Em 1983, o professor Howard Gardner propôs a influente teoria das “inteligências múltiplas” que logo se expandiu. Nessa abordagem às múltiplas inteligências, os alunos são considerados por suas diferentes potencialidades, interesses e formas de absorver a informação. Sobre o tema, segundo GARDNER (1999), assinale a afirmativa CORRETA.
Nessa abordagem às múltiplas inteligências, os alunos são considerados por suas diferentes potencialidades, interesses
e formas de absorver a informação. Sobre o tema, segundo GARDNER (1999), assinale a afirmativa CORRETA.
- A)Os estudantes chegam nas escolas como “tábulas rasas”, prontas para absorver o conhecimento que lhes será apresentado.
- B)A compreensão dos estudantes ocorre de maneira flexível. Dessa maneira, realizam interpretações, comparações e críticas.
- C)A simples memorização é considerada como compreensão.
- D)Os alunos precisam ser alinhados “unidimensionalmente” ao trajeto de um ponto principal único de realizações intelectuais.
- E)Considerando as diversas inteligências, a prática pedagógica resultará em um processo complexo, no qual abordagem alguma conseguirá atingir seus educandos.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Em 1983, o professor Howard Gardner revolucionou o campo da educação com sua teoria das "inteligências múltiplas", que desafiava a visão tradicional de inteligência como uma capacidade única e mensurável. Segundo Gardner (1999), cada indivíduo possui diferentes formas de processar informações e desenvolver habilidades, o que exige uma abordagem educacional mais flexível e personalizada.
A alternativa correta, conforme o gabarito, é a B): "A compreensão dos estudantes ocorre de maneira flexível. Dessa maneira, realizam interpretações, comparações e críticas." Esta afirmação está alinhada com os princípios da teoria de Gardner, que valoriza as diversas formas de aprendizagem e compreensão, indo além da simples memorização ou de um modelo único de ensino.
As outras alternativas apresentam visões contrárias à teoria das inteligências múltiplas: a opção A) ignora as diferenças individuais, a C) reduz a aprendizagem à memorização, a D) propõe um modelo rígido de ensino, e a E) desconsidera a eficácia de abordagens pedagógicas diversificadas. A teoria de Gardner, portanto, reforça a importância de reconhecer e estimular as múltiplas potencialidades dos alunos, promovendo um ensino mais inclusivo e eficaz.
Deixe um comentário