Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Tecnologias Educacionais - Pedagogia - concurso

Questão 81

Com relação ao uso das tecnologias da informação (TICs) em educação corporativa, julgue os itens a seguir.

A cultura organizacional e as mudanças constantes da tecnologia e das necessidades de treinamento não representam obstáculos ao uso da Internet para a capacitação e a qualificação profissional.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação corporativa tem se tornado cada vez mais relevante, especialmente em um cenário de transformação digital e demandas por capacitação contínua. No entanto, afirmar que a cultura organizacional e as mudanças tecnológicas não representam obstáculos para a utilização da Internet na qualificação profissional é um equívoco.

A cultura organizacional desempenha um papel fundamental na adoção de novas tecnologias. Empresas com culturas mais tradicionais ou resistentes a mudanças podem enfrentar dificuldades na implementação de soluções baseadas em TICs, seja por falta de engajamento dos colaboradores ou por processos internos pouco flexíveis. Além disso, a constante evolução tecnológica exige atualizações frequentes de infraestrutura e capacitação dos profissionais, o que pode ser um desafio tanto em termos de custos quanto de adaptação.

Outro aspecto relevante é a necessidade de alinhamento entre as ferramentas digitais e os objetivos de treinamento. Nem sempre as soluções disponíveis atendem plenamente às demandas específicas de uma organização, exigindo customizações ou a busca por alternativas que melhor se adaptem ao contexto corporativo.

Portanto, é correto afirmar que a cultura organizacional e as mudanças tecnológicas representam, sim, obstáculos reais para o uso eficaz da Internet na educação corporativa. A resposta correta para a afirmação apresentada é E) ERRADO, pois desconsidera os desafios práticos enfrentados pelas organizações nesse processo.

Questão 82

Com relação ao uso das tecnologias da informação (TICs) em educação corporativa, julgue os itens a seguir.

O desenvolvimento das novas TICs, embora tenha favorecido o processo de capacitação da mão de obra, que não precisa mais se deslocar ou se ausentar do trabalho para se qualificar, dificultou a gestão do conhecimento pelas próprias organizações.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação corporativa revolucionou a forma como as organizações capacitam seus colaboradores. A afirmação de que essas tecnologias dificultam a gestão do conhecimento pelas empresas é equivocada, conforme indicado pelo gabarito correto (E).

As TICs, na verdade, facilitaram significativamente o acesso ao conhecimento, permitindo que os profissionais se qualifiquem sem precisar se ausentar do trabalho ou se deslocar fisicamente. Plataformas de ensino a distância, sistemas de gestão de aprendizagem e ferramentas colaborativas tornaram o processo de capacitação mais flexível e acessível.

Quanto à gestão do conhecimento, as TICs oferecem inúmeras vantagens:

  • Armazenamento e organização centralizada do conhecimento
  • Facilidade de atualização e compartilhamento de informações
  • Possibilidade de rastreamento e mensuração do aprendizado
  • Criação de repositórios de conhecimento organizacional

Portanto, longe de dificultar, as TICs têm se mostrado ferramentas essenciais para a gestão eficiente do conhecimento nas organizações, permitindo não apenas a capacitação contínua dos colaboradores, mas também a preservação e disseminação do conhecimento corporativo.

Questão 83

Com relação ao uso das tecnologias da informação (TICs) em educação corporativa, julgue os itens a seguir.

A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, embora intensifique a comunicação síncrona e assíncrona entre estudantes e professores, o que torna o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e personalizado, dificulta o processo de gestão da informação, dada a ausência de recursos nesses ambientes para a organização e consulta das informações armazenadas.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Análise sobre o uso de TICs na educação corporativa

A afirmação apresentada sugere que os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) dificultam a gestão da informação devido à ausência de recursos para organização e consulta. No entanto, essa perspectiva não condiz com a realidade atual das plataformas de educação digital.

Os modernos sistemas de gestão de aprendizagem (LMS), como Moodle, Blackboard ou Canvas, são justamente projetados para:

  • Armazenar e organizar conteúdos de forma estruturada
  • Permitir buscas eficientes por materiais
  • Oferecer ferramentas de catalogação e indexação
  • Disponibilizar relatórios e análises de acesso

Na verdade, os AVAs facilitam a gestão da informação educacional através de:

  • Sistemas de classificação por tags e metadados
  • Repositórios centralizados de documentos
  • Ferramentas de acompanhamento do progresso dos alunos
  • Mecanismos de versionamento de conteúdo

Portanto, a afirmação original está errada, pois os ambientes virtuais de aprendizagem modernos não apenas não dificultam, como na verdade potencializam a gestão da informação educacional quando bem implementados.

Questão 84

Tendo em vista que o planejamento de ensino tem características
que lhe são próprias porque lida com os sujeitos em processo de
formação humana, e que, por isso, planejar requer uma atitude
científica do fazer didático-pedagógico, julgue os itens
subsecutivos, concernentes ao planejamento de ensino.





Com o avanço das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC), os recursos na área do ensino tornaram-se valiosos, principalmente do ponto de vista do trabalho do professor e do aluno. Por isso, ao planejar as aulas, o professor deverá contar com a utilização das TIC, independentemente do contexto escolar.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O planejamento de ensino é uma atividade complexa que demanda reflexão crítica e adaptação às particularidades de cada contexto educacional. Embora as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) ofereçam ferramentas valiosas para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, sua utilização não pode ser tratada como uma imposição universal, independentemente das condições estruturais, sociais e pedagógicas da escola.

A afirmação de que o professor deverá contar com as TIC em qualquer contexto revela uma visão reducionista, pois desconsidera realidades onde:

  • As escolas não possuem infraestrutura tecnológica adequada
  • Os professores não receberam formação para uso pedagógico dessas ferramentas
  • O acesso dos alunos à tecnologia fora do ambiente escolar é limitado
  • As metodologias tradicionais podem ser mais adequadas para determinados conteúdos ou turmas

O planejamento educacional eficaz requer flexibilidade e discernimento para avaliar quando e como as TIC podem contribuir para os objetivos pedagógicos, sem transformá-las em um fim em si mesmas. A qualidade do ensino não se mede pelo grau de utilização tecnológica, mas pela capacidade de promover aprendizagens significativas adaptadas à realidade dos educandos.

Portanto, a alternativa correta é realmente E) ERRADO, pois embora as TIC sejam recursos importantes, sua utilização obrigatória em todos os contextos escolares representa uma abordagem dogmática incompatível com a natureza reflexiva e contextualizada que deve orientar o planejamento de ensino.

Questão 85

“Aprovada como a mais recente solução para atender à demanda na formação de professores e para o aprimoramento da Educação no País. […] Alicerçada no acelerado avanço tecnológico, vai revolucionar a estrutura do sistema de ensino” (PALHARES, 2007) Trata-se de (Assinale a opção correta.)

  • A)Educação semipresencial.
  • B)Universidade Aberta do Brasil.
  • C)Tutoria qualificada a distância.
  • D)Pós-graduação a distância.
  • E)Educação On-line.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

O trecho citado de Palhares (2007) descreve uma iniciativa educacional inovadora, fundamentada no progresso tecnológico, com o objetivo de suprir a carência na formação docente e elevar a qualidade da Educação no Brasil. Entre as alternativas apresentadas, a que melhor se adequa ao contexto é:

  • B) Universidade Aberta do Brasil (UAB) - Correta. A UAB foi criada como política pública para expandir o ensino superior, especialmente a formação de professores, por meio da educação a distância, integrando instituições públicas e tecnologias educacionais.
  • A) Educação semipresencial - Incorreta. Embora utilize parte da modalidade a distância, não corresponde ao modelo sistêmico descrito no texto.
  • C) Tutoria qualificada a distância - Incorreta. Refere-se a um componente específico, não ao sistema abrangente mencionado.
  • D) Pós-graduação a distância - Incorreta. O texto aborda formação docente em geral, não apenas em nível de pós-graduação.
  • E) Educação On-line - Incorreta. Termo genérico que não especifica a estrutura governamental e o foco na formação de professores.

Portanto, a resposta correta é a alternativa B, pois a Universidade Aberta do Brasil (UAB) representa exatamente o modelo de política pública descrito, alinhando tecnologia, formação docente e democratização do ensino superior.

Questão 86

Atualmente os jovens utilizam as tecnologias para ter acesso a uma quantidade cada vez maior de informações, embora alguns estudos mostrem que eles utilizam de forma ineficiente. Sobre o uso das tecnologias, podemos afirmar que

  • A)a utilização das tecnologias na educação está tirando a importância do professor.
  • B)o trabalho com as tecnologias isenta qualquer dificuldade no trabalho da escola.
  • C)a utilização das tecnologias está vinculada ao uso de máquinas e técnicas para a resolução de problemas.
  • D)o fato de existir laboratórios nas escolas demonstra uma mudança na essência dela.
  • E)as tecnologias começam a ser usadas para modificar a escola e a universidade no que diz respeito tanto à flexibilidade quanto à forma de gestão do ensino- aprendizagem.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Atualmente, os jovens estão imersos em um mundo tecnológico que oferece acesso a uma quantidade sem precedentes de informações. No entanto, pesquisas indicam que muitos não utilizam essas ferramentas de forma eficiente, desperdiçando seu potencial para o aprendizado e o desenvolvimento pessoal. Diante desse cenário, é fundamental refletir sobre o papel das tecnologias na educação e como elas estão transformando as instituições de ensino.

Entre as alternativas apresentadas, a opção correta é a E), que afirma que as tecnologias estão sendo usadas para modificar a escola e a universidade, tanto em termos de flexibilidade quanto na gestão do processo de ensino-aprendizagem. Essa afirmação está alinhada com as tendências educacionais contemporâneas, que buscam integrar ferramentas digitais para personalizar o ensino, promover a colaboração e otimizar a administração educacional.

As outras alternativas apresentam visões distorcidas ou limitadas sobre o impacto da tecnologia na educação. A alternativa A) sugere que o professor está perdendo importância, o que não é verdade – na realidade, o educador assume um papel ainda mais crucial como mediador e orientador em um ambiente tecnológico. A alternativa B) é equivocada ao afirmar que a tecnologia elimina todas as dificuldades, quando, na verdade, ela introduz novos desafios, como a necessidade de capacitação docente e o combate à desinformação. Já a alternativa C) reduz a tecnologia a máquinas e técnicas, ignorando seu potencial pedagógico e transformador. Por fim, a alternativa D) superestima a presença de laboratórios como indicador de mudança na essência da escola, quando, na prática, a transformação depende muito mais da abordagem pedagógica do que apenas da infraestrutura.

Portanto, a resposta correta reforça que a tecnologia não é apenas uma ferramenta auxiliar, mas um agente de mudança na educação, promovendo maior flexibilidade, inovação e eficiência no ensino e na aprendizagem.

Questão 87

A tecnologia da Informação e da Comunicação se constitui em um conjunto de recursos que, integrados, proporcionam a comunicação dos processos de aprendizagem, ampliando as possibilidades de uma sociedade, bem como expandindo sua utilização. Dessa forma, a utilização das tecnologias pressupõe, exceto:

  • A)a organização do trabalho e aprendizagem colaborativos.
  • B)oportunidade para a aprendizagem para o estudo ndividualizado.
  • C)compartilhamento entre instituições que se completam independentemente da localização.
  • D)oferecimento de múltiplas perspectivas às pessoas embora dificulte o processo de assimilação.
  • E)auxílio na compreensão de textos abstratos.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

A tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) representa um conjunto de recursos integrados que revolucionam a comunicação e os processos de aprendizagem, ampliando as possibilidades sociais e expandindo sua aplicação em diversos contextos. Seu uso está associado a benefícios como colaboração, acesso ao conhecimento e interconexão entre instituições, mas também apresenta desafios e limitações que devem ser considerados.

Entre as alternativas apresentadas, a única que não condiz com os pressupostos da TIC é a opção D), que menciona o "oferecimento de múltiplas perspectivas às pessoas embora dificulte o processo de assimilação". Essa afirmação é incorreta porque as tecnologias da informação e comunicação, quando bem utilizadas, facilitam a assimilação de conhecimentos por meio de recursos multimídia, interatividade e adaptação a diferentes estilos de aprendizagem. O objetivo principal da TIC é justamente tornar o aprendizado mais acessível e eficiente, e não dificultá-lo.

As demais alternativas descrevem corretamente os benefícios da TIC:

  • A) A organização do trabalho e aprendizagem colaborativos é uma das bases da TIC, permitindo a interação entre indivíduos e grupos.
  • B) A TIC oferece oportunidades para estudos individualizados, adaptando-se ao ritmo e às necessidades de cada aprendiz.
  • C) O compartilhamento entre instituições, independentemente da localização geográfica, é uma das grandes vantagens proporcionadas pela tecnologia.
  • E) A TIC auxilia na compreensão de textos abstratos por meio de representações visuais, exemplos interativos e outras ferramentas didáticas.

Portanto, a resposta correta é D), pois contradiz o propósito principal da TIC, que é facilitar e enriquecer o processo de aprendizagem, e não dificultá-lo.

Questão 88

Quanto à educação à distância, leia as assertivas a seguir e julgue-as conforme as alternativas:

I. Participar de um ambiente virtual significa atuar nesse ambiente, expressar pensamentos, tomar decisões, dialogar, trocar informações e experiências e produzir conhecimento.

II. Cada pessoa busca as informações que lhe são mais pertinentes, internaliza-as, apropria-se delas e as transforma em uma nova representação, ao mesmo tempo em que se transforma e volta a agir no grupo, transformado e transformando o grupo.

III. Nessa abordagem de educação à distância, ensinar é organizar situações de aprendizagem, planejar e propor atividades, identificar as representações do pensamento do aluno, atuar como mediador e orientador, fornecer informações relevantes, incentivar a busca de distintas fontes de informações, realizar experimentações, provocar a reflexão sobre processos, favorecer a formalização de conceitos, propiciar a inter-aprendizagem e a aprendizagem significativa do aluno.

IV. Aprender é planejar; desenvolver ações; receber, selecionar e enviar informações; estabelecer conexões; refletir sobre o processo em desenvolvimento em conjunto com os pares; desenvolver a interaprendizagem, a competência de resolver problemas em grupo e a autonomia em relação à busca, ao fazer ao compreender.

  • A)Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
  • B)Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
  • C)Apenas a assertiva I está correta.
  • D)Todas as assertivas estão corretas.
  • E)Apenas a assertiva II está correta.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

O gabarito correto é a alternativa D) Todas as assertivas estão corretas. Cada uma das afirmações apresentadas descreve aspectos fundamentais da educação à distância, abordando desde a participação ativa no ambiente virtual até os processos de ensino e aprendizagem colaborativos e significativos.

Questão 89

Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas. Depois, assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA:
I. Os ambientes virtuais de aprendizagem constituem uma densa rede de inter-relações entre pessoas, práticas, valores, hábitos, crenças e tecnologias; porém, carecem de contexto pedagógico.
II. O foco é a tecnologia em si mesma, a atividade realizada por meio da tecnologia.

III. Os ambientes virtuais de aprendizagem, na educação à distância, são caracterizados pela diversidade, pela contínua evolução e pelo sentido de localidade em um certo contexto em que aspectos sócio-culturais, afetivos, cognitivos e técnicos coevoluem.

IV. Os recursos dos ambientes virtuais de aprendizagem são basicamente os mesmos existentes na Internet (correio, fórum, bate-papo, conferência, banco de recursos).

  • A)A sequência correta é: V - V - F - F.
  • B)A sequência correta é: F - V - F - F.
  • C)A sequência correta é: V - V - F - V.
  • D)A sequência correta é: V - V - V - F.
  • E)A sequência correta é: F - F - V - V.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas. Depois, assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA:

I. Os ambientes virtuais de aprendizagem constituem uma densa rede de inter-relações entre pessoas, práticas, valores, hábitos, crenças e tecnologias; porém, carecem de contexto pedagógico. F

II. O foco é a tecnologia em si mesma, a atividade realizada por meio da tecnologia. F

III. Os ambientes virtuais de aprendizagem, na educação à distância, são caracterizados pela diversidade, pela contínua evolução e pelo sentido de localidade em um certo contexto em que aspectos sócio-culturais, afetivos, cognitivos e técnicos coevoluem. V

IV. Os recursos dos ambientes virtuais de aprendizagem são basicamente os mesmos existentes na Internet (correio, fórum, bate-papo, conferência, banco de recursos). V

  • A) A sequência correta é: V - V - F - F.
  • B) A sequência correta é: F - V - F - F.
  • C) A sequência correta é: V - V - F - V.
  • D) A sequência correta é: V - V - V - F.
  • E) A sequência correta é: F - F - V - V.

O gabarito correto é E).

Continua após a publicidade..

Questão 90

Sobre a forma como a avaliação em atividades que envolvam tecnologia de informação deve ser tratada didaticamente, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A)A avaliação on-line está diretamente ligada à participação em provas. Os fóruns, bate-papos, listas de discussão e demais atividades que remetem às produções e as publicações em um Ambiente Virtual de Aprendizagem não servem como instrumento de avaliação.
  • B)A avaliação precisa levar em consideração, além da execução da tarefa solicitada, o número e a qualidade de intervenções, o grau de contribuição dos estudantes e a sua capacidade de gerar novas discussões, ou seja, coautoria no conhecimento produzido.
  • C)A comunicação assíncrona permite a reflexão e a fundamentação da resposta antes que ela seja postada.
  • D)Na comunicação síncrona, o tempo de reflexão é menor, já que as intervenções são realizadas " no calor da hora".
  • E)Ao iniciar a atividade avaliativa, os objetivos, as regras, as atitudes e os procedimentos de participação servem como "guia de etiqueta" para o grupo.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

Sobre a forma como a avaliação em atividades que envolvam tecnologia da informação deve ser tratada didaticamente, é importante destacar que a alternativa INCORRETA é a letra A.

A justificativa para essa escolha reside no fato de que a avaliação online não se limita apenas à participação em provas. Fóruns, bate-papos, listas de discussão e outras atividades realizadas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) são, sim, instrumentos válidos e eficazes para avaliar o desempenho dos estudantes. Essas ferramentas permitem analisar a interação, a colaboração e a construção coletiva do conhecimento, aspectos fundamentais no processo de aprendizagem mediado pela tecnologia.

As demais alternativas apresentam afirmações corretas sobre o tema:

  • B) A avaliação deve considerar não apenas a execução da tarefa, mas também a qualidade das intervenções, a contribuição do estudante e sua capacidade de estimular novas discussões.
  • C) A comunicação assíncrona, como em fóruns, permite maior tempo para reflexão e fundamentação das respostas.
  • D) Na comunicação síncrona, como em chats, o tempo de resposta é mais curto, exigindo agilidade e adaptação.
  • E) Estabelecer objetivos, regras e procedimentos claros no início das atividades avaliativas é essencial para orientar a participação do grupo.

Portanto, a alternativa A está incorreta por subestimar o potencial avaliativo das interações e produções colaborativas em ambientes virtuais, que são parte integrante e valiosa do processo de ensino-aprendizagem na era digital.

1 7 8 9 10