Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Criada pelo cientista norte americano Howard Gardner, na década de 1980, essa teoria causou grande impacto na área educacional. Segundo Gardner (1995), é necessário que sejam revistas as competências e as habilidades dos seres humanos. Que deixemos de supervalorizar os aspectos linguísticos e lógico matemáticos e que vejamos o ser humano como um todo. Partindo do princípio de que todos nós somos diferentes na maneira de agir, sentir e pensar, deveriam, então, ser consideradas as “habilidades” ou “dons” de cada um como inteligências, além das capacidades linguísticas e lógico matemáticas:

Criada pelo cientista norte americano Howard Gardner,
na década de 1980, essa teoria causou grande impacto
na área educacional. Segundo Gardner (1995), é
necessário que sejam revistas as competências e as
habilidades dos seres humanos. Que deixemos de
supervalorizar os aspectos linguísticos e lógico
matemáticos e que vejamos o ser humano como um
todo. Partindo do princípio de que todos nós somos
diferentes na maneira de agir, sentir e pensar,
deveriam, então, ser consideradas as “habilidades” ou
“dons” de cada um como inteligências, além das
capacidades linguísticas e lógico matemáticas:

Resposta:

A alternativa correta é D)

A Teoria das Inteligências Múltiplas, proposta pelo psicólogo Howard Gardner na década de 1980, revolucionou a forma como compreendemos a inteligência humana. Ao questionar a visão tradicional que priorizava apenas as habilidades linguísticas e lógico-matemáticas, Gardner ampliou o conceito de inteligência, defendendo que os seres humanos possuem múltiplas capacidades distintas. Segundo ele, cada indivíduo apresenta um perfil único de inteligências, que inclui áreas como a musical, espacial, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal, naturalista e, posteriormente, outras adições.

Essa abordagem teve um impacto significativo na educação, sugerindo que o ensino deveria ser personalizado para atender às diferentes formas de aprendizagem e potencialidades dos alunos. Ao reconhecer que a inteligência não é um fator único e mensurável, mas sim um conjunto de habilidades variadas, a teoria de Gardner incentivou práticas pedagógicas mais inclusivas e diversificadas. Dessa forma, o gabarito correto para a questão apresentada é a alternativa D) Teoria das Inteligências Múltiplas, pois reflete a ideia central de Gardner sobre a pluralidade das capacidades humanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *