Em Inteligências Múltiplas, Howard Gardner afirma que “As capacidades linguísticas e lógicas constituem o núcleo da maioria dos testes diagnósticos de inteligências e são colocadas num pedestal pedagógico em nossas escolas.” De acordo com o autor, esta opção feita pelas escolas está:
capacidades linguísticas e lógicas constituem o núcleo da
maioria dos testes diagnósticos de inteligências e são
colocadas num pedestal pedagógico em nossas escolas.” De
acordo com o autor, esta opção feita pelas escolas está:
- A)correta, porque a Linguagem e a Matemática são as áreas mais importantes.
- B)equivocada, já que um foco nas capacidades linguísticas e lógicas na instrução formal pode prejudicar os indivíduos com capacidades em outras inteligências.
- C)equivocada, já que linguística e lógica não fazem parte das inteligências múltiplas.
- D)correta, já que linguagem e matemática são as capacidades mais utilizadas em qualquer profissão.
Resposta:
A alternativa correta é B)
A visão de Howard Gardner sobre Inteligências Múltiplas desafia o modelo tradicional de educação que prioriza apenas as capacidades linguísticas e lógicas. Em sua teoria, Gardner propõe que existem diversos tipos de inteligência, como a musical, espacial, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista, além das já mencionadas linguística e lógico-matemática. Ao afirmar que as escolas colocam essas duas últimas "num pedestal pedagógico", o autor critica a limitação imposta pelo sistema educacional, que ignora o potencial de alunos com habilidades em outras áreas.
A alternativa correta, B), reflete essa crítica ao apontar que o foco exclusivo nas inteligências linguística e lógica pode prejudicar indivíduos que possuem talentos em outras dimensões da inteligência. Isso ocorre porque o sistema acaba marginalizando alunos que não se encaixam nesse padrão, desvalorizando suas habilidades e reduzindo suas oportunidades de desenvolvimento. Gardner defende uma abordagem mais inclusiva, que reconheça e estimule todas as formas de inteligência, permitindo que cada indivíduo explore seu potencial pleno.
As demais alternativas apresentam visões equivocadas sobre a teoria das Inteligências Múltiplas. A opção A) e D) reforçam justamente a hierarquização criticada por Gardner, enquanto a alternativa C) demonstra um entendimento incorreto da teoria, já que as inteligências linguística e lógico-matemática fazem parte dos tipos propostos pelo autor, mas não devem ser as únicas valorizadas.
Deixe um comentário