da EAD nos programas de treinamento empresarial por meio da utilização de recursos digitais; no entanto, em cerca de 90% das universidades corporativas, o material impresso ainda é uma das mídias mais usadas.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

A respeito das estatísticas educacionais, importantes insumos para a gestão e o planejamento da educação, julgue os itens que se seguem.

Há tendência de aumento da adoção da EAD nos programas de treinamento empresarial por meio da utilização de recursos digitais; no entanto, em cerca de 90% das universidades corporativas, o material impresso ainda é uma das mídias mais usadas.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C).

Questão 69

A concepção de EAD expressa no decreto que a regulamenta
apresenta alguns avanços. Esses avanços abrangem

a referência à utilização das tecnologias de informação e comunicação na mediação pedagógica.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

A concepção de Educação a Distância (EAD), conforme expressa no decreto que a regulamenta, demonstra avanços significativos em relação às práticas educacionais tradicionais. Um dos principais pontos de destaque é a incorporação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) como elementos centrais na mediação pedagógica.

Essa abordagem reflete uma compreensão mais ampla e contemporânea do processo de ensino-aprendizagem, reconhecendo o potencial das ferramentas digitais para superar barreiras geográficas e temporais. Ao incluir explicitamente as TICs, o decreto não apenas valida sua importância, mas também incentiva a inovação nos métodos educacionais.

Portanto, a afirmação de que o decreto apresenta avanços ao referenciar a utilização das tecnologias de informação e comunicação na mediação pedagógica está correta. A alternativa C) CERTO constitui a resposta adequada, conforme indicado no gabarito.

Continua após a publicidade..

Questão 70

Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na
educação.

Ensinar com mídias será uma inovação se, simultaneamente, forem mudados os paradigmas convencionais de ensino, que mantêm o afastamento entre professores e estudantes.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.

Ensinar com mídias será uma inovação se, simultaneamente, forem mudados os paradigmas convencionais de ensino, que mantêm o afastamento entre professores e estudantes.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C).

1 5 6 7 8 9 10