Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A respeito da produção do conhecimento educacional e das teorias do ensino e da aprendizagem, julgue o item subsecutivo.Consoante a teoria das inteligências múltiplas proposta por Gardner, no processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para o alcance do objetivo final do processo de ensino-aprendizagem, que é o aprendizado de determinado conteúdo pelo estudante. 

A respeito da produção do conhecimento educacional e das teorias do ensino e da aprendizagem, julgue o item subsecutivo.

Consoante a teoria das inteligências múltiplas proposta por
Gardner, no processo de ensino, deve-se procurar identificar as
inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar
explorá-las para o alcance do objetivo final do processo de
ensino-aprendizagem, que é o aprendizado de determinado
conteúdo pelo estudante. 

Resposta:

A alternativa correta é C)

A respeito da produção do conhecimento educacional e das teorias do ensino e da aprendizagem, o item apresentado está correto (C) CERTO, conforme a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner.

A teoria proposta por Gardner defende que os indivíduos possuem diferentes tipos de inteligência, como linguística, lógico-matemática, espacial, musical, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista. Dessa forma, o processo de ensino deve considerar essas diferenças para potencializar a aprendizagem.

Identificar as inteligências mais marcantes em cada aluno permite que o educador adapte suas estratégias pedagógicas, explorando as habilidades naturais do estudante para facilitar a assimilação do conteúdo. Essa abordagem personalizada contribui para um aprendizado mais eficaz e significativo, alinhando-se ao objetivo final do processo educacional.

Portanto, a afirmação está correta, pois reflete os princípios da teoria das inteligências múltiplas, que valoriza a diversidade cognitiva e a necessidade de metodologias diferenciadas no ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *