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Comprender os mecanismos fisiológicos, psicológicos, ambientais, sociais e culturais que envolvem a aprendizagem humana sempre foi foco de muitos teóricos, principalmente no decorrer do século XX. Para a pedagogia, o conhecimento das teorias de aprendizagem é importante para escolhas conceituais e metodológicas referentes ao processo ensino-aprendizagem. Associe os pensadores da aprendizagem humana às suas respectivas características das teorias de aprendizagem. PENSADORES(1) Jean Piaget (2) Lev Vygotsky (3) John Dewey (4) Jerome Bruner (5) Howard GardnerTEORIAS DE APRENDIZAGEM(  ) Centralizou os estudos em narrativas que dão sentido ao mundo. Para aprender o sujeito precisa interagir com o meio social de forma motivacional. (  ) Desenvolveu o conceito de Zona de Desenvolvimento, entendendo que a linguagem e a cultura são aspectos importantes para a aprendizagem dos humanos. (  ) Considerou a experiência como aspecto fundamental para o aprendizado humano. Defendeu a criação de escolas com muitos materiais visuais, auditivos e táteis capazes de estimular e propiciar a aprendizagem humana. (  ) Defendeu a necessidade de proporcionar ao aprendente (expressão usada na linguagem psicopedagógica para se referir a quem aprende. Assim como na pedagogia se refere ao aluno como educando, na psicopedagogia refere como aprendente) conflitos cognitivos que possibilitam a estruturação de novos conhecimentos, gerando o aprendizado. Definiu estágios do desenvolvimento do ser humano. (  ) Mapeou as múltiplas inteligências que os seres humanos são capazes de desenvolver, defendendo que é preciso considerar as possibilidades cerebrais no ensino, implementando, em sala de aula diferentes estratégias para a aprendizagem. A sequência correta é

Comprender os mecanismos fisiológicos, psicológicos, ambientais, sociais e culturais que envolvem a
aprendizagem humana sempre foi foco de muitos teóricos, principalmente no decorrer do século XX. Para
a pedagogia, o conhecimento das teorias de aprendizagem é importante para escolhas conceituais e
metodológicas referentes ao processo ensino-aprendizagem.

Associe os pensadores da aprendizagem humana às suas respectivas características das teorias de
aprendizagem.

PENSADORES

(1) Jean Piaget

(2) Lev Vygotsky

(3) John Dewey

(4) Jerome Bruner

(5) Howard Gardner

TEORIAS DE APRENDIZAGEM

(  ) Centralizou os estudos em narrativas que dão sentido ao mundo. Para aprender
o sujeito precisa interagir com o meio social de forma motivacional.

(  ) Desenvolveu o conceito de Zona de Desenvolvimento, entendendo que a
linguagem e a cultura são aspectos importantes para a aprendizagem dos
humanos.

(  ) Considerou a experiência como aspecto fundamental para o aprendizado
humano. Defendeu a criação de escolas com muitos materiais visuais, auditivos
e táteis capazes de estimular e propiciar a aprendizagem humana.

(  ) Defendeu a necessidade de proporcionar ao aprendente (expressão usada na
linguagem psicopedagógica para se referir a quem aprende. Assim como na
pedagogia se refere ao aluno como educando, na psicopedagogia refere
como aprendente) conflitos cognitivos que possibilitam a estruturação de
novos conhecimentos, gerando o aprendizado. Definiu estágios do
desenvolvimento do ser humano.

(  ) Mapeou as múltiplas inteligências que os seres humanos são capazes de
desenvolver, defendendo que é preciso considerar as possibilidades cerebrais
no ensino, implementando, em sala de aula diferentes estratégias para a
aprendizagem. 

A sequência correta é

Resposta:

A alternativa correta é C)

A compreensão dos mecanismos que envolvem a aprendizagem humana é essencial para a pedagogia, pois fundamenta as escolhas conceituais e metodológicas no processo de ensino. Diversos teóricos contribuíram para essa área ao longo do século XX, cada um com abordagens distintas. Neste ensaio, analisaremos as características das teorias de aprendizagem de Jean Piaget, Lev Vygotsky, John Dewey, Jerome Bruner e Howard Gardner, relacionando-as corretamente às suas contribuições.

Jerome Bruner (4) destacou a importância das narrativas como estruturas que dão sentido ao mundo. Para ele, a aprendizagem ocorre por meio da interação social motivacional, em que o sujeito constrói significados a partir de experiências culturais e linguísticas. Sua teoria valoriza o papel ativo do aprendiz na construção do conhecimento.

Lev Vygotsky (2) desenvolveu o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), enfatizando que a aprendizagem é mediada pela linguagem e pela cultura. Ele acreditava que o desenvolvimento cognitivo ocorre por meio da interação social, em que indivíduos mais experientes auxiliam os menos experientes a avançar em seu conhecimento.

John Dewey (3) defendia que a experiência é fundamental para a aprendizagem. Sua abordagem pragmática propunha escolas ricas em materiais sensoriais (visuais, auditivos e táteis) para estimular o aprendizado. Dewey acreditava que a educação deveria ser ativa e vinculada à vida prática, promovendo a resolução de problemas reais.

Jean Piaget (1) focou nos conflitos cognitivos como motores da aprendizagem. Ele propôs estágios de desenvolvimento (sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal), nos quais o indivíduo estrutura novos conhecimentos por meio da assimilação e acomodação. Sua teoria enfatiza a construção ativa do saber.

Howard Gardner (5) revolucionou a educação ao mapear as múltiplas inteligências (linguística, lógico-matemática, espacial, musical, entre outras). Ele argumentou que o ensino deve considerar as diferentes capacidades cerebrais, adaptando estratégias pedagógicas para atender às diversas formas de aprender.

Portanto, a sequência correta que associa os pensadores às suas teorias é C) (4); (2); (3); (1); (5), conforme demonstrado na análise acima. Cada teórico trouxe contribuições únicas, enriquecendo a compreensão sobre como os seres humanos aprendem e se desenvolvem.

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