“As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, tentando explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.” Considerando essa afirmação, relacione as teorias citadas às suas características. 1. Teoria epistemologia genética de Piaget. 2. Teoria construtivista de Bruner. 3. Teoria sociocultural de Vygotsky. 4. Teoria do aprendizado experimental de C. Rogers. 5. Teoria das inteligências múltiplas de Gardner. ( ) O ponto central desta teoria é a estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação. ( ) O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem sucedido. Enfatiza a importância do aspecto interacional do aprendizado. O professor e o aluno aparecem como os corresponsáveis pela aprendizagem. ( ) O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; e, o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos. ( ) O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões. O aprendiz é participante ativo no processo de aquisição de conhecimento. A instrução está relacionada a contextos e experiências pessoais. ( ) No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.A sequência está correta em
“As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, tentando explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.” Considerando essa afirmação, relacione as teorias citadas às suas características.
1. Teoria epistemologia genética de Piaget.
2. Teoria construtivista de Bruner.
3. Teoria sociocultural de Vygotsky.
4. Teoria do aprendizado experimental de C. Rogers.
5. Teoria das inteligências múltiplas de Gardner.
( ) O ponto central desta teoria é a estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação.
( ) O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem sucedido. Enfatiza a importância do aspecto interacional do aprendizado. O professor e o aluno aparecem como os corresponsáveis pela aprendizagem.
( ) O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; e, o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.
( ) O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões. O aprendiz é participante ativo no processo de aquisição de conhecimento. A instrução está relacionada a contextos e experiências pessoais.
( ) No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.
A sequência está correta em
- A)1, 4, 3, 2, 5.
- B)1, 4, 2, 3, 5.
- C)2, 3, 1, 5, 4.
- D)4, 5, 3, 2, 1.
- E)3, 2, 1, 5, 4.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O estudo das teorias de aprendizagem é fundamental para compreender os processos cognitivos e sociais envolvidos na aquisição de conhecimento. Cada teoria apresenta características específicas que buscam explicar como o indivíduo aprende e se desenvolve. A seguir, relacionamos as teorias mencionadas com suas respectivas características:
1. Teoria epistemológica genética de Piaget: O ponto central desta teoria é a estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação. Piaget enfatiza os estágios de desenvolvimento cognitivo, nos quais o indivíduo constrói seu conhecimento por meio da interação com o ambiente.
4. Teoria do aprendizado experimental de C. Rogers: O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem-sucedido. Rogers destaca a importância do aspecto interacional do aprendizado, colocando professor e aluno como corresponsáveis pelo processo. Sua abordagem humanista valoriza a experiência pessoal e a autonomia do aprendiz.
3. Teoria sociocultural de Vygotsky: O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (Zona de Desenvolvimento Proximal - ZDP). Vygotsky defende que o indivíduo deve estar inserido em um grupo social, pois o conhecimento surge primeiro no grupo para depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre por meio da interação com professores e colegas.
2. Teoria construtivista de Bruner: O aprendizado é um processo ativo, baseado nos conhecimentos prévios do aprendiz. Bruner afirma que o indivíduo filtra e transforma novas informações, inferindo hipóteses e tomando decisões. A instrução deve estar relacionada a contextos e experiências pessoais, tornando o aprendiz um participante ativo na construção do conhecimento.
5. Teoria das inteligências múltiplas de Gardner: No processo de ensino, deve-se identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e explorá-las para facilitar o aprendizado. Gardner propõe que as pessoas possuem diferentes tipos de inteligência (linguística, lógico-matemática, espacial, entre outras), e o ensino deve ser adaptado a essas particularidades.
Assim, a sequência correta que relaciona as teorias às suas características é: 1, 4, 3, 2, 5, correspondente à alternativa A).
Deixe um comentário