Sobre a forma como a avaliação em atividades que envolvam tecnologia de informação deve ser tratada didaticamente, assinale a alternativa INCORRETA:
Sobre a forma como a avaliação em atividades que envolvam tecnologia de informação deve ser tratada didaticamente, assinale a alternativa INCORRETA:
- A)A avaliação on-line está diretamente ligada à participação em provas. Os fóruns, bate-papos, listas de discussão e demais atividades que remetem às produções e as publicações em um Ambiente Virtual de Aprendizagem não servem como instrumento de avaliação.
- B)A avaliação precisa levar em consideração, além da execução da tarefa solicitada, o número e a qualidade de intervenções, o grau de contribuição dos estudantes e a sua capacidade de gerar novas discussões, ou seja, coautoria no conhecimento produzido.
- C)A comunicação assíncrona permite a reflexão e a fundamentação da resposta antes que ela seja postada.
- D)Na comunicação síncrona, o tempo de reflexão é menor, já que as intervenções são realizadas " no calor da hora".
- E)Ao iniciar a atividade avaliativa, os objetivos, as regras, as atitudes e os procedimentos de participação servem como "guia de etiqueta" para o grupo.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Sobre a forma como a avaliação em atividades que envolvam tecnologia da informação deve ser tratada didaticamente, é importante destacar que a alternativa INCORRETA é a letra A.
A justificativa para essa escolha reside no fato de que a avaliação online não se limita apenas à participação em provas. Fóruns, bate-papos, listas de discussão e outras atividades realizadas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) são, sim, instrumentos válidos e eficazes para avaliar o desempenho dos estudantes. Essas ferramentas permitem analisar a interação, a colaboração e a construção coletiva do conhecimento, aspectos fundamentais no processo de aprendizagem mediado pela tecnologia.
As demais alternativas apresentam afirmações corretas sobre o tema:
- B) A avaliação deve considerar não apenas a execução da tarefa, mas também a qualidade das intervenções, a contribuição do estudante e sua capacidade de estimular novas discussões.
- C) A comunicação assíncrona, como em fóruns, permite maior tempo para reflexão e fundamentação das respostas.
- D) Na comunicação síncrona, como em chats, o tempo de resposta é mais curto, exigindo agilidade e adaptação.
- E) Estabelecer objetivos, regras e procedimentos claros no início das atividades avaliativas é essencial para orientar a participação do grupo.
Portanto, a alternativa A está incorreta por subestimar o potencial avaliativo das interações e produções colaborativas em ambientes virtuais, que são parte integrante e valiosa do processo de ensino-aprendizagem na era digital.
Deixe um comentário