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Diversas correntes de pensamento acerca da natureza daaprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmaseducacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, dapsicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo,do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentesconcepções de aprendizagem, julgue os próximos itens. No estágio das operações formais, operam-se novas modificações e deve se equilibrar para poder se aplicar, não mais aos objetos presentes, mas aos objetos ausentes, hipotéticos, afirma Gadner.

Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da
aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas
educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da
psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo,
do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes
concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.

No estágio das operações formais, operam-se novas modificações e deve se equilibrar para poder se aplicar, não mais aos objetos presentes, mas aos objetos ausentes, hipotéticos, afirma Gadner.

Resposta:

A alternativa correta é E)

Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da aprendizagem se desenvolveram ao longo da história, instituindo diferentes paradigmas educacionais. Entre elas, destacam-se o empirismo, o inatismo, a psicologia cognitiva, o construtivismo, o sociointeracionismo e o associacionismo. Cada uma dessas abordagens apresenta concepções distintas sobre como ocorre o processo de aprendizagem, influenciando práticas pedagógicas e teorias educacionais.

No contexto do desenvolvimento cognitivo, Jean Piaget propôs estágios que descrevem a evolução do pensamento humano, sendo o estágio das operações formais o último deles. Nessa fase, o indivíduo desenvolve a capacidade de raciocinar de forma abstrata, lidando com hipóteses e situações não concretas. No entanto, a afirmação atribuída a Gadner (possivelmente um erro de grafia para Gardner) sobre o equilíbrio entre objetos presentes e ausentes não corresponde exatamente à teoria piagetiana. A menção a "Gadner" parece incorreta, já que Howard Gardner é conhecido por sua teoria das inteligências múltiplas, não pelo estudo dos estágios de desenvolvimento cognitivo.

Portanto, considerando a inexatidão da referência teórica e a possível confusão entre autores, o item apresentado está errado (alternativa E). A correção se justifica tanto pela imprecisão conceitual quanto pela atribuição equivocada da teoria a um autor que não é o principal representante desse campo de estudo.

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