Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Teorias das Inteligências Múltiplas - Pedagogia - concurso

Questão 31

A teoria das inteligências múltiplas, elaborada pelo
cientista Howard Gardner, causou impacto nos meios
pedagógicos.

Considere as seguintes afirmativas a respeito da teoria das
inteligências múltiplas.

I- O tipo de inteligência que deve ser mais valorizado é a
lógica-matemática.

II- Há outros tipos de inteligência, além da linguística e da
lógico-matemática.

III- A inteligência não é única e não pode ser medida e
padronizada.

IV- As pessoas nascem com determinada quantidade de
inteligência que serve de limite para as diferentes
realizações.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A)I e II.
  • B)I e III.
  • C)I e IV.
  • D)II e III.
  • E)II e IV.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

A teoria das inteligências múltiplas, proposta por Howard Gardner, revolucionou a forma como a educação e a psicologia compreendem as capacidades humanas. Ao contrário da visão tradicional que priorizava apenas a inteligência lógico-matemática e linguística, Gardner defendeu a existência de múltiplas inteligências, cada uma com seu valor e aplicação específica.

Analisando as afirmativas apresentadas:

I- O tipo de inteligência que deve ser mais valorizado é a lógica-matemática. Esta afirmação é incorreta, pois a teoria de Gardner justamente questiona a hierarquização das inteligências, defendendo que todas têm igual importância dependendo do contexto e das habilidades individuais.

II- Há outros tipos de inteligência, além da linguística e da lógico-matemática. Correta. Gardner identificou inicialmente sete inteligências (como a musical, espacial, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista), ampliando o conceito além dos modelos tradicionais.

III- A inteligência não é única e não pode ser medida e padronizada. Correta. A teoria rejeita a ideia de uma inteligência única e mensurável por testes padronizados, valorizando a diversidade cognitiva.

IV- As pessoas nascem com determinada quantidade de inteligência que serve de limite para as diferentes realizações. Incorreta. Gardner enfatiza que as inteligências podem ser desenvolvidas e aprimoradas ao longo da vida, não sendo fixas ou limitantes.

Portanto, as afirmativas corretas são II e III, correspondendo à alternativa D).

Questão 32

Objetivando garantir o bem-estar, assegurar o crescimento e promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças da Educação Infantil sob sua responsabilidade, e tendo como base os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006), que trazem indicações para estruturação do trabalho cotidiano, os professores devem

I. assegurar que bebês e crianças sejam atendidos em suas necessidades de saúde: nutrição, higiene, descanso e movimentação.

II. assegurar que bebês e crianças sejam atendidos em suas necessidades de proteção, dedicando atenção especial a eles durante o período de acolhimento inicial e em momentos peculiares de sua vida.

III. auxiliar bebês e crianças nas atividades que não podem realizar sozinhos.

IV. organizar situações nas quais seja possível que bebês e crianças tenham sempre possibilidade de brincar e interagir com os mesmos companheiros, tidos como parceiros favoritos.

V. promover atividades que assegurem, apenas, o prazer e o gosto da criança atendida.

Assinale a opção que apresenta as alternativas CORRETAS.

  • A)I – II – IV
  • B)II – III – V
  • C)I – II – III
  • D)I – II – V
  • E)III – IV – V.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Objetivando garantir o bem-estar, assegurar o crescimento e promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças da Educação Infantil sob sua responsabilidade, e tendo como base os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006), que trazem indicações para estruturação do trabalho cotidiano, os professores devem

I. assegurar que bebês e crianças sejam atendidos em suas necessidades de saúde: nutrição, higiene, descanso e movimentação.

II. assegurar que bebês e crianças sejam atendidos em suas necessidades de proteção, dedicando atenção especial a eles durante o período de acolhimento inicial e em momentos peculiares de sua vida.

III. auxiliar bebês e crianças nas atividades que não podem realizar sozinhos.

IV. organizar situações nas quais seja possível que bebês e crianças tenham sempre possibilidade de brincar e interagir com os mesmos companheiros, tidos como parceiros favoritos.

V. promover atividades que assegurem, apenas, o prazer e o gosto da criança atendida.

Assinale a opção que apresenta as alternativas CORRETAS.

  • A) I – II – IV
  • B) II – III – V
  • C) I – II – III
  • D) I – II – V
  • E) III – IV – V

O gabarito correto é C).

Questão 33

Sobre a utilização da teoria das inteligências múltiplas de Gardner na prática escolar, está correto afirmar que a{s) inteligência{s):

  • A)se combinam da mesma forma em todas as pessoas.
  • B)é cinestésica quando inclui a habilidade de compreender outras pessoas.
  • C)são inatas e não podem ser estimuladas.
  • D)agem de forma independente umas das outras.
  • E)podem ser estimuladas de acordo com a variedade de atividades propostas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

A teoria das inteligências múltiplas, proposta por Howard Gardner, revolucionou a forma como entendemos o potencial humano ao afirmar que existem diversos tipos de inteligência, cada uma com suas próprias características e modos de expressão. No contexto escolar, essa teoria tem implicações significativas, especialmente no que diz respeito ao estímulo e desenvolvimento dessas habilidades nos alunos.

Entre as alternativas apresentadas, a opção E) "podem ser estimuladas de acordo com a variedade de atividades propostas" é a correta, pois está alinhada com os princípios da teoria de Gardner. Ele defende que as inteligências não são fixas ou limitadas, mas podem ser desenvolvidas por meio de experiências, desafios e atividades diversificadas. Isso significa que, ao oferecer um ambiente rico em estímulos e metodologias variadas, a escola pode potencializar diferentes tipos de inteligência em seus alunos.

As demais alternativas apresentam equívocos em relação à teoria. A alternativa A) está incorreta porque as inteligências não se combinam da mesma forma em todas as pessoas – cada indivíduo possui um perfil único de habilidades. A alternativa B) confunde a inteligência cinestésica (relacionada ao movimento e coordenação corporal) com a inteligência interpessoal (capacidade de compreender os outros). Já a alternativa C) é falsa, pois Gardner enfatiza que as inteligências podem ser desenvolvidas, mesmo que algumas predisposições sejam inatas. Por fim, a alternativa D) também está errada, já que as inteligências não agem de forma totalmente independente – elas podem se complementar e interagir em diferentes situações.

Portanto, a aplicação da teoria das inteligências múltiplas na prática escolar exige um planejamento pedagógico flexível e inclusivo, capaz de reconhecer e valorizar as diferentes formas de aprender e expressar o conhecimento. Ao propor atividades variadas, o educador cria oportunidades para que cada aluno desenvolva suas potencialidades de maneira integral.

Questão 34

Uma criança de 2 anos de idade, passeando com seu pai, observa um cachorro passar à rua. Simultaneamente, seu pai também vê o animal. Ambos são capazes até, se for o caso, de responderem ao mesmo tempo à pergunta: “- o que vocês estão vendo?” “- um cachorro.” De acordo com a Teoria das Inteligências Múltiplas, a unanimidade das respostas:

  • A)implica que o processo mental que permite sua ocorrência é o mesmo para ambos;
  • B)não permite nenhuma conclusão sobre os processos mentais dessas duas pessoas;
  • C)não altera o fato de que a atividade mental do pai é mais complexa, em virtude de maior quantidade de conhecimentos acumulados;
  • D)implica que a densidade da construção da ideia de cachorro é igual em ambos, pois ela se mede pelo conceito atingido, como ocorreu nesse caso;
  • E)significa que a relação entre as atividades mentais de pai e filho é maior devido ao fato de serem parentes consanguíneos.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

A Teoria das Inteligências Múltiplas, proposta por Howard Gardner, defende que a inteligência não é um conceito unitário, mas sim composto por diversas habilidades cognitivas que operam de forma independente. Nesse contexto, o fato de um pai e seu filho de 2 anos responderem da mesma forma ao ver um cachorro não permite inferir que seus processos mentais sejam idênticos ou equivalentes.

A alternativa B) está correta porque, embora a resposta verbal seja a mesma, os mecanismos internos que levaram a essa conclusão podem ser radicalmente diferentes. A criança, em fase de desenvolvimento da linguagem e do reconhecimento de padrões, pode associar a imagem do animal à palavra "cachorro" de maneira mais intuitiva, enquanto o adulto utiliza um repertório consolidado de experiências e conceitos.

As demais alternativas falham ao presumir equivalência (A e D), complexidade hierárquica (C) ou influência biológica (E) sem evidências. A teoria enfatiza justamente que diferentes trajetórias cognitivas podem produzir resultados aparentemente similares, tornando impossível deduzir processos internos a partir de respostas externas coincidentes.

Questão 35

Os estímulos e o ambiente social são
importantes no desenvolvimento de determinadas
inteligências. Tendo em vista os diferentes tipos de
inteligência estudados por Howard Gardner,
relacione-os corretamente com o que se diz sobre
eles, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna
I.

Coluna I

1. Lógica

2. Corporal

3. Espacial

4. Intrapessoal

5. Interpessoal

Coluna II

( ) Pessoas que possuem
facilidade para
conclusões baseadas
na razão.

( ) Têm a capacidade de
se autoconhecerem,
tomando atitudes
capazes de melhorar a
vida com base nestes
conhecimentos.

( ) Presentes em
dançarinos famosos e
campeões de ginástica
olímpica.

( ) Costumam ser ótimos
líderes e atuam
facilmente em
trabalhos em equipe.

( ) Interpretam e
reconhecem
fenômenos que
envolvem movimentos
e posicionamento de
objetos.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A)1, 5, 3, 4, 2.
  • B)3, 4, 5, 1, 2.
  • C)4, 5, 2, 1, 3.
  • D)1, 4, 2, 5, 3.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

A Teoria das Inteligências Múltiplas, proposta por Howard Gardner, revolucionou a forma como entendemos o potencial humano ao demonstrar que a inteligência não é um conceito único, mas sim um conjunto de habilidades distintas. Neste ensaio, analisaremos a correlação entre os tipos de inteligência apresentados na questão e suas respectivas características, conforme a sequência correta indicada no gabarito (alternativa D).

A primeira correspondência (1. Lógica) refere-se à capacidade de raciocínio dedutivo e resolução de problemas matemáticos. Pessoas com essa inteligência desenvolvida demonstram facilidade em chegar a conclusões baseadas na razão, como mencionado na primeira afirmação da Coluna II. Essa habilidade é essencial em áreas como ciências exatas, engenharia e programação.

A quarta inteligência (4. Intrapessoal) aparece em segundo lugar na sequência correta, relacionando-se com o autoconhecimento e a capacidade de tomar decisões que melhoram a qualidade de vida. Indivíduos com essa inteligência marcante possuem uma percepção aguçada de seus próprios sentimentos e motivações, sendo frequentemente reflexivos e autoconscientes.

A inteligência Corporal (2) é a terceira na sequência, evidente em atletas e dançarinos que demonstram extraordinária coordenação motora e controle do corpo. Como mencionado no texto, essa habilidade é claramente observada em campeões olímpicos e profissionais da dança, que transformam o movimento em expressão artística ou desempenho atlético.

A quinta posição na correspondência correta é ocupada pela inteligência Interpessoal (5), característica de grandes líderes e colaboradores. Essas pessoas possuem habilidade natural para entender e interagir eficazmente com os outros, tornando-se peças fundamentais em trabalhos em equipe e posições de gestão.

Finalmente, a inteligência Espacial (3) completa a sequência, referindo-se à capacidade de compreender e manipular padrões visuais e espaciais. Arquitetos, navegadores e artistas visuais frequentemente demonstram esse tipo de inteligência, que lhes permite interpretar e criar representações do mundo tridimensional.

Esta análise demonstra como a Teoria das Inteligências Múltiplas oferece um modelo abrangente para entender a diversidade de talentos humanos, mostrando que cada indivíduo possui uma combinação única dessas capacidades, que podem ser desenvolvidas através de estímulos adequados e ambiente propício.

Questão 36

Comprender os mecanismos fisiológicos, psicológicos, ambientais, sociais e culturais que envolvem a
aprendizagem humana sempre foi foco de muitos teóricos, principalmente no decorrer do século XX. Para
a pedagogia, o conhecimento das teorias de aprendizagem é importante para escolhas conceituais e
metodológicas referentes ao processo ensino-aprendizagem.

Associe os pensadores da aprendizagem humana às suas respectivas características das teorias de
aprendizagem.

PENSADORES

(1) Jean Piaget

(2) Lev Vygotsky

(3) John Dewey

(4) Jerome Bruner

(5) Howard Gardner

TEORIAS DE APRENDIZAGEM

(  ) Centralizou os estudos em narrativas que dão sentido ao mundo. Para aprender
o sujeito precisa interagir com o meio social de forma motivacional.

(  ) Desenvolveu o conceito de Zona de Desenvolvimento, entendendo que a
linguagem e a cultura são aspectos importantes para a aprendizagem dos
humanos.

(  ) Considerou a experiência como aspecto fundamental para o aprendizado
humano. Defendeu a criação de escolas com muitos materiais visuais, auditivos
e táteis capazes de estimular e propiciar a aprendizagem humana.

(  ) Defendeu a necessidade de proporcionar ao aprendente (expressão usada na
linguagem psicopedagógica para se referir a quem aprende. Assim como na
pedagogia se refere ao aluno como educando, na psicopedagogia refere
como aprendente) conflitos cognitivos que possibilitam a estruturação de
novos conhecimentos, gerando o aprendizado. Definiu estágios do
desenvolvimento do ser humano.

(  ) Mapeou as múltiplas inteligências que os seres humanos são capazes de
desenvolver, defendendo que é preciso considerar as possibilidades cerebrais
no ensino, implementando, em sala de aula diferentes estratégias para a
aprendizagem. 

A sequência correta é

  • A)(1); (5); (4); (3); (2).
  • B)(3); (1); (5); (2); (4).
  • C)(4); (2); (3); (1); (5).
  • D)(5); (3); (2); (4); (1).
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

A compreensão dos mecanismos que envolvem a aprendizagem humana é essencial para a pedagogia, pois fundamenta as escolhas conceituais e metodológicas no processo de ensino. Diversos teóricos contribuíram para essa área ao longo do século XX, cada um com abordagens distintas. Neste ensaio, analisaremos as características das teorias de aprendizagem de Jean Piaget, Lev Vygotsky, John Dewey, Jerome Bruner e Howard Gardner, relacionando-as corretamente às suas contribuições.

Jerome Bruner (4) destacou a importância das narrativas como estruturas que dão sentido ao mundo. Para ele, a aprendizagem ocorre por meio da interação social motivacional, em que o sujeito constrói significados a partir de experiências culturais e linguísticas. Sua teoria valoriza o papel ativo do aprendiz na construção do conhecimento.

Lev Vygotsky (2) desenvolveu o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), enfatizando que a aprendizagem é mediada pela linguagem e pela cultura. Ele acreditava que o desenvolvimento cognitivo ocorre por meio da interação social, em que indivíduos mais experientes auxiliam os menos experientes a avançar em seu conhecimento.

John Dewey (3) defendia que a experiência é fundamental para a aprendizagem. Sua abordagem pragmática propunha escolas ricas em materiais sensoriais (visuais, auditivos e táteis) para estimular o aprendizado. Dewey acreditava que a educação deveria ser ativa e vinculada à vida prática, promovendo a resolução de problemas reais.

Jean Piaget (1) focou nos conflitos cognitivos como motores da aprendizagem. Ele propôs estágios de desenvolvimento (sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal), nos quais o indivíduo estrutura novos conhecimentos por meio da assimilação e acomodação. Sua teoria enfatiza a construção ativa do saber.

Howard Gardner (5) revolucionou a educação ao mapear as múltiplas inteligências (linguística, lógico-matemática, espacial, musical, entre outras). Ele argumentou que o ensino deve considerar as diferentes capacidades cerebrais, adaptando estratégias pedagógicas para atender às diversas formas de aprender.

Portanto, a sequência correta que associa os pensadores às suas teorias é C) (4); (2); (3); (1); (5), conforme demonstrado na análise acima. Cada teórico trouxe contribuições únicas, enriquecendo a compreensão sobre como os seres humanos aprendem e se desenvolvem.

Questão 37

Em 1983, o professor Howard Gardner propôs a influente teoria das “inteligências múltiplas” que logo se expandiu.
Nessa abordagem às múltiplas inteligências, os alunos são considerados por suas diferentes potencialidades, interesses
e formas de absorver a informação. Sobre o tema, segundo GARDNER (1999), assinale a afirmativa CORRETA.

  • A)Os estudantes chegam nas escolas como “tábulas rasas”, prontas para absorver o conhecimento que lhes será apresentado.
  • B)A compreensão dos estudantes ocorre de maneira flexível. Dessa maneira, realizam interpretações, comparações e críticas.
  • C)A simples memorização é considerada como compreensão.
  • D)Os alunos precisam ser alinhados “unidimensionalmente” ao trajeto de um ponto principal único de realizações intelectuais.
  • E)Considerando as diversas inteligências, a prática pedagógica resultará em um processo complexo, no qual abordagem alguma conseguirá atingir seus educandos.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

Em 1983, o professor Howard Gardner revolucionou o campo da educação com sua teoria das "inteligências múltiplas", que desafiava a visão tradicional de inteligência como uma capacidade única e mensurável. Segundo Gardner (1999), cada indivíduo possui diferentes formas de processar informações e desenvolver habilidades, o que exige uma abordagem educacional mais flexível e personalizada.

A alternativa correta, conforme o gabarito, é a B): "A compreensão dos estudantes ocorre de maneira flexível. Dessa maneira, realizam interpretações, comparações e críticas." Esta afirmação está alinhada com os princípios da teoria de Gardner, que valoriza as diversas formas de aprendizagem e compreensão, indo além da simples memorização ou de um modelo único de ensino.

As outras alternativas apresentam visões contrárias à teoria das inteligências múltiplas: a opção A) ignora as diferenças individuais, a C) reduz a aprendizagem à memorização, a D) propõe um modelo rígido de ensino, e a E) desconsidera a eficácia de abordagens pedagógicas diversificadas. A teoria de Gardner, portanto, reforça a importância de reconhecer e estimular as múltiplas potencialidades dos alunos, promovendo um ensino mais inclusivo e eficaz.

Questão 38

Segundo Nogueira (2012), antes de traçar o planejamento de
implantação de um projeto, o professor deve traçar um esboço
do tema x possíveis atividades x áreas e disciplinas
envolvidas. Ao propor o tema “Sistema.. Solar” e solicitar um
mapa astronômico, são desenvolvidas as seguintes áreas das
múltiplas inteligências:

  • A)Espacial e Pictórica.
  • B)Espacial e Lógico-Matemática.
  • C)Espacial e Linguística.
  • D)Lógico-Matemática e Linguística.
  • E)Lógico-Matemática e Pictórica.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

O trabalho de Nogueira (2012) destaca a importância do planejamento pedagógico ao abordar projetos interdisciplinares, especialmente quando se trata de temas como o Sistema Solar. Ao propor a criação de um mapa astronômico, o professor está incentivando o desenvolvimento de habilidades específicas dentro das múltiplas inteligências.

A alternativa correta (A) - Espacial e Pictórica - reflete adequadamente as competências mobilizadas nesta atividade. A inteligência espacial é essencial para compreender e representar a disposição dos corpos celestes, enquanto a inteligência pictórica entra em jogo na elaboração visual do mapa, exigindo capacidade de representação gráfica e criatividade na apresentação das informações astronômicas.

Embora outras inteligências possam ser parcialmente envolvidas, como a lógico-matemática para cálculos orbitais ou a linguística para descrições textuais, o cerne da atividade de mapeamento astronômico reside precisamente na combinação das capacidades espacial (para organização tridimensional) e pictórica (para representação bidimensional), tornando a opção A a mais adequada.

Questão 39

Segundo Relvas (2009}, todo o córtex cerebral é organizado
em áreas funcionais que assumem tarefas receptivas,
integrativas ou motoras no comportamento. Essas áreas são
responsáveis por todos os atos conscientes, pensamentos e
pela capacidade do indivíduo de responder a qualquer estimulo
ambiental de forma voluntária. O lobo parietal 

  • A)é responsável pela sensação de dor, tato, gustação, pressão, temperatura e também está relacionado a lógica matemática.
  • B)ê responsável pelo processamento da informação visual, e danos nessa área promovem cegueira total ou parcial.
  • C)é responsável pela elaboração de pensamento, planejamento, programação de necessidades individuais e emoção.
  • D)está envolvido com aspectos de comportamento emocional e sexual e com o processamento da memória.
  • E)está relacionado primariamente com o sentido da audição e também exibe um papel no processamento da memória e da emoção.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

Segundo Relvas (2009), o córtex cerebral é organizado em áreas funcionais que desempenham papéis específicos no comportamento humano, abrangendo funções receptivas, integrativas e motoras. Essas áreas são fundamentais para atos conscientes, pensamentos e respostas voluntárias a estímulos ambientais. Dentro dessa estrutura, o lobo parietal se destaca por suas funções particulares.

O lobo parietal, conforme indicado na alternativa correta (A), é responsável por processar sensações como dor, tato, gustação, pressão e temperatura. Além disso, está associado a habilidades cognitivas como a lógica matemática, evidenciando sua importância tanto na percepção sensorial quanto em processos mentais complexos.

As demais alternativas descrevem funções atribuídas a outras regiões do cérebro. Por exemplo, o processamento visual (B) é uma função do lobo occipital, enquanto o planejamento e emoção (C) são mais relacionados ao lobo frontal. O comportamento emocional e memória (D) envolvem estruturas como o sistema límbico, e a audição (E) está principalmente ligada ao lobo temporal.

Portanto, a compreensão das funções específicas do lobo parietal reforça sua relevância na integração entre percepção sensorial e cognição, conforme destacado por Relvas (2009).

Continua após a publicidade..

Questão 40

Um professor de Ciências propôs como atividade, em sala de
aula, diversas linhas do tempo, perpassando por aquelas que
envolviam a vida pessoal dos alunos até a projeção de teorias,
fatos e hipóteses em seu desenvolvimento temporal. Sem
saber, o professor estimulou nos alunos um tipo de inteligência.
De acordo com Antunes (2009), que tipo de inteligência
foi estimulada por essa atividade?

  • A)Linguística ou verbal.
  • B)Lógico-matemática.
  • C)Espacial.
  • D)Pictórica.
  • E)Naturalista.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

A atividade proposta pelo professor de Ciências, que envolvia a construção de linhas do tempo abrangendo desde aspectos pessoais dos alunos até teorias e fatos científicos em sua dimensão temporal, estimulou nos estudantes a inteligência lógico-matemática. Segundo Antunes (2009), essa modalidade de inteligência está relacionada à capacidade de raciocínio lógico, resolução de problemas, pensamento sequencial e compreensão de relações abstratas, características evidentes na organização cronológica e na análise de eventos ao longo do tempo.

Embora outras inteligências possam ter sido parcialmente mobilizadas durante a atividade, como a linguística (na expressão das ideias) ou a espacial (na visualização gráfica das linhas), a essência da tarefa – que exigia ordenação, causalidade e estruturação temporal – está alinhada com os princípios da inteligência lógico-matemática. A resposta correta, portanto, é a alternativa B) Lógico-matemática, conforme indicado no gabarito.

1 2 3 4 5 6