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Tendo em vista que o planejamento de ensino tem característicasque lhe são próprias porque lida com os sujeitos em processo deformação humana, e que, por isso, planejar requer uma atitudecientífica do fazer didático-pedagógico, julgue os itenssubsecutivos, concernentes ao planejamento de ensino. Com o avanço das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC), os recursos na área do ensino tornaram-se valiosos, principalmente do ponto de vista do trabalho do professor e do aluno. Por isso, ao planejar as aulas, o professor deverá contar com a utilização das TIC, independentemente do contexto escolar.

Tendo em vista que o planejamento de ensino tem características
que lhe são próprias porque lida com os sujeitos em processo de
formação humana, e que, por isso, planejar requer uma atitude
científica do fazer didático-pedagógico, julgue os itens
subsecutivos, concernentes ao planejamento de ensino.





Com o avanço das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC), os recursos na área do ensino tornaram-se valiosos, principalmente do ponto de vista do trabalho do professor e do aluno. Por isso, ao planejar as aulas, o professor deverá contar com a utilização das TIC, independentemente do contexto escolar.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O planejamento de ensino é uma atividade complexa que demanda reflexão crítica e adaptação às particularidades de cada contexto educacional. Embora as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) ofereçam ferramentas valiosas para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, sua utilização não pode ser tratada como uma imposição universal, independentemente das condições estruturais, sociais e pedagógicas da escola.

A afirmação de que o professor deverá contar com as TIC em qualquer contexto revela uma visão reducionista, pois desconsidera realidades onde:

  • As escolas não possuem infraestrutura tecnológica adequada
  • Os professores não receberam formação para uso pedagógico dessas ferramentas
  • O acesso dos alunos à tecnologia fora do ambiente escolar é limitado
  • As metodologias tradicionais podem ser mais adequadas para determinados conteúdos ou turmas

O planejamento educacional eficaz requer flexibilidade e discernimento para avaliar quando e como as TIC podem contribuir para os objetivos pedagógicos, sem transformá-las em um fim em si mesmas. A qualidade do ensino não se mede pelo grau de utilização tecnológica, mas pela capacidade de promover aprendizagens significativas adaptadas à realidade dos educandos.

Portanto, a alternativa correta é realmente E) ERRADO, pois embora as TIC sejam recursos importantes, sua utilização obrigatória em todos os contextos escolares representa uma abordagem dogmática incompatível com a natureza reflexiva e contextualizada que deve orientar o planejamento de ensino.

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